Que os Deuses do futebol nos protejam

     Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Escrevo a edição do Blog desta segunda-feira (23), antevéspera de Natal, sem ter já dada como certa, a contratação de um treinador para a temporada 2020 do Santos Futebol Clube!
O Site “gazetaesportiva.com”, aqui do Brasil, assim como o Jornal “Correio da Manhã”, de Portugal, já afiançam e garantem terem a informação, que Santos e Jesualdo Ferreira, treinador Português, já fecharam um contrato.
Digo que por enquanto não trago aqui no blog, a notícia da contratação de um novo treinador como algo já sacramentado, porque o Departamento de Comunicação do Santos Futebol Clube, ainda não confirma oficialmente.

Após definir que o técnico Jorge Sampaoli, não permaneceria a frente do elenco Santista pra a temporada 2020, o Santos especulou a possibilidade de contratar um novo treinador, em uma lista contendo mais de 10 nomes!
O Santos teve como sua primeira opção e desejo inicial, contratar o técnico Ariel Holan (anunciado na Universidad Católica-CHI).
Posteriormente cogitou-se o nome de um ex Auxiliar do próprio Sampaoli, com quem trabalhou na Seleção Argentina, Sebastián Beccacece (próximo de um acerto com o Racing-ARG).
Surgiu então o nome do emergente Miguel Ángel Ramírez ( treinador com contrato em vigência com o Independiente Del Valle-EQU)

Na sequência ainda vieram: Gabriel Heinze, (Vélez Sarsfield), Rafael Dudamel, da (seleção da Venezuela), Juan Carlos Osorio, do (Atlético Nacional), além dos brasileiros Wanderlei Luxemburo (ex Vasco da Gama, recém fechado com o Palmeiras), Rogério Ceni (renovou contrato com o Fortaleza), Abel Braga (contratado pelo Vasco da Gama). O argentino Matías Almeyda, do San José Earthquakes, e o português José Peseiro, que está desempregado, estão na lista extensa de oferecidos porém em princípio não interessaram.
Outro nome que foi indicado para a Diretoria Santista, foi o de Mircea Lucescu, um treinador romeno de 74 anos.

Quando o torcedor Santista começava a ficar pessimista e preocupado com a demora a respeito de uma definição em relação a contratação de um novo treinador, de repente surge do nada e causando grande surpresa, a notícia de que os dirigentes do clube estavam em negociação bem avançada, com um treinador de nacionalidade Portuguesa, um senhor de 73 anos, chamado “Jesualdo Ferreira”, Treinador de Futebol Profissional desde 1981, que já dirigiu equipes como Benfica, Porto, Sporting em Portugal e Málaga na Espanha.
Jesualdo Ferreira estava livre no mercado desde o final de sua passagem pelo Al-Sadd, do Qatar, período que inclusive cogitou se aposentar.
Porém parece que o recente sucesso obtido por seu compatriota e amigo pessoal, Jorge Jesus, no Flamengo, o incentivou a estender um pouco mais sua carreira postergando assim sua aposentadoria!

Jesualdo Ferreira Treinador praticamente acertado com o Santos

Segundo o noticiado, Jesualdo Ferreira teria tido uma reunião em Lisboa (Portugal), com um representante do Santos na tarde do último sábado, quando uma proposta feita a ele, o agradou bastante!
Confesso que estranho um pouco tal informação, pois no mesmo dia, a imprensa noticiou que o treinador estaria no Qatar, acompanhando a final do mundial interclubes da FIFA, oportunidade em que foi fotografado ao lado do amigo Jorge Jesus, treinador do finalista Flamengo.

Aqui no Mundial do Qatar ao lado do amigo Jorge Jesus – Foto: Reprodução

De qualquer maneira fica a expectativa da confirmação de que no dia de hoje segunda-feira, mais tardar após o natal, Jesualdo Ferreira venha ao Brasil para se reunir pessoalmente com o presidente José Carlos Peres e assinar com o clube.

Vou postar aqui, algumas informações a respeito do praticamente certo treinador do Santos!

Alguns números da carreira do Treinador

No intuito de trazer informações, que não dependessem apenas de pesquisas que realizei através de sites esportivos especializados em “Futebol Europeu”, realizei um contato telefônico com o amigo Francisco Lopes, profundo conhecedor de futebol, Conselheiro efetivo do Santos Futebol Clube, e ex Diretor de Futebol que em sua gestão, conquistou com o Santos e a vitoriosa geração Robinho e Diego, vários títulos importantes.

Aqui Chiquinho Lopes já acostumado ao frio Europeu


Chiquinho Lopes, é também empresário de jogadores e mora em Lisboa. Portanto trata-se de uma pessoa com plena capacidade para passar aos leitores do Blog, uma ideia mais próxima da realidade, do que o torcedor Santista pode espera do novo treinador do Santos!
Vamos ouvir o que o amigo Chiquinho Lopes tem a nos passar!
Bom dia Chiquinho, prazer em falar com você meu irmão!!

Áudio enviado de Lisboa pelo Conselheiro do Santos Francisco Lopes

 Agora darei a minha opinião:
As informações que obtive, não são nada animadoras não!
Trata-se de um treinador que praticamente estava as portas de se aposentar, e um profissional que tem como conquistas máximas, um tricampeonato nacional (2006-2007-2008) dirigindo a equipe do Porto.
Ou seja: Teve seu auge com três campeonatos em Portugal, o que representa muito pouco em termos de prestígio Mundial, e isso há 12 anos!
De resto, sua carreira foi bem “Medíocre” digamos assim!
Nada que empolgue ninguém! Ganhou torneios no Egito e no Qatar.

A verdade é que tirando um tricampeonato nacional com o Porto, Jesualdo Ferreira é um treinador praticamente aposentado e que com anos e anos de carreira construída na Europa, jamais foi protagonista de alguma grande conquista, que o projetasse internacionalmente!
Quando digo “Grandes Conquistas”, me refiro a vencer alguma competição em nível de uma “Champions League”, uma “Liga Europa”, uma “Supercopa da UEFA”, etc…
Enfim o que nos resta como Santistas que amamos o clube, é que se foi uma decisão errada ou acertada, que mais uma vez os “Deuses do Futebol nos protejam”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.