Julgado e apenado pelo STJD o que já era temido e esperado acabou se confirmando
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
Em sessão realizada as 11h30 (horário de Brasília), desta sexta-feira (7), a 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), esteve reunida para julgar o Santos Futebol Clube, pela confusão ocorrida durante a derrota para o Corinthians por 2 a 0 na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 21 de junho.
Lembrando que devido a protestos vindos das arquibancadas onde tradicionalmente se encontra a torcida organizada “Torcida Jovem”, o clássico foi encerrado por volta dos 41 minutos do segundo tempo por “falta de segurança” após os torcedores atirarem fogos e bombas no gramado da Vila Belmiro próximo ao goleiro Cássio, do Corinthians.
Jogadores do Santos precisaram esperar por um tempo no círculo central até conseguirem acessar o túnel que leva ao vestiário
Não bastasse os tumultos no interior do estádio Urbano Caldeira, ainda ocorreram confusões no entorno e arredores do estádio, com torcedores confrontando a polícia militar!
O Santos foi denunciado pela Procuradoria do STJD no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportivo (CBJD).
O artigo 213 do CBJD pune aquele que deixa de tomar providências capazes de reprimir lançamento de objetos em campo, invasão e desordens na praça de desporto.
Devido ao clube ser reincidente, e coincidentemente com episódios ocorridos em confronto com o próprio Corinthians, havia mesmo um grande risco do Santos sofrer uma punição severa. A gravidade do incidente e o fato de que a Justiça Desportiva vem aumentado o rigor na análise de episódios como esse, tornaram a defesa do Santos ainda mais delicada.
Julgamento encerrado, e o que já era temido e meio que esperado acabou se confirmando! O Santos foi duramente penalizado pelo STJD, decretou que o Santos terá que jogar oito partidas de portões fechados, além de perder o mando de campo, jogar com portões fechados em algum estádio localizado a mais de 150km de distância da Vila Belmiro, e pagar uma multa de R$ 80 mil.
O Alvinegro Praiano já cumpriu uma partida da punição contra o Flamengo, na Vila, no dia 25 de junho, também pelo Brasileirão, punição preventiva determinada pelo STJD, com portões fechados por 30 dias.
A partida contra o Goiás, que ocorre neste domingo (09), será mantida na Vila Belmiro, uma vez que não há prazo suficiente para mudança.
Nos jogos seguintes, o Santos terá que jogar com portões fechados em algum estádio localizado a uma distância mínima de 150km da Vila Belmiro.
O Santos terá que jogar fora de casa em seis jogos: Botafogo, Athletico-PR, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Red Bull Bragantino.
O time só voltará a jogar em casa no final de semana dos dias 21 e 22 de outubro, contra o Coritiba, pela 29ª rodada do Brasileirão, quando finalmente poderá reencontrar sua torcida.
Comfira a sequência dos jogos do Santos longe da Vila Belmiro:
Santos x Botafogo-RJ – 16ª rodada do Brasileirão – 23 de julho
Santos x Athletico-PR – 18ª rodada do Brasileirão – 05 de agosto
Santos x Grêmio-RS – 20ª rodada do Brasileirão – 12 ou 13 de agosto
Santos x Cruzeiro-MG – 23ª rodada do Brasileirão – 02 ou 03 de setembro
Santos x Vasco-RJ – 25ª rodada do Brasileirão – 20 ou 21 de setembro
Santos x Red Bull Bragantino – 27ª rodada do Brasileirão – 07 ou 08 de outubro
(Crédito: Imagem: GettyImages)
(Crédito: Imagem: Jota Erre/Photo Premium/Gazeta)
Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!