Mais do que “Admiração”, ídolos merecem “Respeito”

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Foi uma sexta-feira há quase cinco anos, mais exatamente no dia 23 de janeiro de 2015, que o então treinador Santista Enderson Moreira entrava na sala do recém-eleito Presidente Modesto Roma Jr, para deixar claro que precisava de um novo goleiro para repor a lacuna deixada por Aranha, Goleiro que acompanhando a debandada de jogadores que deixaram o Santos, também foi outro que pegou o boné!

Antes mesmo do fim do dia seu pedido foi atendido! Modesto Roma e o CEO do Peixe, Dagoberto Santos, trabalharam rápido e em silêncio para não entregar o ouro para o Bandido (Clubes Rivais),e o Santos acertou com o goleiro Vanderlei, que deixava o Coritiba após mais de 300 jogos pela equipe paranaense.

Na terça-feira dia 27 de janeiro, Dagoberto Santos, viajou para a cidade de Atibaia, para finalizar a contratação e foi pessoalmente buscar o Goleiro Vanderlei, no “Hotel Bourbon Resort Atibaia”, local que estava servindo de pré-temporada para o Coxa.

O Coritiba na ocasião, devia salários ao goleiro e a negociação da dívida acabou atravancando sua liberação. Porém um acordo foi feito e Vanderlei ficou livre para assinar com o alvinegro praiano.

Vale destacar, que um dos, senão o melhor goleiro do futebol Brasileiro, não custou nada aos cofres do Santos no que diz respeito aos seus direitos econômicos!

E uma informação que como Jornalista, obtive na ocasião, foi que para poder resolver a pendência que estava dificultando sua negociação com o Santos, o Goleiro Vanderlei perdoou a dívida que o Coritiba tinha com ele, divida relacionada a atrasos de salários, direitos de imagem e premiações, e ainda cedeu ao Santos seus direitos econômicos!

Em reconhecimento ao esforço do jogador que para vir para o Santos, abriu mão de tudo o que tinha direito de receber do antigo clube, o Santos ficou com 70% dos direitos econômicos e deixou 30% para o Goleiro.   

Campeão paranaense em 2007 pelo Paranavaí, Vanderlei foi contratado no mesmo ano pelo Coritiba e assumiu a camisa número 1 após a saída de Edson Bastos, em 2010.
Há sete anos no clube, Vanderlei completou 300 jogos na partida contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão!
No tempo em que ficou no Coritiba, esteve presente na conquista de quatro campeonatos paranaense e do título da Série B de 2007 e 2010.

Começava em janeiro de 2015, a história do Goleiro Vanderlei farias da Silva com a camisa alvinegra!

No Campeonato Paulista de 2016, Vanderlei foi decisivo nas semifinais da competição contra Palmeiras, o jogo acabou empatado em 2 a 2 em tempo normal, e na etapa dos pênaltis, defendeu duas cobranças e o Santos se classificou para a final.

Na segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2017, no jogo contra o Coritiba na Vila Belmiro, Vanderlei teve atuação de gala, fazendo grandes defesas. E defendeu um pênalti, aos 47 do segundo tempo, cobrado pelo atacante Alecsandro, que fazia sua estreia pelo coxa. E conseguiu garantir a vitória do peixe por 1 a 0 na Vila Belmiro.

Na Copa do Brasil contra o Flamengo, o Santos acabou sendo derrotado por 2 a 0 na Ilha do Urubu, mas Vanderlei se destacou realizando grandes defesas, e uma delas, defendendo um chute de bicicleta do atacante Berrío. Voltou a defender uma cobrança de pênalti diante do Atlético Goianiense no Olímpico. Defendeu o pênalti mas logo em seguida acabou levando o gol, e a partida acabou empatada em 1 a 1. No final do ano foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão de 2017.

Na partida contra o Paraná Clube válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018 estabeleceu um novo recorde de minutos sem tomar gols com a camisa do Santos, totalizando 746 minutos, superando Fábio Costa, dono da marca anterior com 691 em 2006.

Placa que recebeu do Santos em reconhecimento ao feito, ao lado do Preparador de Goleiros Arzul responsável por sua magnífica forma técnica

Com a chegada de Jorge Sampaoli, em 2019, sua titularidade foi questionada pelo treinador argentino por não ser um goleiro que jogue com os pés, ao contrário do seu até então reserva Éverson.
Vanderlei se manteve como titular durante o Campeonato Paulista, mas após 4 anos de titularidade absoluta e 253 jogos na meta santista, o goleiro perdeu seu posto durante o Campeonato Brasileiro.
Por opção do técnico Jorge Sampaoli, Vanderlei não entra em campo como titular da camisa 1, desde 26 de maio.
Em 2019, o agora goleiro reserva do Santos Futebol Clube, entrou em campo como titular 23 vezes

O Intuito da edição especial do Blog de hoje, é prestar uma homenagem ao Ser Humano “Vanderlei farias da Silva”, e ao ídolo do torcedor Santista, nossa “Muralha Alvinegra”, nosso grande Goleiro “Vanderlei” que injustiçado, sem motivo nenhum, passou absurdamente de Goleiro cotado à servir a Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, para reserva de um companheiro que apesar de ser um bom Goleiro, está no mínimo um patamar abaixo do nosso ídolo!

Vanderlei não se tornou ídolo da noite para o dia não!

Não pensem que é fácil ser reconhecido como ídolo, em uma posição que não bastasse as próprias dificuldades de jogar em uma faixa do campo, em que como diz o ditado: “ Onde o Goleiro pisa nem a grama cresce”, Vanderlei ainda tinha a difícil missão de provar que era digno de vestir uma camisa, que já foi de monstros como: Cejas, Gilmar dos Santos Neves, Rodolfo Rodríguez, Fábio Costa, e Rafael Cabral.    

O Blog “Sergio Bertoldi” respeita o Ser Humano e Profissional “Éverson”, Goleiro e atual dono da camisa 1 da meta Santista, porém por uma simples questão de reconhecimento e justiça, vem neste momento juntar-se ao grupo “Terceira Via Santista”, um dos mais antigos e atuantes Grupos Políticos da história do Santos, que atendendo ao clamor de grande parte da torcida, iniciou nesta semana uma campanha pela volta do goleiro ao gol Santista!
Todos nós temos acompanhado as atuações do atual titular, Éverson, que embora não possa ser culpado ou responsabilizado por nenhuma falha absurda ou gritante, nitidamente ainda é um goleiro que não pode ser titular, sendo que o goleiro reserva (Vanderlei), é muito mais experiente e muito mais goleiro!  

Pela volta da Muralha Alvinegra
O Dia que a fera chegou pra vestir o Manto!
Grandes Defesas do Goleirão Santista em 2017
Continuação dos grandes momentos do Vandermito!
Quando “Imagens” valem mais do que 1000 Palavras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.