Falhas individuais decretam derrota para o Flamengo
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
O Santos entrou em campo para disputar a 19ª e última rodada do primeiro turno do Brasileirão 2019, com a vontade, garra, e disposição de quem disputa uma final não de “Turno”, mas sim de “Campeonato”!
Porém o brio Santista, não foi suficiente para um time que com falhas individuais cometidas por Eduardo Sasha e Everson, acabou sendo derrotado pelo Flamengo por 1 x 0, gol do atacante Gabigol, assinalado aos 44 minutos do primeiro tempo!
Mais uma vez, o Técnico Jorge Sampaoli insiste em não optar por fazer o simples e eficiente arroz com feijão, e inventa!
A Invenção da vez, foi improvisar um “Quarto Zagueiro” na posição de lateral, desta vez pelo lado esquerdo do seu sistema defensivo!
O Resultado é que com 10 minutos de jogo, Gustavo Henrique já estava amarelado!
O Pior de tudo, foi a inexplicável opção de promover a estreia de um Zagueiro (Luan Peres), um jogador que vinha de um bom tempo sem atuar em uma partida oficial, e portanto sem ritmo de jogo, justamente para ser o responsável por tentar parar o atacante Bruno Henrique, veloz e em grande fase!
Com menos de 30 minutos o Santos já havia cometido nove faltas contra apenas duas do Flamengo!
O Intuito de colocar o lateral esquerdo Jorge, mais adiantado, atuando no meio campo fazendo a função que seria do Diego Pituca, não surtiu o efeito imaginado pelo treinador Santista, visto que o jogador pouco pegou na bola, e foi figura apagadíssima na partida!
Desta maneira, o Santos além de ficar sem um lateral esquerdo de ofício, não ganhou a esperada qualidade no meio de campo.
E foi pela falta de um lateral esquerdo, que inteligentemente, o “Jorge” que não foi o “Sampaoli”, mas o “Jesus”, apostou suas fichas em explorar o lado direito do seu ataque, aproveitando a fragilidade do setor esquerdo do Santos!
Dito e Feito!
Em uma bola perdida pelo ataque santista, o flamengo desceu em velocidade pela direita com o Gabigol, lado esquerdo do Santos, e praticamente livre e sem marcação, fez um belo gol por cobertura, aproveitando o fato de já na corrida ter observado o goleiro Santista um tanto adiantado!
Na volta para a segunda etapa, o Técnico Jorge Sampaoli tentou alcançar o empate ou até mesmo virar a partida, promovendo alterações como a entrada dos jogadores Uribe na vaga do Luan Peres, Felipe Jonatan na vaga do Carlos Sánchez, e Cueva no lugar Eduardo Sasha, porém não alcançaram o objetivo desejado
Sem Fanatismo ou Paixão Clubística, não vou nem falar como torcedor, mas como Comentarista mesmo:
Resultado injusto e que não reflete a realidade do jogo!
O Santos deixou o Maracanã, derrotado por um placar mínimo, construído por uma bola dada de graça pelo atacante Sasha, que apesar de ter falhado no lance, pegou o Santos desprevenido pois estava pessimamente posicionado em campo!
O Flamengo em momento algum, conseguiu com seu time milionário e recheado de grandes jogadores, colocar o Santos na roda como muitos pensavam!
O Santos sai do Maracanã de cabeça erguida e ciente de que perdeu por seus próprios erros!
Erro fatal ocasionado por uma bola dada de graça!
Erro de um setor defensivo, bisonhamente armado pelo lado esquerdo com a invenção de um Zagueiro como lateral!
E por fim, erro de um Goleiro que nem em sonho, é melhor que o Vanderlei!
Volto a insistir: Perdemos outra partida, pela repetição de erros cometidos por falhas de posicionamento, falhas essas, que venho chamando a atenção faz tempo!
Pergunto aos amigos:
Quando tem a bola em sua posse, por qual motivo o time todo desce para o ataque?
Será que é tão difícil colocar na cabeça, que lugar de zagueiro é na defesa?
Ninguém guarda posição, todo mundo se manda para o ataque, e estão sempre sendo pegos de calças curtas quando perdem a bola e sofrem um contra-ataque!
Não foi diferente na partida de ontem contra o Flamengo!
Enfim o torcedor Santista apesar de apaixonado, é consciente das limitações da equipe, mas infelizmente as vezes fica a impressão de que é o próprio Santos que com erros primários, se torna seu maior adversário!
Que venha o Segundo Turno!
Estamos na briga!
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 SANTOS
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Gols: Gabigol, aos 44 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo, Gabigol, Marinho, Bruno Henrique, Jorge Jesus, Jorge Sampaoli, Cueva, Soteldo
FLAMENGO
Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís (Renê, aos 44 minutos do segundo tempo); William Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Berrío, aos 37 minutos do segundo tempo); Gabigol e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Jesus
SANTOS
Everson; Lucas Veríssimo, Luan Peres (Uribe, aos 19 minutos do segundo tempo) e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Alison, Carlos Sánchez (Felipe Jonatan, aos 30 minutos do segundo tempo) e Jorge; Marinho, Sasha (Cueva, aos 23 minutos do segundo tempo) e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli
(Crédito: Imagem Alexandre Vital/Flamengo)