Presidente da CBF anuncia oficialmente o retorno do futebol no Brasil
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
“A CBF assumiu a responsabilidade de reabrir hotéis, colocar aviões no céu e fazer o futebol voltar”.
Foram essas as palavras, com as quais o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, confirmou as datas de retorno dos principais torneios de futebol, comandados pela entidade máxima do futebol brasileiro!

De acordo com o que foi anunciado, todo o cronograma que terá que ser seguido sem mais interrupções, tem como logística e objetivo final, colocar o calendário do futebol Brasileiro, em ordem até 2022, ano da próxima Copa do Mundo!
O que esse “Senhor” parece esquecer, são apenas alguns fatos os quais em momento algum, foram sequer lembrados:
- As eliminatórias da Copa do Mundo, que já deveriam ter começado e estão pra lá de atrasadas, devem desfalcar os clubes ainda com mais frequência do que normalmente acontece, lembrando que as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 começariam na segunda semana de março, quando a pandemia do novo coronavírus ganhou força em boa parte do mundo! De acordo com o anúncio feito pelo presidente da (FIFA), Gianni Infantino, a previsão agora, é que as eliminatórias comecem apenas em Setembro.
- Copa Libertadores da América? Outra competição interrompida e que pelo que sabemos, continua com sua volta indefinida. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), pretende finalizar suas competições ainda em 2020. Para isso, é preciso que o futebol tenha sido retomado em todos os 10 países que formam a confederação e que as fronteiras estejam reabertas.
- Porém: Esbarra na possibilidade de não poder garantir que isso possa realmente acontecer, pois em contato com governantes de diversos países do continente sul-americano, a entidade comprovou que o acesso pelas fronteiras poderá não estar normalizado ainda em 2020. Como jogar uma competição se um clube não pode entrar no país vizinho?
- Embora a maioria dos jogadores de futebol tenham ficado “Afastados” durante três meses, esse afastamento se deu por conta de uma epidemia, não foram férias!
Então fica a pergunta: Se ao recomeçarem os campeonatos, no mínimo o brasileirão irá atravessar o ano e terminar somente no início de Março de 2021 quando só então, se iniciará o ano em termos de calendário futebolístico, com os campeonatos estaduais e daí por diante, como ficará a questão das férias dos jogadores? Não terão férias? - Pré temporada então também não haverá, pois 2021 será uma continuação de 2020, que terminará somente em início de Março!
- Qual o posicionamento dos jogadores e do próprio Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional, a esse respeito?
- Quando juntarem os clubes que estarão disputando duas, até três competições simultaneamente, como o CBF pensa em montar uma logística para que isso possa acontecer?
- Como o presidente da CBF, pode garantir a logística necessária para se fazer um campeonato em um país com as dimensões do Brasil, em plena pandemia em que no momento atual, vários estados estão voltando a fechar tudo de novo, após abrirem tudo e por conta dessa abertura, assistiram o número de infectados, e pessoas voltando a necessitar de vagas em hospitais voltar a crescer novamente?
Ainda bem que a Copa América que estaria sendo disputada este ano, foi adiada e agora será disputada de 11 de junho a 11 de julho de 2021, senão teríamos mais datas encavaladas!
Eu sincera e honestamente, não vejo condições para que todos os torneios possam voltar ainda em 2020. Acho mais sensato e estruturalmente bem mais tranquilo de organizar, realizar um único torneio, para não dizer que o ano foi totalmente perdido!
Por que não, realizar o Brasileiro deste ano, da seguinte maneira:
- Turno único com 19 rodas (10 em casa e 09 fora), e os quatro primeiros colocados fazem uma semifinal e uma final, com os dois primeiros classificados na fase inicial, (19) rodadas), tendo a vantagem de decidir semifinal e final, jogando em sua casa.
- Se os classificados forem os clubes que terminaram a fase de classificação em terceiro e quarto lugares, a vantagem permanece com quem se classificou melhor, ou seja: O terceiro colocado joga a final contra o quarto colocado, em sua casa!
De qualquer maneira, vamos acompanhar como será o calendário previsto para a volta do futebol brasileiro em 2020, caso não haja mais nenhum contratempo.
- O Campeonato Brasileiro da Série A terá seu início em 9 de agosto.
- A Série B vai ser iniciada um dia antes, em 8 de agosto.
- Já a Série C, essa recomeçará na mesma data da B.
- A Copa do Brasil volta em 26 de agosto.
- A Série A1 do Feminino, também retorna em 26 de agosto.
- Por fim o Brasileiro Sub-20, se inicia dia 23 de setembro.
Apesar das decisões, alguns campeonatos seguem com indefinição.
A Série D e o Brasileiro A-2 Feminino ainda não têm datas para jogos.
“Posso afirmar, a partir da confirmação dos clubes, que sim (começa em 9 de agosto). Se estão dispostos a jogar onde o futebol estiver autorizado, quero crer que nessa data teremos cidades suficientes para acomodar os jogos, considerando que não teremos torcida presente”.
A preocupação em iniciar os campeonatos na segunda semana de agosto, existe em função do calendário dos próximos anos.
O presidente da CBF afirmou que pretende encerrar o Campeonato Brasileiro de 2021 em dezembro do próximo ano.
“Trabalhamos não apenas com o calendário de 2020 que já está bem traçado e irá invadir janeiro, fevereiro, podendo chegar a meados do mês de março.
Nosso objetivo é estarmos com tudo equalizado e com os campeonatos completamente normalizados até a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro, o que obriga o nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022.
Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro, iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, e o Brasileiro no final de maio de 2021.
Devemos terminar a temporada de 2021 como o usual, na primeira semana de dezembro, retomando o calendário tradicional, com férias, pré-temporada. Em 2022, a temporada terá conclusão precipitada.
Vai ser um exercício bem difícil”, concluiu.
(Foto: Divulgação/CBF)