Análise e ComentárioCampeonato Brasileiro

Santos derrota o Cruzeiro e garante sua continuidade na Série A do Campeonato Brasileiro

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Na Vila Belmiro, em partida válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, o Santos conquistou uma vitória importantíssima por 3 a 0 sobre o Cruzeiro neste domingo (7 de dezembro), garantindo não apenas sua permanência na elite do futebol nacional, mas também uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026.​

O Alvinegro Praiano finalizou sua temporada de 2025, na 12ª posição na tabela de classificação, acumulando 47 pontos.
A equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, que chegou à última rodada com riscos reais de rebaixamento, não só se manteve na elite do futebol Brasileiro, como ainda assegurou uma vaga na Sul-Americana de 2026.

O grande protagonista da tarde foi Thaciano, que surgiu como uma figura improvável para salvar o Santos em seu momento de maior desespero. O meia-atacante, que havia sido vaiado no anúncio da escalação e enfrentava críticas da torcida antes da bola rolar, transformou essas vaias em aplausos com uma jornada muito feliz.

Motivos da vitória santista

  • Protagonismo de Thaciano: O meia foi ovacionado pela torcida ao marcar dois gols ainda no primeiro tempo, dando tranquilidade ao time.
  • Controle do meio-campo: João Schmidt fechou a vitória com um gol em cobrança de escanteio, mostrando eficiência nas bolas paradas.
  • Organização defensiva: O Santos neutralizou as principais jogadas ofensivas da Raposa, que chegou a marcar com Gabigol, mas o gol foi anulado por impedimento.
  • Ambiente favorável: A Vila Belmiro foi palco de festa e otimismo, criando uma atmosfera de confiança e energia para o elenco.

Para esse confronto o técnico Juan Pablo Vojvoda, mandou o 11 Santista com a seguinte formação: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; João Schmidt (Bontempo), Willian Arão (Tomás Rincón) e Neymar; Barreal (Rollheiser), Guilherme (Robinho) e Thaciano (Tiquinho Soares)

Próximo Compromisso do Peixe

  • Santos x Novorizontino (01ª rodada do Paulistão-2026)
  • Data e horário: 11/01 (Domingo), às 16h00 (de Brasília)
  • Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

PITACOS DO BERTOLDI

A vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, foi fruto de uma atuação coletiva sólida, mas não se pode negar que o retorno do jogador Neymar ao time nas últimas rodadas mostra que a volta do jogado ao time, foi fundamental para transformar o Santos em um time competitivo e confiante.
O Peixe não apenas sobreviveu, como terminou a temporada com perspectivas renovadas para 2026.

Se a vitória sobre o Cruzeiro consolidou a permanência, o caminho até ali teve a marca de Neymar. O craque retornou ao Santos em meio à luta contra o rebaixamento e mudou completamente o cenário.
Com Neymar em campo, o Santos conquistou três vitórias em cinco jogos, incluindo triunfos sobre Sport, Juventude e CruzeiroO time saltou de desempenho de rebaixado para 60% dos pontos disputados com o camisa 10.

Neymar trouxe confiança, atraiu marcação e abriu espaço para companheiros como Thaciano e João Schmidt brilharem.
Contra o Flamengo por exemplo, ainda no primeiro turno, Neymar marcou o gol da vitória por 1 a 0, mostrando que ainda é capaz de decidir jogos grandes

Acompanhe a Coletiva do Técnico Juan Pablo Vojvoda

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
 (Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)
Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *