Em Busca do Equilíbrio

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Tenho acompanhado atentamente as opiniões emitidas pelos amigos leitores que acompanham o nosso Santos não apenas em jogos, mas também participam ativamente em debates nas Redes Sociais e grupos de WhatsApp!

Posso estar equivocado, mas o torcedor Santista parece estar mais maduro e consciente em relação a suas expectativas quanto ao time!

Digo isso, pois percebe-se claramente, que apesar da boa campanha que o Santos vem fazendo até aqui com altos índices de aproveitamento, principalmente se analisarmos que trata-se do melhor primeiro turno de um Brasileirão de pontos corridos que realizamos nos últimos anos, o torcedor tem demonstrado em suas opiniões, estar com os pés bem no chão, quanto ao que almeja em títulos, e a realidade do time!

Talvez essa consciência, venha mesmo pela vivência que o futebol nos proporciona quando já vimos em várias oportunidades, que basta uma única jornada ruim para colocar por terra todo um trabalho bem feito! O Santos mesmo já provocou esse sentimento de frustração em alguns de seus adversários!

E olhem que o Santos tem pela frente, um compromisso dificílimo contra o Clube de Regatas Flamengo, vindo ele (Santos), de algumas rodadas ruins em que deixou escapar quatro preciosos pontos dentro de casa!

Não encaro que um possível resultado adverso, jogando fora de casa contra um adversário tido por grande parte da imprensa esportiva, como principal candidato ao título de “Campeão Brasileiro”, seja algum desastre ou coisa parecida!

Jamais como Comentarista, concordei que se julgue todo um trabalho realizado, em apenas 90 Minutos! 

Muito embora alguns considerem essa partida contra o Flamengo, como um divisor de águas para as verdadeiras pretensões do Santos dentro do Campeonato, eu confesso que não enxergo dessa maneira! Apesar de importante, um resultado positivo ou negativo neste jogo específico, ainda não define nada! Muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte!

O que me preocupa mesmo, é o desequilíbrio gritante que existe entre o desempenho do ataque Santista, e sua defesa. Essa questão sim, e não a partida isolada contra o Flamengo, me preocupa para o segundo turno, esse sim que definirá de vez, qual balanço poderemos fazer desta temporada de 2019.

Enquanto escrevo está edição do Blog, me chega a informação de que o Técnico Jorge Sampaoli esboçou a provável equipe para pegar o Flamengo, com três zagueiros.

Parece que o treinador Argentino, ainda não percebeu que o Santos não tem a mínima identificação com esse tipo de esquema! Nossas maiores derrotas, incluindo algumas goleadas, aconteceram coincidentemente quando atuamos com três zagueiros!

Atuar sem um dos laterais, improvisando um dos zagueiros pelo setor, deixa nossa defesa muito mais vulnerável.

Bastante criticado por ter falhado em lances cruciais que determinaram resultados negativos, o Zagueiro Felipe Aguilar concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem quinta-feira, no CT Rei Pelé, pediu desculpas à torcida, e comentou sobre erros recentes, explicando que em algumas situações, as coisas não saem bem e erramos.

 “Fui eu quem errei, não darei desculpas. Assumo meu erro como fiz nas outras vezes”.

Demonstrando uma maturidade até surpreendente para sua pouca idade, Aguilar destacou que vem trabalhando forte para corrigir erros classificados por ele mesmo e pelo treinador, como erros de posicionamento.  

Enfim não é a nossa defesa o que me preocupa, mas sim todo o sistema defensivo, começando pelos laterais, passando pelos nossos volantes, e estourando em uma zaga alta e lenta, que pela falta de equilíbrio entre meio campo, ataque e defesa, nos tem feito sofrer muitos gols!

Precisamos urgente, encontrar o equilíbrio entre esses três setores!

(Créditos da imagem: Goalmedia Tecnologia e Marketing Digital Ltda.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.