Análise e ComentárioBastidores do Santos FCContrataçõesTreinador

De volta ao Santos Fábio Carille chega com a missão de devolver o clube a elite do Futebol Brasileiro

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Preocupado com a situação do Clube, principalmente no Campeonato Brasileiro, competição na qual o Santos Futebol Clube, recentemente perdeu pela primeira vez em seus 111 anos de história, o privilégio de jamais ter sido rebaixado, o Presidente Marcelo Teixeira não esperou muito, e pouco tempo após o anúncio de sua vitória nas eleições do clube, tratou de resolver ele mesmo, a contratação do técnico Fábio Carille, treinador que no entendimento no novo presidente do Santos, é o nome certo para reconduzir o time a Séria A do Campeonato Brasileiro, assim como reconquistar as vagas perdidas, em competições importantes como: Copa Libertadores da América, Copa Sul-americana e Copa do Brasil, assim como fazer o time voltar a disputar as fases finais do Campeonato Paulista, algo que não acontece há três anos.

Desta maneira o Santos anunciou na tarde desta terça-feira (19) a contratação do técnico Fábio Carille, que chega para a sua segunda passagem pelo clube de Vila Belmiro, com um contrato de um ano, com opção de renovação por mais uma temporada.

Marcelo Teixeira cujo empenho pessoal foi determinante para a volta do treinador Fábio Carille

Assim que soube do interesse do Santos em contar novamente com o seu trabalho, através de um contato inicial feito pelos representantes do clube, Alexandre Gallo e Fernando Silva, contato ocorrido ainda na última semana, Fábio Carille mostrou-se bastante empolgado com a possibilidade de comandar o Santos novamente, porém havia um empecilho: Com contrato em vigência com o V-Varen Nagasaki, equipe que disputa a segunda divisão do futebol  do Japão, Fábio Carille recusou a oferta para dirigir o Santos na temporada de 2024.

O treinador atualmente de férias da temporada do futebol japonês, alegou que já havia se comprometido com a Diretoria do Nagasaki, assegurando seu compromisso para a temporada de 2024, inviabilizando assim sua transferência para o Santos. Além disso, uma multa rescisória no valor de 1,5 milhão de dólares (R$ 7,3 milhões), estaria completamente fora da realidade financeira do Peixe.

Nesse momento, enganou-se quem achou que as negociações estavam encerradas, e que a tentativa de trazer Fábio Carille de volta ao Santos, seria mais uma vez frustrada! Determinado a ter o treinador à frente da reconstrução da equipe, foi então que o Presidente Marcelo Teixeira passou a mão no telefone e ligou pessoalmente para o treinador, lhe apresentando não apenas um projeto de trabalho, mas todas as garantias para que ele pudesse deixar sem medo, o futebol Japonês e viesse para o Santos! Tudo resolvido faltava apenas o anúncio oficial.

Em sua primeira passagem pelo Santos, no segundo semestre de 2021, Carille chegou ao clube logo após a saída de Fernando Diniz, e pegou o Alvinegro na reta final do Brasileiro. Teve uma partida pela Copa do Brasil no qual foi eliminado para o Athletico-PR e salvou o Santos do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Em 27 jogos foram 9 vitórias, 10 empates e 8 derrotas com 23 gols marcados e 24 sofridos, com 37 pontos conquistados e um aproveitamento de 45%.

Nascido, em São Paulo-SP no dia 26 de Setembro de 1973, Fábio Luiz Carille de Araújo, mais conhecido como Fábio Carille, é um treinador de futebol e ex-jogador, com passagens por clubes importantes do Futebol Brasileiro!
Fábio Carille que completou 50 anos recentemente, iniciou sua carreira como jogador de futebol em 1992, no XV de Jaú onde fez toda sua base, desde o juniores até chegar ao profissional, Zagueiro e lateral-esquerdo, Carille fez parte de uma safra do clube, onde surgiram o atacante França e o volante Edmilson (campeão do Mundo com a seleção em 2002).

Seu último clube como jogador foi o Grêmio Barueri, time pelo qual em 2007 pendurou as chuteiras.
Encerrada a carreira nos gramados, Carille optou por seguir na área esportiva, tornando-se auxiliar-técnico, integrando a comissão técnica do clube barueriense onde permaneceu por duas temporadas antes de chegar ao Corinthians onde em 2009, iniciou sua trajetória como Auxiliar Técnico sendo braço direito de treinadores como Mano Menezes (que pediu sua contratação), Adílson BatistaTite e Cristóvão Borges.
Em 2010, com a saída de Mano Menezes, contratado para comandar a Seleção Brasileira, Fábio Carille assumiu o comando técnico da equipe onde conquistou como treinador, os títulos de Campeonato Paulista: 2017, 2018, 2019 e Campeonato Brasileiro: 2017

Após a saída do Corinthians, Carille foi anunciado como treinador do Al-Ittihad, da Arábia Saudita.
Pouco mais de um ano treinando a equipe árabe, no dia 22 de agosto de 2021, o treinador anunciou sua saída do clube. Pouco de duas semanas depois, o Santos anunciou sua contratação.
Em 12 de junho de 2022, Carille foi anunciado pelo V-Varen Nagasaki, do Japão. Em sua primeira temporada, encerrou a sua participação na J-League 2 na décima primeira colocação.

Neste ano, com mais tempo para treinar e dirigindo a equipe desde a pré-temporada, Fabio Carille obteve resultados melhores com o V-Varen, que encerrou a temporada em sétimo lugar após 42 rodadas, com a terceira melhor pontuação como mandante e o terceiro melhor ataque da competição. Foram 18 vitórias, 11 empates e 13 derrotas 70 gols pró, 56 contra, saldo de 14 Gols positivos!

PITACOS DO BERTOLDI

Fabio Carille é conhecido por sua filosofia de jogo focada na organização defensiva, disciplina tática e eficiência. Ele costuma priorizar a solidez defensiva de sua equipe, buscando manter a compactação e a marcação forte, além de valorizar a posse de bola e a transição rápida para o ataque. Carille também é reconhecido por sua capacidade de motivar e organizar seus jogadores em campo, buscando sempre um equilíbrio entre defesa e ataque.

Sua trajetória vitoriosa e sua capacidade de estruturar times sólidos e competitivos tornaram-no uma escolha atraente para o Santos, que busca retomar sua trajetória de sucesso.

Acompanhe a Chegada do técnico Fábio Carille ao Santos

(Crédito: Imagem: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *