Análise e ComentárioCopa do BrasilResenha do Jogo

Contra o Bahia Santos volta a jogar mal e desperdiça vantagem de jogar a primeira partida em casa

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Jogando em casa com o apoio de sua torcida, o Santos não conseguiu nesta quarta-feira, ir além de um empate em 0 a 0 com o Bahia, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, deixando desapontados, os mais de 10 mil torcedores que estiveram presentes na Vila Belmiro.

Apesar do bom desempenho e das boas atuações anteriores, o Santos, não conseguiu diante da equipe do Bahia, manter o futebol que vinha mostrando a evolução da equipe!

O Santos conseguiu durante toda a partida, manter em seus pés a posse de bola, mas não conseguiu transformá-la em jogadas efetivas.

 Os jogadores do meio de campo conduziam a bola até a intermediária, e por conta da forte marcação da equipe baiana, se limitavam a trocar passes laterais, rodando a bola de um lado para o outro, ou acabavam recuando a bola para os zagueiros, começando tudo novamente!

Os laterais e atacantes, que normalmente jogam em velocidade pelas beiradas do campo, se utilizando de dribles e cruzamentos, alçando bolas aéreas na área adversária, não conseguiam sequer criar oportunidades, que fizessem a bola chegar em condições de finalização para o centroavante Deivid.

Para o técnico Odair Hellmann, a marcação executada pelo Bahia, dificultou o jogo do Santos, que em momento algum, conseguiu ser incisivo no ataque, porém o treinador Santista destaca como ponto positivo, o fato da equipe ter conseguido evitar contra-ataques, pois embora o Bahia tenha vindo a Vila Belmiro, com a nítida intenção de não perder essa primeira partida, a verdade é que não abdicaram de atacar, e criaram chances reais de gol, levando o Goleiro João Paulo a realizar defesas importantes!

O Santos até conseguiu chegar ao resultado positivo, marcando com o garoto Daivid que está em grande fase, porém o gol foi invalidade pelo VAR que marcou impedimento não do David, mas de outro jogador do Santos! Com o resultado, o time estacionou na evolução que vinha demonstrando, o futebol apresentado irritou a torcida que ao final da partida reagiu com vaias exigindo como “Obrigação”, uma vitória contra o Palmeiras, no sábado, às 21 horas, quando novamente joga na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Pela Copa do Brasil, o Santos define sua sorte para conquistar uma vaga na próxima fase do torneio mata-mata, no dia 31 de maio, às 19 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova.

 Com o resultado de igualdade em 0 a 0 na Vila Belmiro, agora o Alvinegro Praiano vai precisar vencer os rivais fora de casa. Um novo empate leva a decisão aos pênaltis.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 0 BAHIA

Local: Vila Belmiro
Data: 17 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA)
Cartões amarelos: Lucas Braga (Santos)
Cartões amarelos: Everaldo e Vitor Hugo (Bahia)

SANTOS: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires (João Lucas); Rodrigo Fernández (Mezenga), Dodi e Lucas Lima (Ed Carlos); Ângelo (Lucas Braga), Deivid Washington e Mendoza (Lucas Barbosa). Técnico: Odair Hellmann

BAHIA: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Acevedo, Rezende e Ryan (Chávez); Cauly (Yago Felipe (Arthur Sales)), Biel e Everaldo (Ademir). Técnico: Renato Paiva

A cada rodada, o Zagueiro Joaquim vai se firmando como o grande Xerife da zaga Santista. Jogador seguro e de boa técnica, bom no jogo aéreo e veloz por baixo! Tem bom sentido de colocação e marcação!

Mais uma jornada muito fraca do lateral esquerdo Lucas Pires, errando muitos passes, deixando muitos espaços na lateral esquerda! Jogador que até apoia bem, mas muito limitado na marcação, faz do lado esquerdo da defesa do Santos uma verdadeira avenida!

PITACOS DO BERTOLDI 

Contra os Baianos, a principal dificuldade dos jogadores do Peixe foi a “Criação de Jogadas”. Sem conseguir abastecer os atacantes, o Santos finalizou apenas cinco vezes durante os 90 minutos, sendo que das cinco finalizações, somente duas tiveram o gol adversário como alvo certo! 

Lucas Lima foi muito bem marcado, pouco rendeu, e fica clara a dependência que o time passou a ter em seu futebol. Quando o meia joga bem, se torna o grande articulador, o cara que abastece o ataque do Santos! Porém quando é bem marcado pelo adversário, o Alvinegro Praiano volta a enfrentar o problema que tinha antes da volta do jogador ao clube, quer era não ter criação de jogadas no meio de campo!
Aliado a isso, os atacantes tiveram uma atuação pífia!
Cinco finalizações durante toda a partida, é algo inaceitável principalmente para um time jogando em casa.

Odair Hellmann tem méritos por ter acertado o sistema defensivo do Santos, mas para o time voltar a ser ao menos competitivo, e não correr perigos desnecessários, principalmente no Campeonato Brasileiro, é preciso agora, acertar o desempenho do ataque!

Acompanhe a Coletiva do Técnico Odair Hellmann

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *