Análise e ComentárioCampeonato PaulistaElenco ProfissionalResenha do Jogo

Santos vence São Paulo e garante classificação antecipada às quartas de finais do Paulistão

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Na noite desta quarta-feira (14), o Santos venceu o São Paulo por 1 a 0 na casa do adversário em pleno Morumbi, e conquistou mais uma vitória no Campeonato Paulista em um jogo válido pela oitava rodada do estadual.
O Gol Santista foi assinalado pelo atacante Morelos aos 20 da segunda etapa

Em um jogo bastante acirrado, o Peixe, que lidera o torneio saiu vitorioso no clássico San-São, resultado que faz com que a equipe de Fábio Carille assegure por antecipação de (Quatro rodadas), a vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista.
O Santos lidera o Grupo A, com 19 pontos, e ampliou sua vantagem na ponta da competição. Além disso, o Alvinegro de Vila Belmiro, quebrou um tabu voltando a vencer no estádio do Tricolor Paulista, após mais de três anos.

Além da classificação para a próxima fase, o Peixe obteve sua segunda vitória consecutiva em clássicos, sendo que recentemente, o clube já havia vencido o Corinthians na Vila Belmiro pelo mesmo placar.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 1 SANTOS

Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Data: 14 de fevereiro de 2024 (quarta-feira)
Horário: às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa
VAR: Daiane Muniz do Santos
Público: 45.722
Renda: R$ 2.535.440,00
Cartões amarelos: Pablo Maia e Calleri (São Paulo)
Cartões amarelos: Aderlan, Hayner, Marcelinho e Morelos (Santos)
GOL: Morelos, aos 20 do T (Santos)

SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alison, Bobadilla, Galoppo (Erick) e Luciano (Ferreirinha); Juan e Calleri Técnico: Thiago Carpini

SANTOS: João Paulo; Aderlan (Felipe Jonatan), Gil, Joaquim e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca e Otero (Nonato); Pedrinho (Morelos), Willian (Marcelinho) e Guilherme (Rincón). Técnico: Fábio Carille

Gil:  Mais uma atuação segura do Zagueiro Gil que parece que joga no Santos desde sempre! Firme no chão e preciso nas bolas aéreas.

Pedrinho: O Jogador teve uma atuação bastante apagada no clássico, e ainda não justificou tanto empenho do Santos para traze-lo. Jogador comum que não parece ter perfil para jogar em clube grande!

PITACOS DO BERTOLDI

O que vimos entre Santos e São Paulo no Morumbi, foi um clássico truncado e com poucas oportunidades de gols para ambos os lados.

O Santos passou por dificuldades com a marcação alta imposta pelos donos da casa, que pressionados pelos mais de 45 mil torcedores que compareceram para assistir ao Clássico, tentavam empurrar o Alvinegro Praiano para o seu próprio campo! A equipe Santista buscava sair jogando com a bola no chão, mas enfrentava dificuldades para acertar o passe e escapar da marcação pressionada.

O sistema defensivo teve dificuldades para conter os atacantes adversários. As laterais ficaram expostas e deixaram muito espaço para os meio-campistas do São Paulo trabalharem a bola.

Na segunda etapa, com as alterações feitas pelo técnico Fábio Carille, a equipe melhorou e conseguiu marcar o primeiro gol, em um pênalti convertido por Morelos.

 No entanto, após abrir o placar a seu favor, ao invés de explorar os contra-ataques, pois com certeza a equipe do São Paulo abriria espaços no campo pois jogando em casa e inferiorizado no placar, teria que partir para o tudo ou nada, tentando ao menos o gol de empate, o Santos se fechou demais e passou a correr riscos. Faltando ainda 25 minutos para o fim do jogo, o time recuou demais, com todos os jogadores posicionados atrás da linha do meio de campo, apenas se defendendo do bombardeio imposto pelo ataque Tricolor que chegou a marcar seu gol de empate, mas que foi anulado pela arbitragem por toque de mão do atacante adversário!

É importante comemorar mais uma vitória, (duas em três clássicos contra o Trio de Ferro), mas também é necessário que a Comissão Técnica faça uma reflexão sobre à postura defensiva adotada pelo time após estar com um placar a seu favor.

Se a estratégia é vencer os jogos por placares mínimos, pois 1 a 0, vale uma vitória e os mesmos três pontos do que um placar mais dilatado, é preciso ter em mente que a eficácia desse tipo de estratégia, depende e muito do preparo físico da equipe e da atenção de todos os jogadores que precisam ficar ligados o tempo todo, pois o time só não sofreu o empate porque contou com o fato de a bola ter batido na mão do atacante do São Paulo.

Não é errado saber se defender, mas é preciso não abdicar totalmente do ataque, até porque, segurar a bola no ataque, é também uma maneira muito eficaz de gastar o tempo e manter os atacantes adversários, longe da sua defesa!

O Santos volta a jogar no próximo domingo, às 16 horas (horário de Brasília), quando enfrentará o Novorizontino na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Estadual.

Confira os gols do Santos

Confira os Bastidores da Partida

Acompanhe a Coletiva do Técnico Fábio Carille

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *