Edição Especial

Equipe de Futebol de Amputados do Santos participa neste domingo da 2ª edição da “Taça Cidade de Guarulhos”

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

No último trimestre de 2020, o então vice-presidente do Santos Futebol Clube, Orlando Rollo, assumia a cadeira de presidente do clube, após processo de impeachment que destituiu o Senhor José Carlos Peres de seu cargo de presidente do clube!
Em meio a tantos problemas para resolver, atitudes imediatas que precisavam ser tomadas, Orlando Rollo viu em um dos problemas: Duas soluções!
Correndo o perigo real de perder o terreno onde se encontra o CT rei Pelé, terreno que pertencente à Secretaria de Patrimônio da União, (Governo Federal), e está cedido ao Santos em contrapartida de compromissos sociais assumidos, e com a garantia da inexistência de qualquer atividade com fins lucrativos, Orlando Rollo esteve em Brasília e reunido com o Secretário Nacional de Patrimônio da União, deu início a um sonho antigo: A ideia de fundar o “Instituto Santos de Responsabilidade Social”

Nascia nessa reunião, esse grande projeto social que engloba atividades esportivas voltadas a pessoas portadoras de Síndrome de Dow, deficiência intelectual (DI), implantação de escolinhas de futebol feminino e masculino para crianças carentes, além da prática de “Futebol de Amputados”
Com o instituto inaugurado, evento que contou com a presença do Coronel José Bezzi, representando o Ministério da Cidadania, além de diversas autoridades, o esforço para que o sonho desse projeto se tornasse realidade começa a se concretizar na prática!

Neste domingo (29), acontece na cidade de Guarulhos na grande São Paulo, a 2ª edição da “Taça Cidade de Guarulhos”, (Torneio de Futebol de Amputados)
Organizado com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Guarulhos e o Instituto R9, a competição que começa a partir das 9h30, na quadra da Euro Soccer, na Ponte Grande, terá a participação de grandes nomes da modalidade, como: Corinthians, Santos, Portuguesa, além da estreia do Guarulhos F.A, representante do município.

A equipe do Santos Futebol Clube terá como adversários o Corinthians, a Portuguesa e os anfitriões da casa, a equipe do Guarulhos!
De acordo com o o Coordenador da equipe Santista, “Lázaro Zeferino”, “Fala-se muito em acessibilidade, mas ter responsabilidade com esse povo e lidar com inclusão é a pura essência da reabilitação, O SFC acredita em nosso grupo de amputados e vamos mostrar pra eles que o esporte é restaurador, e transformar jogadores com uma perna e um par de muletas em competidores dentro de um campo de futebol.”

Relação de Atletas do Santos.FC

O projeto da equipe guarulhense, começou no final de 2019, através da indicação de atletas que faziam reabilitação em clínicas na cidade.
De acordo com Rafael Calazans, um dos organizadores do torneio, e diretor do Guarulhos F.A., o intuito é ajudar as pessoas por meio do esporte. “Acredito que o esporte vai além de manter a saúde física; ele tem um papel social e até emocional. Por isso, queremos profissionalizar a modalidade e dar oportunidade a mais atletas”, comentou.

As partidas de Futebol Society, com regras adaptadas para jogadores amputados, são disputadas em dois tempos de 25 minutos, com cada equipe tendo o número de sete jogadores, sendo seis amputados ou com má formação congênita de um membro inferior jogando com muletas canadenses, e um goleiro com amputação ou falta de função em um membro superior.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, o Guarulhos F.A. perdeu algumas peças, mas contará com 10 jogadores para a disputa de domingo. São eles: Goleiro Patrício, João Batista, Douglas Caciel, Vitor Brinquedo, Rogério, Jhonatha, Évilon Lamego, Alfredo, Arthur e Igor

O torneio que em sua 1ª edição, teve a equipe do Corinthians sagrando-se campeã, superando as equipes da Portuguesa, Pantanal e Sorocaba, conta também com o apoio da Adega Zero Grau, da Universidade de Guarulhos (UNG) e da ABDDF.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *