Jogadores do Santos passam por avaliações físicas e clínicas para iniciarem a pré temporada
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
O Santos iniciou na manhã desta última quarta-feira, os trabalhos visando a pré-temporada.
Após a reunião na qual, os jogadores tiveram o primeiro contato com o coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão e o técnico Odair Hellmann, todos os atletas fizeram avaliações fisiológicas com acompanhamento do Departamento Médico do clube no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF).
Na sequência, o elenco foi dividido em grupos. Uma parte fez testes de isocinético e saltos na academia, e o restante fez trabalho leve no gramado.
A Pré-Temporada é o período que ocorre antes do início das competições oficiais que o clube disputará durante a temporada, e serve como uma preparação para os jogadores poderem suportar a exigência da carga de jogos e treinos a que serão submetidos durante o ano!
Durante esse período, os clubes coletam informações sobre o estado físico de seus atletas, por meio da realização de exames clínicos e avaliações físicas!
Desta maneira, todos os departamentos do clube voltados ao futebol, passam a trabalhar em conjunto, e assim utilizar dessas informações para que a Comissão Técnica, tenha um mapeamento detalhado tanto sobre as condições dos jogadores de maneira coletiva, assim como individual, o que dá aos Departamentos de Preparação Física, Departamento de Fisiologia, Departamento Médico, e Nutrição, poderem ter dados atualizados para trabalharem ao longo da preparação, com o objetivo de maximizar o rendimento de cada jogador.
Já por parte do Treinador e seus Auxiliares, a pré temporada é um período de absoluta importância, pois trata-se do tempo que terão disponível antes do início das competições, para que possam incorporar junto a elenco, o “Modelo de Jogo”, que será adotado, tendo tempo para treinar todos os seus conceitos para que durante a temporada, possam evoluir técnica e taticamente, inclusive no aprimoramento das estratégias que o time bem treinado, poderá adotar de acordo com cada adversário que terá que enfrentar.
Com 37 atletas à disposição para o início da pré-temporada, incluindo os reforços contratados como o zagueiro Messias, o volante Dodi, o atacante Mendoza e o lateral-direito João Lucas, além dos garotos da base recém promovidos, Ivonei, Cadu, Pedrinho Scaramussa e Derick, (volante, laterais e zagueiro), respectivamente, o “Departamento Médico” do Santos, dividiu o elenco em três grupos para realizar as avaliações de forma simultânea, a fim de otimizar o tempo antes do início dos treinos com bola.
Os atletas fizeram avaliações fisiológicas e depois foram divididos em dois grupos.
Uma parte fez testes na academia e o restante fez trabalho leve no gramado.
Alguns grupos ficam internos, fazendo atividades avaliativas, enquanto o outro grupo vai para o campo fazer trabalhos específicos. E nisso a gente consegue gerar carga de treinamento para que eles possam entrar em um ambiente competitivo o mais rápido possível”, afirmou Charles Costa, Coordenador do Núcleo de Saúde do Santos FC.
Entre quarta (14) e sexta (16), todos os jogadores do Alvinegro Praiano passarão por exames cardiológicos (ergoespirometria, ecocardiograma, clínico e odontológico), laboratoriais, fisiológicos, testes quantitativos com a fisioterapia (isocinético e saltos) e físicos (no campo).
Ao contrário do que ocorria em anos anteriores em que o elenco de jogadores precisava ser dividido e levado para São Paulo (Capital), para em grupos, realizarem os exames, este ano o Santos tratou de agilizar o processo, e a diretoria firmou parceria com duas empresas da área de saúde, a Vyaire Medical e a Santos Clinic, trazendo para dentro das dependências do CT Rei Pelé os equipamentos dos testes cardíacos!
A grande diferença é que com isso, ganhamos um tempo precioso pois o elenco inteiro estará liberado para o início dos treinos com bola, já a partir da tarde desta sexta-feira (16).
“Isso foi muito importante. A diretoria nos permitiu trazer toda essa estrutura tecnológica de exames cardiológicos e outros aparelhos importantes para dentro do CT. Isso otimizou muito as nossas ações, pois conseguimos acelerar os processos, já que não precisamos levar os atletas para São Paulo, e os resultados saíram rapidamente. Até sexta-feira, no período da tarde, 100% dos atletas estarão aptos para treinar no gramado com a comissão técnica”, concluiu Charles.
Confira a lista dos jogadores que estão realizando a pré-temporada:
Goleiros: João Paulo, Jhon, Diógenes, Breno e Paulo Mazoti
Laterais: Cadu, Felipe Jonatan, João Lucas, Lucas Pires, Nathan e Pedrinho Scaramussa
Zagueiros: Alex, Derick, Eduardo Bauermann, Luiz Felipe, Maicon e Messias
Volantes: Camacho, Dodi, Rodrigo Fernández, Sandry, Vinícius Balieiro e Viníciius Zanocelo
Meias: Carabajal, Carlos Sánchez, Ed Carlos, Gabriel Pirani, Ivonei, Lucas Barbosa e Miguelito
Atacantes: Ângelo, Lucas Braga, Marcos Leonardo, Mendoza, Raniel, Rwan Seco e Yeferson Soteldo
O elenco seguirá com as avaliações cardiológicas, físicas, clínicas e fisiológicas nesta quinta-feira (15).
O Santos FC terá um mês de pré-temporada antes do primeiro compromisso de 2023.
A equipe santista estreia no Campeonato Paulista no dia 15 de janeiro contra o Mirassol, na Vila Belmiro, ainda sem horário definido.
Acompanhe agora tudo sobre os primeiros dias de exames e testes físicos no Santos
(Crédito: Imagem: Ivan Storti/Divulgação/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)