O que esperar do Santos no Campeonato Brasileiro de 2022
Alô Nação Santista. Saudações Alvinegras
Definitivamente só mesmo o Sobrenatural de Almeida personagem de Nelson Rodrigues para explicar o que acontece com o Santos!
Como pode um clube que, num intervalo de sete anos, pôde ser campeão da Taça Libertadores, da Copa do Brasil e de quebra se transformar no rei dos regionais, nos últimos anos, ter caído tanto de produção, principalmente quando a competição é o Campeonato Nacional, no qual o torcedor santista já sabe o que esperar, ou mais precisamente, o que não esperar?
Sei que especificamente nesta temporada que apenas se inicia, já apontamos as carências que o Santos tem em seu elenco e as dificuldades que enfrentaremos ao longo da competição!
A questão é que desde a temporada de 2008, o Alvinegro de Vila Belmiro tem mostrado resultados na melhor das hipóteses, pífios no Brasileirão! Uma rotina quebrada apenas nos anos de (2007) e (2019), quando o técnico Jorge Sampaoli levou o Santos ao vice-campeonato Brasileiro, somente atrás do Flamengo (90 a 74) e com 64% de aproveitamento, última vez que os santistas conseguiram uma posição importante na competição.
A partir daí, o Santos sempre esteve nas regiões intermediárias da tabela, às vezes até flertando com a zona do rebaixamento como no ano passado! Há tempos que o Santos vem ostentando decepcionantes posições na tabela de classificação!
No ano passado apesar de estarmos com um time repleto de garotos recém promovidos da base, e comandados por quatro treinadores, cada um com uma permanência máxima de três meses no clube, foi com o último dos quatro, “Fábio Carille”que o Santos consegui o desempenho necessário para garantir o clube na primeira divisão do futebol brasileiro, com um 10º lugar com 50 pontos e de quebra uma surpreendente classificação para a Copa Sul-americana!
Convenhamos amigos, que comemorar uma 10ª colocação e escapar de um rebaixamento, chega a ser vergonhoso para a grandeza de nossa história, e para a maravilhosa estrutura oferecida aos nossos jogadores!
Não bastassem as últimas campanhas decepcionantes no Brasileirão, há dois anos o Santos inicia a temporada, escapando do rebaixamento somente na última rodada da fase de classificação!
Para tentar reverter esse quadro a Diretoria pressionada pela torcida, foi as compras e realizou algumas contratações tidas como “Pontuais”, para reforçar algumas posições detectadas como carentes!
Em relação à equipe do ano passado, as mudanças foram as contratações de alguns jogadores como: Os zagueiros Maicon e Eduardo Bauermann, o lateral direito Auro os volantes Willian Maranhão e Rodrigo Fernández, o meia Bruno Oliveira, e os atacantes Ricardo Goulart, Bryan Angulo e Jhojan Julio.
Juntam-se as novas contratações, algumas boas revelações vindas da base como: o lateral esquerdo Lucas Pires, o meia Lucas Barbosa e os atacantes Rwan Seco, Weslley Patati
Para comandar os novos reforços, revelações da base, e os jogadores que já estavam no clube, chegou também um novo treinador: Fábian Bustos!
Este ano o campeonato brasileiro terminará mais cedo por conta da Copa do mundo do Qatar, que será realizada entre os dias de 21 de nov. de 2022 – 18 de dez. de 2022.
Faltando algumas horas para a estreia do Santos no Brasileirão 2022, quando o Alvinegro de Vila Belmiro enfrenta o Campeão Carioca, Fluminense, na tarde desse Sábado (09), às 16h30 (de Brasília), o torcedor santista se divide entre os que esperam por uma reação da equipe na busca de melhores campanhas nas competições que ainda restam ao Santos em 2022, e os mais pessimistas que acreditam que o time atual, mesmo com a chegada das contratações, continuará disputando não só o Brasileiro, mas também a Copa do Brasil e a Sul-americana, somente como coadjuvantes, isso para ser bem otimista porque já tem torcedores, que já começaram a falar (ainda precocemente) em luta contra o rebaixamento.
A verdade é que ao menos no que diz respeito ao Campeonato brasileiro, na história dos pontos corridos, as 10 primeiras rodadas provaram-se essenciais para definir quem será o campeão brasileiro.
Recentemente foi realizado um levantamento que demonstrou que, desde 2006, quando o nacional passou a ser disputado por 20 clubes, a grande maioria dos clubes que seriam campeões, lideravam o campeonato na 10ª rodada.
Se o Santos ainda sonha alto como manda a sua grandeza, a próxima chance para começar a reescrever sua trajetória em Nacionais, começa neste sábado fora de casa contra o atual Campeão Carioca!
E para conseguir o objetivo de largar bem no Campeonato Brasileiro, o técnico Fábian Bustos deve mandar o 11 Santista com a provável formação:
João Paulo, Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Willian Maranhão, Rodrigo Fernández e Ricardo Goulart; Lucas Barbosa, Marcos Leonardo e Lucas Braga.
Go Santos Go