Santos bate o Vasco fora de casa e demonstra que está em franca evolução
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
Jogando pela 06ª rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e Vasco se enfrentaram na tarde deste domingo (14), às 16h00 (de Brasília), quando no Estádio São Januário, os Santistas bateram os Vascaínos pelo placar de 1 a 0.
Se empatar fora de casa, e beliscar um pontinho na classificação, não é mal resultado, vencer então, aí é que a coisa fica boa mesmo!
O gol que decretou a vitória do Alvinegro de Vila Belmiro, foi marcado pelo centroavante Deivid Washington, jovem promessa da base Santista, garoto de apenas 17 anos, que aos 29 minutos da primeira etapa, recebeu uma assistência açucarada do meia Lucas Lima e com muita consciência, calma e frieza, bateu de chapa na bola, no canto baixo da trave, tirando qualquer possibilidade de defesa do goleiro cruz-maltino
Na situação atual em que o Alvinegro Praiano se encontra, começando depois de meses de trabalho, a finalmente assimilar a maneira como o técnico Odair Hellmann gosta de trabalhar, gosta de montar as equipes que dirige, nada melhor do que vencer fora de casa, e o melhor: Pela primeira vez desde que assumiu o comando técnico da equipe, o Santos emenda uma boa sequência de vitórias!
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Hellmann chegou aos 10 pontos conquistados, subindo da 9ª para a 07º colocação, distante apenas 02 pontos da zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores.
Mais do que a importância da vitória, mais do que a importância dos três pontos conquistados, é constatar que mesmo com todos os problemas e carências de peças no elenco, é nítida a evolução tática da equipe do Santos!
Jogadores cada qual, fazendo o que foi treinado, a equipe compacta e solidária, postura tática definida, onde agora consegue-se enxergar o desenho tático da equipe!
O Santos ainda carece de reforços se quiser se manter nesse patamar, buscando vaga na Libertadores, carece também de reservas a altura dos titulares, pois a temporada é longa e com torneios simultâneos, mas o que hoje tem deixado os torcedores mais animados e esperançosos, é a evolução da equipe!
FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 1 SANTOS
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de maio de 2023, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (FIFA) e Karla Renata Cavalcanti de Santana
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira
Cartões amarelos: Erick Marcus, Puma, Robson Bambu e Léo (Vasco)
Cartões amarelos: Nathan e Odair Hellmann (Santos)
Gols: Santos: Deivid, aos 28’ do 1ºT
VASCO: Léo Jardim; Puma, Robson, Léo e Lucas Piton; Jair, Galarza (Alex Teixeira) e Barros (Orellano); Gabriel Pec (Erick Marcus), Figueiredo (Rodrigo) e Pedro Raul Técnico: Maurício Barbieri
SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim e Gabriel Inocêncio; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima (Lucas Barbosa); Ângelo (Daniel Ruiz), Deivid (Alison) e Lucas Braga (Ed Carlos). Técnico: Odair Hellmann
Depois de falhar em alguns jogos, falhas determinantes que decretaram alguns dos gols que o Santos sofreu, o Goleiro João Paulo voltou a realizar grandes defesas, garantindo a vitória sobre o Vasco em São Januário.
Rodrigo Fernández é um volante esforçado, voluntarioso, mas infelizmente não tem condições técnicas para vestir a camisa do Santos! Trata-se de um jogador de contenção, que chega atrasado em todas as disputas de bola, erra muitos passes, e faz faltas desnecessárias, sofrendo muitos cartões.
PITACOS DO BERTOLDI
Como já destaquei anteriormente, é nítida a evolução tática da equipe do Santos, principalmente no aspecto defensivo!
Jogando contra o Vasco fora de casa, o sistema defensivo do Santos foi muito testado, e eu diria que passou no teste!
A única ressalva que faço, é em relação a algumas alterações realizadas pelo técnico Odair Hellmann.
O Santos conquistou uma vitória muito importante, mas eu gostaria de deixar aqui uma análise que fiz.
A maneira como o Santos jogou, foi correta! Fora de casa o time tem que jogar fechadinho mesmo, e explorando os contra-ataques em velocidade!
Eu sempre defendi que sabedor das nossas carências técnicas, o Santos precisava deixar de lado essa cobrança insana de quererem que o time jogue pra frente, ofensivamente e agredindo a defesa adversária o tempo todo, porque entendo que não temos elenco para isso! Isto posto, sempre defendi que até que possamos ter um elenco mais qualificado, deveríamos jogar com uma postura mais defensiva, com o time mais compactado, explorando os contra-ataques!
A Questão é que hoje, vencemos o Vasco fora de casa, porém o treinador falhou na leitura que fez do jogo!
Graças as alterações equivocadas do Sr Hellmann, o Santos terminou a partida, assistindo o Vasco jogar!
Nosso treinador congestionou defesa e meio de campo, tirando todos os atacantes do time! Terminamos a partida sem um único atacante no time! Resultado: Passamos os últimos 10 minutos da partida, debaixo de um forte bombardeio vascaíno, e sem necessidade nenhuma!
Como não havia mais ninguém lá na frente, nossos jogadores se livravam da bola, através de chutões que invariavelmente caiam nos pés dos vascaínos! O final do jogo foi um verdadeiro ataque contra defesa!
Nenhum time por melhor defesa que tenha, não aguenta ficar sendo bombardeado o tempo todo! Se você se propõe a jogar reativamente, você precisa ter um contra-ataque montado, até mesmo para desafogar a defesa, segurando um pouco a bola lá na frente!
Segurar um resultado com o time inteiro só se defendendo, é suicídio! Defesa nenhuma aguenta ser bombardeada sem parar!
Confira os gols do Santos
Acompanhe a Coletiva do Técnico Odair Hellmann
(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)
O Alvinegro Praiano volta a virar a chavinha e foca suas atenções para quarta-feira (17), quando recebe às 19h00 na Vila Belmiro, a equipe do Bahia pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!