Santos atravessa o samba e decepciona torcida

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Uma comissão de frente que não marca gols!
Um enredo que não empolga!
A evolução quase não se vê!
Harmonia virou “Desarmonia”
A Bateria anda arreando antes do tempo!
Nosso Trio que era “Elétrico”, hoje parece movido à corda!
Um Pierrô que chora de saudades de uma Colombina Argentina que o deixou!
Fantasia é o único quesito em que tiramos nota 10!
Afinal de contas, nosso Presidente vive nela!

Desse jeito, além de atravessar o Samba na Avenida chamada “Futebol”, na arquibancada o torcedor se pergunta:
Como será o amanhã?
Responda quem puder!
O que irá nos acontecer?
Nosso destino será o que Deus Quiser!

Pois é meus amigos; esse é o Carnaval Santista!
Fôssemos uma Escola de Samba, nosso desfile anda tão fraco, que certamente cairíamos do grupo especial para o grupo de acesso!
Neste Sábado de carnaval, o Santos foi a simpática e sempre agradável cidade de Itu, no interior paulista, cidade onde afirmam que tudo é “GRANDE”, mas coincidentemente, onde o futebol do Santos tem se mostrado”PEQUENO”!
Alguns mais gozadores, dirão que já houve uma evolução, afinal se no ano passado perdemos de cinco, ontem foi só de dois!

Gozações à parte, até porque nessa hora, somos mesmo um prato cheio para o sarro dos adversários, a verdade é que o futebol ridículo que o Santos vem apresentando, não tem nada de engraçado! 
A preocupação existe e é plenamente justificável. Afinal de contas temos um clássico pela frente, um jogo difícil contra o Palmeiras, cujo presidente do Santos, ainda fez o favor de levar para fora da Vila Belmiro, e em seguida o Santos faz sua estreia na Taça Libertadores jogando na Argentina contra o Defensa y Justicia.

Inexplicavelmente, o Santos cujo time que vai a campo em 2020, perdeu apenas três jogadores, dois que deixaram o clube, (Gustavo Henrique e Vitor Ferraz ), e outro, lesionado, (Marinho), não é nem sombra do time que terminou 2019, dando show e goleando o Campeão Brasileiro!
Hoje, embora o criticasse por suas invencionices, que diga-se de passagem, nos tiraram pontos preciosos, a verdade é que tenho que reconhecer por justiça que o grande diferencial desse mesmo elenco, chamava-se “Jorge Sampaoli”

O atual treinador, o Português Jesualdo Ferreira, não consegue extrair um décimo do que o Sampaoli extraía desses mesmos atletas!
Vejam como esse senhor, desconhece completamente seus jogadores, e como jogava o Santos.
Soteldo tendo que voltar para o meio de campo para buscar bola?
O Soteldo foi no ano passado, o grande destaque do ataque do Santos, porque recebia lançamentos em velocidade, e com a sua ginga e habilidade, driblava seus marcadores, e passava por eles como queria.
Soteldo desequilibrava, porque jogava como um autêntico ponta à moda antiga.

Agora com o Ferreirinha, joga infiltrado no meio de campo, muito mais marcado, e sem espaço para utilizar de sua velocidade, posição completamente equivocada e que está matando seu futebol.
A insistência com o jogador Arthur, também mostra-se equivocada!
O Goleiro Everson já merece esquentar um banco faz tempo!
Vladimir é muito mais goleiro do que ele!

Problemas como falta de preparo físico, falta de treinamentos técnicos e táticos, rachão a semana inteira, falta de empatia entre o treinador e o elenco, insatisfação dos jogadores em relação a metodologia de trabalho, sabidamente ultrapassada, e até cortes absurdos realizados na alimentação dos jogadores!
Tudo isso foi dito e comentado aqui no Blog, muito antes de acontecer!
Como eu sabia? Tenho Bola de Cristal ou sou Vidente?
Não! Eu apenas fiz minha lição de casa, e como Repórter, (Espirito) que nenhum Jornalista deixa de ter, fui atrás de informações sobre o treinador, até com amigos em Portugal.

Só os espertos Dirigentes do Santos, é que não sabiam que o treinador que estavam contratando, não tinha o mínimo perfil que combinasse com o estilo de jogo do time do Santos, nem com a maneira histórica com a qual o torcedor Santista, gosta de ver seu time jogar!!
Porém apesar de tudo isso, nada justifica o futebol pífio que os jogadores vem jogando!
Jogador de futebol, obedece as orientações e respeita treinador, que se impõe e tem comando firme!
Se o Treinador é um moloide, eles montam e fazem o que querem!
Portanto, o que quero dizer, é que jogador obedece o treinador, até a página 2.

Se lá dentro de campo, eles percebem que a coisa não está andando, eles mesmos conversam entre si, e se arrumam, jogando do jeito que eles entendem ser o melhor!
Se o problema todo é a falta de adaptação ao novo esquema, ou se eles acham que o esquema novo não rende, não dá certo, e etc…, quem passou um ano inteiro jogando sob o esquema antigo, não se esquece!
 Se arrumem em campo e por conta própria joguem como jogavam!
Isso se quiserem acertar as coisas!
Porém se o intuito for derrubar o treinador, eles continuam fazendo apenas o que o treinador mandou, sem se importarem se a vaca está indo para o brejo!

Seja como for, penso que a Diretoria só tem dois caminhos a seguir:
Ou entendem já: Que com esse Treinador, a coisa não vai andar, e o demitem o quanto antes, ou bancam o treinador mesmo se tomarem um sacode no clássico com o Palmeiras! O que não podem é postergar uma decisão até o resultado do clássico, e aí mandarem o treinador pra rua, às vésperas de uma estreia na Libertadores!
O erro que foi contratá-lo, já foi feito! Resta agora, minimiza-lo o quanto antes!
É bobagem se iludir com desculpas como jogadores machucados, falta de tempo, adaptação, ou qualquer outro argumento que se queira usar, em defesa do treinador Jesualdo Ferreira!
Simplesmente Treinador e elenco, não casaram! Não houve aquela sintonia que precisa haver!

Confesso que me entristece e me dói o coração de verdade, ter que tecer críticas ao trabalho de um senhor, que não só em mim, mas creio que em muitos, desperta aquele sentimento tão bom, de carinho e respeito que temos pelos idosos!
O senhor Jesualdo Ferreira, é uma figura que nos lembra um “Avô”, figura tão querida de nossa infância!
A Questão é que não posso deixar de analisar seu trabalho como treinador do Santos, e na posição de Comentarista, deixar de fazer as críticas que acredito serem justas, só porque se trata de um senhor de idade que nos desperta bons sentimentos!

Volto a dizer: O Técnico do Santos é o menos culpado pelo que está acontecendo.
Mesmo sofrendo sua segunda derrota em sete rodadas do Campeonato Paulista, o Santos segue líder do Grupo A, com 11 pontos ganhos.
O Santos volta a jogar no próxima Sábado, 29, às 16:00 quando enfrenta no Pacaembu, o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA
Ituano 2 x 0 Santos
Local: Estádio Novelli Junior, em Itu (SP)
Data: 22 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
Público e renda: 3959/R$ 166.680,00
Cartões amarelos: ITUANO: Gabriel Tagliari, Luizinho e Suéliton
SANTOS: Soteldo e Jean Mota
GOLS: Ituano: Yago e Corrêa, aos 11 e 26 minutos do 1T.

ITUANO: Pegorari, Pacheco, Ricardo Silva, Suéliton e Breno Lopes; Baralhas, Marcos Serrato e Corrêa; Yago (Gabriel Barros), Luizinho (Léo Duarte) e Gabriel Tagliari (Luiz Paulo) Técnico: Vinicius Bergantin

Escalação do 11 Santista
A Imagem do Desanimo
Jesualdo Ferreira fala após a partida contra o Ituano

(Crédito: Imagem MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO)
(Crédito: Imagem: Ivan Storti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.