Criatura nenhuma jamais será maior que seu criador

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

O Torcedor santista anda preocupado!
Primeiro porque terminou o ano de 2019, assistindo a uma exibição de gala do seu time do coração, e esse ano, o futebol apresentado até o presente momento, (Já foram jogadas quatro partidas), nem de longe lembra o Santos de dois meses atrás!

Que as perspectivas para 2020 são sombrias, e deixam qualquer Santista que entenda um pouquinho de Futebol, em pânico, isso é inegável.
Para piorar, abre-se uma possibilidade muito concreta e real, do Alvinegro de Vila Belmiro vir a perder nas próximas horas, justamente o jogador que caiu nas graças do torcedor Santista, e que até a temporada passada, foi o melhor jogador do Santos!
Eu me refiro ao jogador Soteldo, atacante do Peixe que está sendo assediado pelo Atlético Mineiro.

Soteldo pode estar deixando o Peixe

Vamos tentar entender essa possibilidade, e o porquê o Santos corre mesmo perigo de perder o jogador.
Embora não seja uma negociação fácil ou simples como alguns estão alardeando, a verdade é que se trata de algo perfeitamente possível.
O Jogador Soteldo, pertence 50% ao Santos 50% ao huachipato do Chile, lembrando que esse percentual, se refere aos direitos “Econômicos” do jogador, pois os direitos “Federativos”, pertencem sempre ao clube pelo qual o jogador foi “federado”, (inscrito nas competições organizadas por determinada Federação).                                                                                                         

De acordo com o que está sendo divulgado como informação verdadeira, existiria no contrato do jogador, e eu estou escrevendo “Existiria” pois não se pode afirmar ser verdade, algo que nenhum colega da Imprensa viu ou teve acesso, que é o contrato do jogador, uma cláusula que diz que se um clube chegar com uma proposta para o clube chileno, o Santos tem que comprar os outros 50% pertencentes ao huachipato, algo em torno de 27 milhões de reais.

O Atlético-MG enviou uma proposta pelo jogador Soteldo, atacante do Santos. A oferta pelo venezuelano de 22 anos, é de 12 milhões de dólares (R$ 51,4 milhões). Como o Galo Mineiro, fez essa proposta pelo jogador, isso em tese, obrigaria o Santos, de acordo com uma suposta cláusula que estão afirmando existir no bendito contrato, a comprar essa outra parte do clube chileno!
Porém, a dor de cabeça que esse embrólio pode causar ao Santos, parece ser mais grave do que se pensa.
Segundo consta, dos 50% do jogador, parte adquirida pelo Santos quando o contratou lá no início de 2019, o Santos só teria pago a metade!
Ou seja: O Alvinegro Praiano ainda deve cerca de 13 milhões ao huachipato. Então na verdade, o Santos só pagou por 25% do jogador, sendo que o huachipato ainda não recebeu pelo restante desses 50% dos quais o Santos ficou, e ainda detém os outros 50%.
Infelizmente, mais uma vez o torcedor Santista fica sem saber realmente o que é verdade, e o que é pior: Quem está falando a verdade!
huachipato e Atlético Mineiro dizem uma coisa, o Santos afirma outra, e o contrato que trás a verdade, esse estranhamente, ninguém por parte do Santos vem a público e mostra!

Soteldo além de ser um jogador muito querido pelo torcedor santista, foi um dos destaques do Peixe na temporada, com dez gols e seis assistências em trinta e quatro partidas.
Os Dirigentes do Santos, se dizem tranquilos e confiantes no fato do jogador ter contrato com o clube até 2022, e não ter procurado nenhum membro da Diretoria, cogitando um desejo de deixar o Santos!

O Perigo que ronda o Santos, “Atlético Mineiro“ trabalha em duas frentes:
A Primeira é o poderio econômico de seus maiores parceiros. Esses parceiros do clube mineiro, são mais do que apenas aliados financeiros. O fundador e presidente do conselho da MRV, Rubens Marin, é atleticano fanático, já o Ricardo Guimarães, um dos acionistas do BMG, é outro que nutre paixão profunda pelo time mineiro. Portanto, além de grandes empresas e com muito dinheiro, ainda por cima são torcedores apaixonados!

Outra aposta do Galo para minar as defesas Santistas, é usar seu atual treinador Rafael Dudamel, que por coincidência também é Venezuelano e treinador da Seleção Venezuelana, para seduzir Soteldo a mudar seu cardápio, trocando o Peixe pelo Tutu à Mineira.
Há quem garanta que o jogador já teve sua cabeça feita, e inclusive estaria forçando a barra para que o Santos aceite a oferta mineira.

Já o Santos, tem um trunfo em mãos para dificultar as negociações!
Trata-se do valor que presidente quer pelo jogador!
A Diretoria do clube, afirma que só negocia o venezuelano por 30 milhões de euros (cerca de R$ 132 milhões).
Além disso, o presidente Santista declarou que “Soteldo hoje é inegociável. Ele é o xodó da torcida, das crianças. Ele está se tornando um símbolo da molecada. Não dá para tirá-lo do nosso elenco. São nossos novos torcedores”

As cartas estão na mesa! Resta a nós bons observadores, esperamos para ver quem está blefando, quem tem as cartas mais altas, e quem tem mais vontade de ficar com o jogador!
Outra aposta paralela mas não menos importante, está na mesa!
Sem dinheiro em caixa, e sem nenhuma outra alternativa, (Jogador), para vender e fazer dinheiro, o presidente do Santos conseguirá resistir as tentativas do Galo para levar o Baixinho Soteldo? Ou por ser um ano diferenciado na vida do clube, (Ano de eleição para presidente), o senhor José Carlos Peres, fará alguma loucura para não queimar seu filme com a torcida, que certamente não aceitará passivamente perder seu maior postulante a ídolo Santista?
Definitivamente, não precisa de tamanho para colocar um Presidente, em uma verdadeira sinuca de bico!

Para finalizar: Soteldo é hoje, um destaque do time, jogador que no esquema tático do treinador Jorge Sampaoli, era o principal responsável por usar de sua habilidade e velocidade para puxar os ataques do Santos? Inegável que sim!
A Questão é que se tem algo que aprendi no futebol, é que o maior erro de um presidente, é querer segurar a força um jogador que não quer mais ficar no clube!
Se for verdade que o Soteldo quer mesmo ir embora, que vá com Deus!

Primeiro de tudo, porque um jogador que não tem a dimensão da grandeza do que significa jogar no “Santos Futebol Clube”, e prefere ir jogar no Atlético Mineiro, tem mais é que vazar mesmo!
Segundo e mais importante, um clube que teve um “Quinteto Fantástico”, como: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, e viu todos os cinco e mais centenas de grandes craques que vestiram o manto, se aposentarem no futebol, e mesmo assim continuou grandioso e conquistando títulos importantes dentro e fora do Brasil, não vai acabar se o Soteldo for embora!  

(Crédito Imagem: Ivan Storti/Santos FC)
(Crédito Imagem: Heber Gomes/AGIF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *