Análise e ComentárioBastidores do Santos FCCopa Sul-AmericanaPitacos do BertoldiResenha do Jogo

“Crônica de uma Tragédia Anunciada”

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

 

Existem momentos na vida, em que mesmo tendo poder de fazer valer uma vontade ou desejo pessoal, a lógica e o bom senso precisam prevalecer! Principalmente se o seu desejo vai contra o desejo de milhões!

A pressão por uma demissão do treinador Fábian Bustos, algo que já vinha ocorrendo há algumas rodadas, principalmente após a goleada vexatória perante seu “Arquirrival Corinthians”, tornou-se insustentável perante mais um vexame que mais uma vez, arranha e macula a história de glórias de um clube outrora respeitado e temido por adversários do Mundo inteiro, mas que ultimamente vem sofrendo com vexames e humilhações graças a administrações desastrosas, como a Gestão do Ex Presidente José Carlos Peres e agora com a Gestão Andrés Rueda!

O grande feito da vez, ocorreu na noite de ontem quarta-feira, quando jogando em casa, em plena Vila Belmiro o Santos conseguiu a façanha de ser eliminado da Copa Sul-Americana de 2022 pelo Deportivo Táchira-VEN, em partida válida pelo jogo de volta das oitavas de final, perdendo por 4 a 2 nos pênaltis, após empatar em 1 a 1 no tempo normal.
A decisão da vaga às Quartas de Finais, se deu em cobranças de penalidades máximas pois no jogo de ida, as equipes também ficaram no 1 a 1.
Pela primeira vez na História de uma Competição realizada pela Conmebol, um time Brasileiro é derrotado por um Venezuelano!

A bem da verdade, a demissão do treinador Fábian Bustos, deveria ter ocorrido ainda nos vestiários da Néo Quimica Arena, quando o Santos perdeu pelo placar de 4 x 0 para os donos da casa.
Mesmo sabendo que ali naquela partida, o ciclo do treinador no Santos havia terminado, inexplicavelmente o presidente Andrés Rueda continuou bancando o treinador.
O sentimento de insatisfação com o trabalho do treinador, é notório e não se trata apenas pelo fraco desempenho do time em campo, com pífios 40% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro onde ocupa a 10ª colocação com 19 pontos conquistados em 15 jogos disputados, com 04 vitórias, 07 empates e 04 derrotas!
De 45 pontos disputados até aqui nesse 1º turno, o Santos conseguiu conquistar apenas 19!
Estar no meio da tabela com 19 pontos na 10ª posição, não significa nada, simplesmente porque o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, é o Goiás na 17ª Posição com 17 pontos, apenas dois a menos do que o Santos! 

PITACOS DO BERTOLDI

É claro que se formos analisar que em termos de desempenho, o grupo de jogadores que o Santos tem no elenco, poderia individualmente, estar rendendo mais do que estão, esse é um fato!
Porém muito embora isso seja verdade, não se pode excluir o treinador da responsabilidade que tem, como já mencionei e enumerei anteriormente!

Como a decisão de demitir um treinador de futebol, se dá (em 99,9%) dos casos, em decorrência de maus resultados, Fábian Bustos já está fazendo é “Hora Extra” no Santos! Alguns de seus antecessores, caíram do cargo com resultados melhores do que os dele!
Já mencionamos também, que sabemos que a relação do treinador com o elenco, não é das melhores!
Episódios recentes como as infelizes declarações como as dadas após a derrota para o Corinthians, contribuíram e muito para desgastar ainda mais essa relação, tendo como resultado inevitável, a perda do vestiário, (No futebol, diz-se isso quando treinador e elenco já não falam a mesma língua), perda evidentemente negada pelos jogadores!

Após mais um jogo sem conquistar uma vitória, empate no tempo normal e derrota nos pênaltis, resultado negativo que culminou com mais uma desclassificação no ano, o torcedor Santista não espera do Presidente do Santos Futebol Clube, Senhor Andrés Rueda, outra atitude que não seja a de demitir imediatamente o treinador Bustos, algo que até o momento em que finalizo essa matéria, (02:10), ainda não havia sido decidido pelo presidente e os membros do Conselho Gestor, reunidos para debater a permanência ou saída do treinador!
Me desculpem mas não dá mais para bancar a permanência de um treinador, que não consegue enxergar o absurdo que é em plena Vila Belmiro, não conseguir vencer a fraca, ridícula equipe Venezuelana do Deportivo Táchira, e ainda tem convicção de que o time jogou muito bem!

Outro que deveria ser demitido é o Senhor “Edu Dracena”! Esse sim um dos responsáveis diretos por tudo o que está acontecendo! Tivesse sido profissional, e não tivesse deixado que sua birrinha pessoal com o antigo treinador Fábio Carille, interferisse no trabalho, não teriam demitido o Carille para trazer esse treinador meia boca!  

Ou a Diretoria do Santos, tem coragem para tomar a decisão que precisa, e demite ainda no dia de hoje um treinador que não deveria nem ter vindo, e conserta ainda há tempo, um erro cometido, ou insiste no erro e morre abraçado ao treinador que levará o Santos a passos largos para a Segunda Divisão! 

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 (2) X (4) 1 DEPORTIVO TÁCHIRA-VEN

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 6 de julho de 2022, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orue (PER) e Jesus Sanchez (PER)
VAR: Victor H. Carrillo (PER)
Cartões amarelos: Marcos Leonardo, João Paulo, Lucas Pires (Santos)
Cartões amarelos: Flores, Cova, Uribe, Ariano (Táchira)
Cartão vermelho: Rodrigo Fernández (Santos)
Publico: 11.081 Renda: R$ 363.280,00
GOLS: Marcos Leonardo, aos 25 do 2ºT (Santos); Uribe, aos 26 do 1ºT (Táchira)

SANTOS: João Paulo, Kaiky (Rwan), Luiz Felipe, Bauermann, Lucas Pires (Goulart), Rodrigo Fernández, Zanocelo (Sánchez), Bruno Oliveira (Sandry), Ângelo (Lucas Barbosa), Marcos Leonardo e Lucas Braga.
Técnico: Fábian Bustos

TÁCHIRA: Varela; Restrepo, Marrufo, Ariano e Pablo Camacho; Garcés, Francisco Flores; Cova, Hernández (Figueroa); Uribe (Simisterra) e Chacón (Arace)
Técnico: Álex Pallarés

Acompanhe como foi aquela que pode ter sido a última Coletiva de Imprensa do Fábian Bustos como treinador do Santos!

 

(Crédito de Imagem: Deportivo Táchira/Divulgação)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *