Bastidores do Santos FCEdição EspecialHomenagem a HistóriaPresidência

Aos 71 anos morre Modesto Roma Júnior, importante dirigente que foi presidente do Santos de 2015 a 2017.

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Faleceu na tarde deste domingo (14), aos 71 anos, o ex-presidente do “Santos Futebol ClubeModesto Roma Júnior, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Modesto que estava internado em tratamento contra um câncer, deixa a esposa Silvia Maria Tagé, os filhos Mateus e Marina e duas netas

Nascido em 5 de dezembro de 1952, na cidade de Santos, Modesto Roma Jr era filho do já falecido Modesto Roma, ex-presidente do clube entre 1975 e 1978 e irmão do também falecido Carlos Henrique Roma, criador do hino “Sou Alvinegro da Vila Belmiro

Candidato pela chapa “Santos Gigante“, Roma Jr foi eleito presidente do clube em 13 de dezembro de 2014, com 1.321 votos, o que representou 29,35% dos votos possíveis.

Roma Jr liderou o Santos no triênio de 2015 a 2017, durante o qual a equipe conquistou seu último título: o Campeonato Paulista de 2016. Durante sua gestão, o Santos foi campeão Paulista de 2015 e 2016, além de um vice campeonato da Copa do Brasil em 2015.
Durante a campanha para a presidência do Santos, Modesto Roma Jr., sempre mencionava seu pai, Modesto Roma, que foi diretor do clube de 1951 a 1975 e presidente de 1975 a 1978, como sua principal inspiração. 
Com apenas três meses no cargo, Roma Jr. já conseguiu levar o Santos ao primeiro título de sua gestão, conquistando o campeonato paulista ao derrotar o Palmeiras na Vila Belmiro. 

No início de sua gestão, Modesto enfrentou graves problemas financeiros, herdados da administração anterior, que deixou uma dívida estimada em 409 milhões de reais, problema que resultou no atraso no pagamento dos salários dos jogadores, levando à saída de alguns deles que ingressaram na Justiça do Trabalho!
Ao todo, juntando funcionários do clube, somados a alguns jogadores, Modesto iniciou sua gestão tendo que lidar com aproximadamente 260 ações trabalhistas, o que exigiu do presidente Santista, adotar medidas rigorosa para resolver essa situação, conseguindo regularizar os salários em alguns meses.

Apesar de todos os problemas, Modesto formou uma equipe com jogadores de baixo custo, alguns jogando por contratos de produtividade, o que gerou desconfiança em alguns.
No entanto, os resultados foram significativos, com a conquista do título do campeonato paulista logo nos primeiros três meses de trabalho, um sétimo lugar no Campeonato Brasileiro, classificação que proporcionou ao Santos seu retorno a uma disputa de Copa Libertadores, após cinco anos de ausência, além de um vice-campeonato da Copa do Brasil ao final da temporada de 2015.

Modestinho como carinhosamente era chamado pelos amigos, não apenas presidiu o Santos, como atuou como conselheiro em diversos mandatos, e ocupou várias diretorias, como em 1984, quando durante a gestão de Milton Teixeira, foi Vice-Presidente de Comunicação, e em 2004, durante a gestão de Marcelo Teixeira, assumiu o cargo de Supervisor Administrativo do clube!

Modesto Roma Júnior também teve um importante e vitorioso envolvimento com o futebol feminino, onde atuou como supervisor administrativo do departamento de 2004 a 2009!
Após 2011, quando o Futebol Feminino do clube foi reativado após um período de inatividades, Modesto fez história com as meninas, período em que o time apelidado de “Sereias da Vila” e conquistou importantes títulos, entre eles seu primeiro título da Libertadores na modalidade, após terem conquistado um inédito Campeonato Brasileiro em 2017, comandadas pelo técnico Caio Couto.

A base do time era formada pelas jogadoras Cristiane e Marta, sensações da equipe, além das meninas: Andréia Suntaque, Aline Pellegrino Pikena, Carol Arruda, Janaína e Dani; Ester, Fran, Maurine e Érika Suzana; Thais e Ketlen.

No início deste ano, com a volta do Presidente Marcelo Teixeira, ao poder, antigo aliado de Modesto, o ex-presidente voltou a ter influência no departamento de futebol feminino do Santos, embora sem um cargo específico, mas acabou tendo que interromper o trabalho, se afastando para cuidar da saúde!

A ligação do ex Presidente Modesto Roma Jr com o Santos, se entrelaça com boa parte da própria história do clube, pois o mesmo ainda muito novo, ainda pequeno, passava grande parte do dia junto ao seu Pai “Modesto Roma” da Lendária dupla de dirigentes “Athiê Jorge Cury/Modesto Roma

 

O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do ex-presidente Modesto Roma Júnior. Presidente do Clube no triênio 2015/2017, inclusive com o bicampeonato paulista de 2015 e 2016, ele foi diretor do Peixe de 2004 a 2009, no mandato de Marcelo Teixeira, sendo um dos incentivadores do time de futebol feminino, as Sereias da Vila, que contou com a craque Marta, com vários títulos, entre eles o bicampeonato da Libertadores Feminina.
O Santos FC decretou luto oficial de sete dias e bandeira hasteada à meio mastro. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.”

*O velório de Modesto Roma Júnior acontecerá no salão Nobre no Memorial, no dia 15/07/2024, a partir das 9h da manhã. A cerimônia de cremação iniciará as 17h*

 (Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
 (Crédito: Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
 (Crédito: Imagem: Guilherme Kastner / Brazil Photo Press/Folhapress)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *