Análise e ComentárioBastidores do Santos FCTreinador Santista

Demissão acertada corrige contratação errada

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

E aconteceu o que era o esperado!

O técnico Jesualdo Ferreira não é mais o Treinador do Santos!

Pressionado por maus resultados que culminaram com a eliminação precoce da equipe do Santos ainda nas quartas de finais do Campeonato Paulista, de onde viu seus pupilos serem eliminados da competição jogando em casa contra a fraca Ponte Preta, adversário que escapou do rebaixamento apenas na última rodada da fase de classificação, o português Jesualdo Ferreira de 74 anos, não resistiu aos maus resultados e reunido com sua comissão técnica na tarde desta quarta-feira no CT Rei Pelé, foi comunicado oficialmente pela Diretoria do clube que seus serviços seriam dispensados!
O agora ex treinador do peixe, foi demitido antes mesmo que o treino da tarde tivesse seu início.

                                            O Santos emitiu em seu site um comunicado oficial:

“A direção do Santos Futebol Clube comunica que Jesualdo Ferreira não é mais treinador da equipe profissional. O clube agradece o extremo profissionalismo do técnico durante o tempo em que esteve no comando do Peixe e deseja sorte na continuidade de sua carreira.
Os auxiliares Rui Águas, Antonio Oliveira, Daniel Gonçalves e Pedro Bouças, e o preparador José Pedro Pinto, também não seguem no Santos FC.”

Não se pode dizer que a demissão do treinador, seja de toda uma surpresa!
Surpresa na verdade, foi a sua contratação, e sobre isso comentamos aqui mesmo em mais de uma edição do Blog, quando do anúncio da escolha de seu nome para substituir ao treinador Jorge Sampaoli.

Pelo alto desempenho da equipe dentro de campo, jogando um futebol que encanta o torcedor Santista, pois é o futebol que fez do Santos o time mais conhecido no mundo todo, Jorge Sampaoli transformou por si só, a missão de substituí-lo, uma missão inglória para qualquer treinador que o sucedesse!

Não bastasse isso, Jesualdo Ferreira chegou ao Santos com uma metodologia de trabalho e um estilo de jogo, completamente antagônicos ao futebol que os jogadores do Santos estavam acostumados e treinados para jogar!
Foi literalmente como jogar baldes de gelo em uma fogueira!
Logo de início, ainda nos primeiros dias da pré temporada, já ficava nítida a diferença de estilos e a insatisfação dos jogadores em relação a diferença de trabalhos!

De repente era como se o time acostumado a jogar ligado à uma tomada 220v, passasse a jogar movido à corda!

E não eram apenas os treinos, ou a maneira como taticamente o treinador armava a equipe! Ao Contrário de seu antecessor que pilhado o tempo todo, extraía à beira do gramado 150% do que os jogadores poderiam entregar em campo, Jesualdo comandava o Santos à Beira do Gramado com o mesmo silêncio e passividade de quem assiste uma ópera!

O fraco desempenho de sua passagem, se reflete em números incontestáveis:
Desempenho do Técnico Jesualdo Ferreira no Comando do Santos!

Jesualdo Ferreira estreou no Comando do Santos no dia 23 de Janeiro de 2020, na primeira rodada do Campeonato Paulista contra o RedBull-Bragantino na Vila Belmiro!    

JOGOS  15
VITÓRIAS  06
EMPATES  04
DERROTAS  05
GOLS A FAVOR  17
GOLS CONTRA  16
SALDO D/ GOLS +01
Vitórias em casa  04
Empates em casa  03
Derrotas em casa  01
Vitórias fora/casa  02
Empates fora/casa  01
Derrotas fora/casa  04

Com a saída do treinador e sua Comissão Técnica, o Santos precisa correr contra o tempo se quiser apresentar um novo treinador antes da primeira rodada do Brasileirão 2020.
A Diretoria do clube tem apenas três dias para achar um novo treinador, missão um tanto complicada para um clube que no momento, tem na praça fama de caloteiro!

Além de se preocupar com a contratação de um novo treinador, o Santos primeiro terá que entrar em um acordo com o técnico e o restante da comissão, com relação aos valores referentes a rescisão de contrato.
Entre salários, direitos de imagem atrasados, multa contratual e etc…, o Santos pode ter que desembolsar algo entre cinco e sete milhões para o acerto com toda a Comissão Técnica.

Neste momento a informação obtida pelo Blog, aponta “Alexi Stival”, mais conhecido como Cuca, como o nome favorito do Presidente Peres e do Comitê Gestor, para substituir ao técnico Jesualdo Ferreira!

A Pergunta que fica é:
Cuca que deixou o Santos ao final de 2018, tecendo duras críticas a bagunça que estava o clube, criticando a administração e a maneira como o Santas estava sendo conduzido, voltaria agora para fazer o que, sendo que a situação atual é 10 vezes pior do que aquela que ele já criticava?

 

Para finalizar deixo para a analise dos meus leitores, meu pensamento com relação a demissão do treinador Jesualdo Ferreira.

  1. Para começar não deveria nem ter vindo!
  2. Quem analisou seu Curriculum, no mínimo desconhecia completamento a história do Santos e sua maneira de jogar!
  3. Tratava-se à época, de um treinador aposentado há pelo menos seis meses, onde sua atuação no meio futebolístico, se resumia apenas a comentarista em um canal de esportes da TV Portuguesa, além de um curriculum cujo maior feito com quase quarenta anos como treinador, havia sido um tricampeonato Português no triênio 2006-2007-2008.
    Ou seja: O Auge de sua carreira ocorreu há 12 anos!
    Só não viu que essa aventura não daria certo, os inteligentes que dirigem o clube, ou quem não quis mesmo!

Embora em minha sincera opinião, como treinador o senhor Jesualdo Ferreira dificilmente encaixaria um bom trabalho no Santos, por tudo o que já foi destacado, e acho mesmo que insistir em sua permanência seria um erro, não posso deixar de expressar minha tristeza como torcedor, por ver que mais uma pessoa que tinha uma imagem maravilhosa sobre o que imaginava ser o grande Santos de Pelé e Companhia, chega ao Santos, conhece o clube, e sai daqui indo embora, bastante decepcionado com a realidade que encontra no clube!
Já houvera sido assim com o técnico Jorge Sampaoli, e agora se repete com o Português Jesualdo Ferreira, que certamente comentará em Portugal, o que é o Santos Futebol Clube!

Triste pois tenho a impressão, de ter sido alguém que apesar de não ter nascido Santista, admirava o Santos como jamais vi outro treinador vindo de fora, admirar!
Que de agora em diante, nossos dirigentes tomem mais cuidado com o que estão fazendo com a imagem do Santos, cada vez mais arranhada!

(Crédito: Imagem: Ivan Storti/Divulgação/Santos FC)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *