Análise e ComentárioCampeonato BrasileiroResenha do Jogo

Santos empata com Atlético-MG e segue sem vencer no Brasileirão

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Jogando pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e Atlético Mineiro se enfrentaram na tarde desse domingo (23), às 16h00 (de Brasília), quando no Estádio Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro, Santistas e Mineiros não conseguiram ir além de um empate em 0 a 0.
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Odair Hellmann conquistou seu primeiro ponto no campeonato brasileiro, e mantêm-se estacionado na 17º colocação, dentro da zona do rebaixamento!

A apresentação dos donos da casa diante de sua torcida, mais uma vez resultou em protestos, com os torcedores cobrando os jogadores, comissão técnica e diretoria imediatamente após o apito final do confronto.

Alguns torcedores mais supersticiosos, com certeza irão culpar um Gato Preto que aos 15 minutos da primeira etapa, invadiu o gramado da Vila, provocando momentaneamente a paralisação do jogo!

Porém a verdade, é que se o torcedor Santista pôde comprovar uma “Evolução” no sistema defensivo do Peixe, defesa que vem se firmando cada vez mais, (O Santos sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos), por outro lado o ataque também tem passado em branco!

A prova de que Odair Hellmann começa a arrumar a defesa do Santos se comprova ao analisarmos que nos dois primeiros jogos pelo campeonato brasileiro, a dupla de zaga “Messias e Eduardo Bauermann”, ao enfrentarem jogadores de muita qualidade na criação de jogadas e no ataque, dois goleadores perigosos, artilheiros natos como, (Luis Suárez e Hulk), a zaga Alvinegra não foi vazada!

Nos últimos cinco jogos, as redes Alvinegras foram balançadas em apenas uma oportunidade, na estreia do Brasileirão, na derrota contra o Grêmio, por 1 a 0.
Em compensação, o ataque Peixeiro nos cinco últimos jogos, balançou as redes adversárias em apenas dois jogos: Contra o Blooming-BOL (vitória por 1 a 0, pela Sul-Americana, fora de casa) e Botafogo-SP (vitória por 2 a 0, pela Copa do Brasil, fora de casa)

O Santos, portanto, precisa começar a ser mais agressivo, buscar o gol adversário, com mais apetite, mais volúpia!
Precisa ser mais objetivo e rápido nas tomadas de decisões, caso não queira passar mais um Brasileirão, apenas fugindo do descenso.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 0 ATLÉTICO-MG

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 23 de abril de 2023, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Público: 11.233
Renda: R$ 549.810,00
Cartões amarelos: Dodi, Rodrigo Fernández (Santos)
Cartões amarelos: Hyoran, Otávio, Mariano (Atlético-MG)

SANTOS: João Paulo; Nathan (Gabriel Inocêncio), Messias, Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Ângelo (Miguelito), Daniel Ruiz (Luan Dias) e Marcos Leonardo (Bruno Mezenga).
Técnico: Odair Hellmann

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia (Mariano), Mauricio Lemos (Jemerson), Bruno Fuchs e Rubens (Vargas); Otávio, Edenílson (Pavón), Zaracho e Hyoran (Patrick); Paulinho e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet

Acompanhe a Coletiva do Técnico Odair Hellmann

O Santos agora volta suas atenções para a Copa do Brasil, quando na próxima quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), recebe na Vila Belmiro, o Botafogo-SP, pela partida de volta da terceira fase. Na ida, o Peixe venceu por 2 a 0, em Ribeirão Preto.
Já o próximo compromisso do Alvinegro Praiano no Brasileirão, será no sábado, às 18h30, contra o América-MG, na Vila Belmiro.

PITACOS DO BERTOLDI

Como torcedor do Santos, o time que mais gols fez em toda a história do futebol, é lógico que eu gosto de ver um Santos ofensivo, como gostamos e que sempre foi a nossa marca registrada!
Um time ofensivo, um time que joga para frente e marca muitos gols!

 A questão é que hoje, se analisarmos com total imparcialidade, e deixando a “Paixão Clubística”, de lado, temos que ser coerentes e reconhecer que pelo elenco que o Santos tem, existe um abismo enorme entre o que gostamos de ver o Santos fazer, e o que com esse time, o Santos pode fazer!

 Ter como característica, um “DNA Ofensivo”, é para times que tem atacantes com qualidade comprovada! Infelizmente nossos atacantes não tem esse perfil. Quando o problema não é “Má Fase”, é falta de fome de gols mesmo! Nossos atacantes chegam na cara do gol, e ao invés de chutar a gol, ficam procurando para quem tocar a bola! Atacantes sem ambição de fazer gols e covardes, pois demonstram claramente, ter medo de arriscar um chute!

Como eu havia mencionado, me parece que defensivamente tivemos uma devolução! Jogamos contra dois times, inegavelmente mais fortes do que o nosso, e sofremos apenas um gol.

 Se formos analisar com bastante sinceridade, há um mês atrás quando pensávamos o que seria do Santos quando com aquele time que deixou o campeonato paulista precocemente, tivéssemos que enfrentar clubes como o Grêmio e o Atlético Mineiro, o que projetávamos eram derrotas até humilhantes! Não foi o que aconteceu.

 Precisamos agora, já que o treinador finalmente entendeu que com esse elenco, jogar aberto e partir pra cima dos adversários, é suicídio, precisamos é continuar jogando fechadinho, com o time bem compactado, porém os contra-ataques que serão a nossa arma para vencer jogos, precisa começar a encaixar! Precisa começar a funcionar!

O que o Técnico Odair Hellmann agora precisa corrigir e aprimorar, é o meio campo e ataque! Uma equipe que se propõe a ser reativa, jogar explorando os contra-ataques, precisa primeiro de tudo ter um alto índice de acerto de passes. Segundo: Jogar em velocidade, com os jogadores responsáveis pelos contra-ataques, estando muito bem posicionados para receberem essa bola.

 O Maior problema do Santos nos dias atuais, além é claro da ineficiência de seus atacantes, é a morosidade com a qual é feita a transição meio “campo ataque” Corrigindo isso, treinado a transição com mais rapidez, e aprimorando a finalização dos atacantes, penso sinceramente que dá sim para fazer um campeonato sem sustos!

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *