Com dois gols de Paulinho Atlético-MG vence o Santos na inauguração da Arena MRV
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
Quis o destino que a 21ª rodada do Brasileirão 2023, marcasse a inauguração da Arena MRV, nova casa do Atlético Mineiro, que teve como convidado de honra, o “Santos Futebol Clube“, justamente o clube de futebol brasileiro, que mais estádios inaugurou mundo afora!
Neste domingo (27), o Santos inaugurou mais um Estádio, (Arena), mas desta vez não conseguiu manter seu retrospecto de 14 vitórias, cinco empates e três derrotas, e jogar água no chope do dono da festa, e acabou derrotado pelo placar de 2 a 0 para o Atlético-MG, perdendo a oportunidade de deixar a zona de rebaixamento, permanecendo com 21 pontos.
Que o desempenho do Santos jogando fora de casa, é pífio e não corresponde nem de longe a grandeza da história do clube, isso já tem alguns anos que deixou de ser novidade!
A verdade é que o Santos que jogou contra o Grêmio na Vila Belmiro na rodada passada, pelo mesmo Campeonato Brasileiro, vencendo e convencendo seu torcedor, de que aquela vitória seria o início de uma virada do time na competição, é hoje a cópia fiel da clássica obra-prima do escritor Robert L. Stevenson “O Médico e o Monstro“.
Na Vila o Santos é um Leão, mas fora de casa vira um Gatinho
Não que a equipe tenha jogado mal, ou tenha apresentado contra o Galo Mineiro, um futebol tão abaixo do jogado na vitória de virada contra o Grêmio na Vila Belmiro! A questão é que desta vez, os erros defensivos se somaram aos “Erros Ofensivos”
Durante a segunda metade da primeira etapa, mais precisamente a partir dos 25 minutos, o Santos dominou completamente as ações do setor ofensivo. Infelizmente o centroavante Marcos Leonardo desperdiçou três oportunidades claras de marcar um gol e Jean Lucas acabou furando um chute praticamente embaixo da trave.
Quando se joga contra um time como o Atlético Mineiro, e você tem Quatro chances claras de gol, e desperdiça todas elas, a famosa lei do “Quem não faz toma”, não te perdoa! Resumindo: Foi isso que aconteceu com o Santos! Soma-se ao desperdício de oportunidades, o fato incontestável do técnico Diego Aguirre não ter podido contar com o zagueiro Joaquim, que atuou como lateral-direito na partida, contra o Grêmio quando foi muito bem e deu uma boa segurança defensiva, mais a ausência do meia atacante Soteldo, desfalque de última hora, com uma entorse no tornozelo durante o último treino antes do jogo, jogador que havia sido decisivo na vitória contra o Grêmio!
PITACOS DO BERTOLDI
O Santos entrou em campo bem distribuído taticamente, e com uma proposta completamente “Reativa”. Contra-atacar!
E quando roubou bolas, adiantou sua marcação, chegou ao gol do goleiro Everson, três, quatro vezes, sendo que em duas delas, o Marcos Leonardo chutou cruzado, pra fora do gol.
A proposta de jogo do Santos, taticamente não foi errada não!
O Problema foi o Santos ter perdido as chances que qualquer time que tenha um centroavante mais qualificado e experiente, não teria perdido!
Me perdoem quem discordar, mas eu acho que o Argentino Furch, não teria perdido aqueles gols.
Que a derrota de hoje, sirva de reflexão para que tenhamos em mente, algumas definições importantes:
Primeira delas: Que times como o Atlético Mineiro, não são do Campeonato que disputamos! Nosso Campeonato é com os times que estão na zona do rebaixamento, e os times que estão imediatamente acima!
Portanto: Eu espero que os jogadores após a derrota de hoje, não entrem novamente naquela mentalidade derrotista “Oh céus Oh vida! Eu não merecia isso”
A derrota de hoje, por todas as circunstâncias que envolviam a partida, era até esperada!
Dito isso, é preciso fazer uma observação: Não é porque sabemos de antemão, que certos adversários não são do Campeonato que estamos disputando, que quando houver possibilidade de derrota-los, vamos desperdiçar!
Hoje no primeiro tempo, o ataque Santista teve três gols absurdamente desperdiçadas! Gols que um time na situação do Santos, não pode desperdiçar!
Eu sei que o “Se” não existe! Mas “Se” tivesse marcado os três gols que perdeu, o resultado teria tudo para ter sido outro!
Para finalizar: A cada rodada que passa, vencer nossos jogos na Vila Belmiro, vai se tornando fundamental.
Perder pontos como os de hoje, desde que fora de casa, pode não ser o ideal, porém em casa não podemos perder pontos de jeito nenhum. Nem empates em casa podemos admitir.
Acompanhe a Coletiva do Técnico Diego Aguirre
(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!