Arquivo e MemóriaEdição Especial

03 de janeiro de 2023: O dia em que o Mundo parou para se despedir de Pelé

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Já se aproximavam das 4h da madrugada do dia dois de Janeiro de 2023, quando o corpo do Rei Pelé, falecido na última 5ª feira (29.dez), aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de Órgãos, chegou à Vila Belmiro vindo da capital paulista, onde estava internado no Hospital Albert Einstein desde o último dia (29) de Novembro, para dar sequência ao tratamento que vinha realizando em decorrência de  um câncer de cólon.

Em sua chegada a Vila Belmiro, um grupo de fãs do Rei e torcedores do Santos, receberam o corpo do Rei Pelé, com um foguetório nos arredores do estádio.
Marcado para ter seu início somente a partir de 10:00 da manhã de segunda-feira (02), cerca de 200 pessoas já se encontravam na fila desde as 06:30, praticamente quatro horas antes do início do velório!

O caixão trazendo o corpo do Rei do Futebol, chegou à Vila Belmiro sendo conduzido por Edinho, filho de Pelé, e Zé Roberto, ex-jogador, e funcionários do Santos, que ajudaram a leva-lo até o centro do gramado, onde foi colocada em uma das duas tendas armadas para receber familiares, autoridades e convidados para a cerimonia que se estendeu por 24 horas!

Durante todo o dia e noite da segunda-feira, figuras importantes do cenário da política nacional, assim como do Esporte em geral, estiveram presentes na Vila Belmiro para prestar uma última homenagem ao Rei Pelé, assim como externar solidariedade a amigos e familiares do Rei.

Dentre autoridades ligadas ao esporte, política e jogadores, estiveram presentes:

  • Gianni Infantino (Fifa);
  • Alejandro Dominguez (Conmebol);
  • Ednaldo Rodrigues (CBF);
  • Reinaldo Carneiro Bastos (Federação Paulista de Futebol);
  • Paulo Wanderley Teixeira (Comitê Olímpico Brasileiro);
  • Júlio Casares (Presidente do São Paulo);
  • Tarso Gouveia (Vice-presidente do Palmeiras);
  • Emilio Butragueño (Vice-presidente do Real Madrid);
  • Ricardo Nunes (Prefeito da cidade de São Paulo);
  • Rogério Santos (Prefeito da cidade de Santos);
  • José Roberto de Paiva (Prefeito de Três Corações (MG);
  • Tarcísio de Freitas (Governador do estado de SP);
  • Márcio França (Ministro de Portos e Aeroportos);
  • Paulo Alexandre Barbosa (Deputado Federal);
  • Gilmar Mendes (Ministro do STF);
  • Luiz Inácio Lula da Silva, (Presidente da República);
  • Muhammad Makarfi Ahmad (Embaixador da Nigéria)

Eternos Ídolos do Santos, jogadores da equipe atual, treinadores de até Atletas Olímpicos, também estiveram presentes:

Manoel Maria, Serginho Chulapa, Aloísio Guerrerio, Negreiros, Clodoaldo, Zé Roberto, Ricardo Oliveira, Lima, Abel, Elano, Lalá e Aguinaldo. Ângelo, Aranha, Careca, Emerson Sheik, Léo, Marcelinho Carioca, Soteldo, Mauro Silva Marcos Leonardo, Narciso, Neto, Odair Hellmann, Paulo Roberto Falcão, Rogério Sampaio, e Danielle Zangrando.

Milton Neves, jornalista e apresentador e Osmar Santos, ex-locutor de futebol torcedor apaixonado do Santos Futebol Clube, também marcaram suas presenças na despedida ao Rei.
Dos amigos de anos e anos dentro e fora dos gramados, não puderam estar presentes os eternos ídolos Edu, Pepe e Mengálvio.
Edu estava no Sul e não chegaria a tempo de se despedir do Rei. Mengálvio foi diagnosticado com covid-19, enquanto o canhão da Vila Pepe, foi recomendado que não comparecesse pois ainda encontrava-se emocionalmente muito abalado com a morte do amigo de tantas histórias e alegrias!

A cobertura jornalística do velório de Pelé, trouxe a Vila Belmiro equipes de profissionais de mídia de dezenas de países, que vieram acompanhar as últimas homenagens ao Rei do Futebol.
O Departamento de Comunicação do Santos, registrou a presença de 1.156 jornalistas de 31 países diferentes: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Armênia, Brasil, Catar, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Israel, Japão, México, Paraguai, Portugal, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

De acordo com a informação oficial, da Assessoria de Imprensa do Santos Futebol Clube, durante as 24 horas em que os fãs de Pelé, puderam comparecer a Vila Belmiro para prestar homenagens ao Rei do Futebol, entre as 10h (de Brasília) da última segunda (02) até as 10h (de Brasília) desta terça (03), quando o velório foi encerrado, passaram pela tenda onde se encontrava o corpo de Pelé, cerca de 230 mil pessoas.
Após o encerramento do velório às 10h19, cerimônia que durante 24 horas, chegou a formar filas de 08 km de extensão, com fãs e torcedores esperando por mais de duas horas para entrarem no gramado da Vila, o corpo de Pelé, deixou as dependências do Estádio Urbano Caldeira pelo portão 4, partindo às 10h25 para dar início ao cortejo fúnebre sob aplausos dos fãs, e seguiu em Caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, rumo ao “Memorial Necrópole Ecumênica”, Cemitério Vertical que será a última morada do Rei Pelé.

Acompanhado de perto por centenas de torcedores, o corpo de Pelé recebeu escolta especial, incluindo batedores da Polícia Militar e do segundo Batalhão da Polícia do Exército, por um percurso que iniciou-se pelo canal 2, orla da praia, canal 6 e terminando no Memorial.


De todo o trajeto percorrido, o momento mais emocionante foi quando o cortejo passou em frente a casa onde moram os familiares de Pelé, a mãe Dona Celeste, que no dia 20 de novembro, completou 100 anos e a irmã Maria Lúcia.!
Em uma sacada localizada no andar superior da casa, a irmã Maria Lúcia, muito emocionada ao lado de parentes e amigos, agradeceu o carinho do povo, e juntos em um dos momentos mais marcantes, rezaram um Pai Nosso e uma Ave Maria, antes de chegar ao seu destino final, onde em uma última cerimônia particular somente para a família e amigos íntimos, houve sepultamento de Pelé, no “Memorial Necrópole Ecumênica” Cemitério Vertical.

 

 

Durante as horas finais em que o povo da cidade de Santos, e pessoas que vieram de fora, tiveram a oportunidade de acompanhar o cortejo rumo a ultima morada do Rei, o respeito e as demonstrações de amor e carinho a Pelé, foram simplesmente emocionantes!
Por mais que alguém possa tentar, é muito difícil traduzir em palavras, o que só os olhos de quem viu ao vivo, podem saber!


Eu encerro o material que escrevi sobre essa precoce despedida do Rei Pelé, com as imagens mais marcantes, mais emocionantes desses dois últimos dias, em que a cidade de Santos, parou para prestar suas homenagens ao nosso eterno ídolo não dos Santistas, mas de todos os Brasileiros!

 

OBRIGADO POR TUDO PELÉ!
DESCANSE EM PAZ   

 

(Crédito: Imagem: Alexsander Ferraz/AT)
(Crédito: Imagem: Eduardo Knapp/FolhaPress)
(Crédito: Imagem: Luiz Moura/WppGazetaPress)
(Crédito: Imagem: Caio Guatelli/AFP/CP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *