Atrasado Santos precisa Correr contra o Tempo!

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Os leitores mais assíduos, aqueles que acompanham o Blog com frequência, certamente irão lembrar que em edições passadas, fazíamos um alerta a respeito da demora da Diretoria do Santos em definir a situação da permanência ou não do Técnico Jorge Sampaoli, a frente do comando técnico da equipe!

Passados 10 dias do final da temporada 2019 de futebol , o Santos já sabe que não contará com a continuidade do trabalho do treinador, que no dia 11 de dezembro, comunicou oficialmente através de seu advogado, que não permaneceria no Santos para 2020.

Notificação oficial do pedido de demissão do Treinador Jorge Sampaoli

O planejamento para 2020, está atrasado, até porque a indefinição da diretoria em anunciar quem será o treinador em 2020, faz com que não se saiba do atual elenco, quem seria aproveitado, muito menos quem pode ser dispensado, além daqueles jogadores que retornam de empréstimo.
Aquilo que há mais de um mês alertávamos, está se concretizando!
Enquanto outras equipes que já terminaram o ano mais estruturadas e definidas que o Santos, e já definiram o que pretendem para 2020, contratando mais reforços e fazendo as modificações necessárias para no ano que vem virem mais fortes ainda, o Santos sequer definiu quem será o responsável por substituir o treinador Jorge Sampaoli.
Sabemos que a tarefa não é das mais fáceis, pois há tempos já alertávamos que o padrão estabelecido pelo ex técnico do Santos, é altíssimo!
Critiquei muito o treinador Santista em inúmeras oportunidades, algo do qual não me arrependo, pois acredito que minhas críticas pontuais tinham embasamento.
Porém não sou louco para não reconhecer seu trabalho no Santos!

Sampaoli deixou o Santos, com um padrão de jogo que encantou os torcedores, que para dificultar ainda mais a tarefa do profissional que terá que substituí-lo, foi responsável (Padrão de Jogo), pela humilhante goleada imposta ao Campeão Brasileiro!
Por esse motivo, a Diretoria tenta definir o quanto antes o substituto de Jorge Sampaoli,  alguém que terá que ser capaz de ter seu nome praticamente uma unanimidade entre a torcida!
Vários nomes foram sondados mesclando entre profissionais estrangeiros, o que após o trabalho do Argentino Jorge Sampaoli, parece ser a preferência da Diretoria, porém não descartando profissionais brasileiros.

O Santos teve como sua primeira opção e desejo inicial, contratar o técnico Ariel Holan (anunciado na Universidad Católica-CHI).
Posteriormente cogitou-se o nome de um ex Auxiliar do próprio Sampaoli, com quem trabalhou na Seleção Argentina, Sebastián Beccacece (próximo de um acerto com o Racing-ARG).
Surgiu então o nome do emergente Miguel Ángel Ramírez ( treinador com contrato em vigência com o Independiente Del Valle-EQU)
Na sequência ainda vieram: Gabriel Heinze, (Vélez Sarsfield), Rafael Dudamel, da (seleção da Venezuela), Juan Carlos Osorio, do (Atlético Nacional), além dos brasileiros Wanderlei Luxemburo (ex Vasco da Gama, recém fechado com o Palmeiras), Rogério Ceni (renovou contrato com o Fortaleza), Abel Braga (contratado pelo Vasco da Gama). O argentino Matías Almeyda, do San José Earthquakes, e o português José Peseiro, que está desempregado, estão na lista extensa de oferecidos.
Esses a princípio, não interessam.

Dentre as opções de treinadores no mercado brasileiro restavam, apenas três nomes, porém agora só restam dois!
O primeiro era um antigo sonho do presidente Peres, porém o Santos sabia da dificuldade que seria tirar Renato Gaúcho do Grêmio, que já anunciou sua renovação com o treinador. O Segundo “Felipão” não me agrada nem um pouco, embora sua carreira seja vitoriosa. O terceiro que aliás, é um dos poucos bons treinadores que ainda restam como opção no mercado brasileiro, chama-se Roger Machado!

Técnico Roger Machado


Na minha opinião, Roger Machado seria um nome que se encaixaria perfeitamente com a filosofia ofensiva do Santos, além de ser adepto de uma das principais exigências do clube, que procura sempre por um treinador que goste de trabalhar em conjunto aos profissionais da Base, puxando para o time de cima garotos revelados nas categorias de base do clube.
Tudo isso aliado ao fato de ser neste momento, um treinador que não estaria muito longe da qualidade de trabalho realizado neste ano, e não custaria nem metade do salário pago ao Sampaoli e sua Comissão Técnica.

Outro nome que foi indicada para a Diretoria Santista nas últimas horas, foi o de Mircea Lucescu, um treinador romeno de 74 anos que está longe de suas atividades no futebol, desde que saiu da seleção turca no início desta temporada.
Lucescu  embora estrangeiro, tem a seu favor a familiaridade com o idioma Brasileiro, por ter dirigido por 12 anos, entre 2004 e 2016, as equipes do Shakhtar Donetsk (UCR), clube reconhecido pela legião de jogadores brasileiros.

Treinador Romeno Mircea Lucescu

 O interessante e ao mesmo tempo intrigante, é que o Presidente do Santos que recentemente esteve em Luque, no Paraguai, acompanhando o sorteio dos grupos da Libertadores, negou ter feito qualquer proposta ao treinador romeno Mircea Lucescu, enquanto o treinador afirmou a veículos de imprensa da Romênia, que recebeu sim uma oferta do clube brasileiro.

“Nunca tivemos contato com esse treinador (Lucescu). As opções estão comigo, trabalhamos 14 ou 16 horas por dia para resolver essa questão. Nunca chegou a nós três que estamos nisso (negociações). Às vezes empresário faz proposta em nome do Santos, mas ninguém tem procuração”, completou.
Parece que as coisas no Santos não mudam mesmo! Enquanto as pessoas declaram uma coisa, o Presidente declara outra!

E assim o tempo vai passado, as melhores opções vão sendo contratadas por outras agremiações, e o Santos vai ficando para trás tanto em reforços para o time, como na questão de fechar com um treinador para 2020
Se continuar atrasado na programação do planejamento para a próxima temporada, algo que um clube organizado começa a se preocupar em meados de outubro, de nada terá adiantado tanto esforço para garantir o Clube na Libertadores, se for somente para participar sem ter como almejar nada!   

Chaves da libertadores 2020

                                                                                                                        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.