Análise e ComentárioArquivo e MemóriaFutebolGestão e NegóciosHomenagem a História

Orgulho eu tenho é de ser Santista

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Nas últimas 24 horas, não ouço, leio, ou vejo outra coisa, que não seja todo mundo falando da conquista da Taça Libertadores da América, feito realizado pelo Clube de Regatas Flamengo!

Parabéns ao Flamengo, merecedor do título, não pela partida final que fez contra o River Plate da Argentina, mas pelo conjunto da obra, muito embora eu tenha achado exagerada, a dimensão que deram a essa conquista, e mais exagerada ainda, a cobertura dada pela mídia, a qual não me recordo ter reservado cobertura igual, quando o mesmo título foi conquistado por outros clubes fora do Rio de Janeiro!

Porém, o que mais me incomodou mesmo, foram alguns comentários e depoimentos de torcedores Santistas, comentando principalmente sobre a grandeza do Flamengo e o patamar que o clube carioca atingiu em comparação a atual realidade do Santos!
Querem saber de uma grande verdade, verdade que deveria calar alto no íntimo de cada um de nós, e servir de uma boa reflexão?
Nós Santistas, somos os únicos e maiores culpados pelo Santos estar na situação em que está, e que se analisarmos mesmo com isenção, até que em termos de conquistas (Títulos), nem estamos tão mal assim!
Vamos recordar que nos últimos anos, pré gestão José Carlos Peres, andamos beliscando títulos praticamente em todos os anos!

 Mas voltando aos nossos reais problemas, dos quais também como torcedores somos culpados, eles começam por essa “DIVISÃO” idiota de: “Santista” daqui ou “Santista” dali, como se ser santista de um lugar, significasse ser mais santista do que outro que é de outro lugar!
Enquanto nossos rivais e adversários, somam e multiplicam suas forças, o Santista se especializou em dividi-las!
Até nos conscientizarmos que essa divisão infantil só favorece nossos rivais, patinaremos sem sair um centímetro do lugar.

Tivemos duas gerações de “Meninos da Vila“, que encantaram o mundo todo, sendo manchetes até de jornais estrangeiros, calando a mídia da Capital que sempre nos tratou com desprezo, fazendo com que tivessem que reconhecer e reverenciar publicamente o Santos que com o nosso futebol,  encantava a todos, fossem torcedores Santistas ou não!
Primeiro formada pela dupla Robinho e Diego!

Robinho e Diego a dupla que conseguiu amolecer até o Coração do sério e sisudo Leão
Agora com PH Ganso e Neymar Robinho já era o Tio da turma
Ganso Robinho e Neymar um time que até os adversários aplaudiam

Aquela molecada que jogava um futebol que resgatava na memória dos santistas mais antigos, as apresentações encantadoras dos tempos de Pelé e companhia, conseguiu levar o Santos a aparecer até no “Programa do Jô”
Nossos meninos com seus feitos em campo, deram ao Santos de mão beijada um material rico, e farto em oportunidades que um “Departamento de Marketing” competente, teria agradecido aos céus por ter caído em seu colo!

Até no Programo do Jô essa Molecada foi parar

 O que fizemos para aproveitar esse maravilhoso momento midiático? Nada! Absolutamente nada!
Não tivemos a mínima competência mesmo tendo Robinho, Diego, PH Ganso, Neymar, e toda aquela molecada que conquistou um título atrás do outro, inclusive nosso “Tri da Libertadores“, para aproveitarmos esse momento e explorar essa fase ao máximo, com ações de Marketing!
Era inclusive pelo próprio apelo que aqueles novos “Meninos da Vila” proporcionavam, o momento ideal de angariar uma nova geração de torcedores e futuros torcedores!

Mas não! Ao invés de pensarem no Santos que é o “Criador” só pensaram na criatura!
O Departamento de Marketing do Santos, virou exclusivo e particular do Neymar!
Trabalhavam somente para conseguir propagandas e publicidades para ele ficar cada vez mais rico, enquanto para o Santos mesmo, nem uma chamada de jogo, lembro do moleque ter  gravado de graça para o clube!

Falta de visão, ações equivocadas, pessoas mal-intencionadas que só se aproximam do Santos para se locupletarem!
São tantos e variados os nossos erros, que fica até difícil de acreditar que o Santos ainda esteja com as portas abertas!
Precisamos repensar urgentemente muitas coisas sobre o clube, começando por ações de Marketing reais, que visem mostrar efetivamente a grandeza do Santos!

Está na hora de refrescarmos a memória da mídia, principalmente que somos o time e o Clube do Rei Pelé!

É do Santos o Rei do Futebol


Somos o único time no mundo, que já interrompeu uma Guerra, que parou por algumas horas em um pacto de trégua jamais visto, só para verem jogar, o grande Santos de Pelé.

E o Santos parou uma Guerra

Nossas marcas e conquistas são inigualáveis!
Precisamos resgatar o orgulho de sermos torcedores do maior clube de futebol do mundo!

Temos problemas graves tanto administrativamente quanto financeiramente, sim é inegável que temos!
Sabemos pela história do próprio clube, que por tudo que conquistou principalmente excursionando mundo a fora, o Santos era para ser hoje o clube mais rico do mundo, sim sabemos!
Porém alguns percalços como uma misteriosa mala recheada com milhares de dólares, ter caído pela janela quebrada de um avião. Pode até parecer piada, mas é uma história ‘quase’ verídica. Este relato foi usado por dirigentes do Santos FC, na década de 1960, para justificar o sumiço de uma enorme quantia em dinheiro vivo, após o time retornar de uma excursão pela Europa.
A história, que até hoje é tratada como uma “lenda” nos corredores do clube, de fato aconteceu, mas como se sabe a mala nunca caiu do avião.

No auge da geração Pelé, o Santos FC realizou centenas de amistosos que renderam milhões de dólares ao clube – Foto: Reprodução

Tem também outro misterioso sumiço, esse outro da renda toda de um clássico contra o Corinthians, ter desaparecido de dentro do cofre do Santos em plena Vila Belmiro, ambos episódios sem explicação, colaboraram entre outras tantas coisas estranhas, para hoje o Santos viver vendendo o almoço para pagar o Jantar!
Sabemos de tudo isso e muito mais, porém eu pergunto:
Vamos ficar lamentando eternamente o “Leite Derramado”, vamos ficar conjecturando quem e quantos passaram pelo clube somente para se beneficiar de algum cargo exercido, ou vamos finalmente deixar qualquer tipo de diferença de lado, e abraçarmos o Santos como uma única família, levando nosso clube que tantas alegrias já nos deu, ao lugar que ele pertence e merece?

Não tenho dúvida alguma, que chegamos a um ponto crucial na história do nosso Santos!  
Ou aproveitamos essa oportunidade em que o Brasil está achando que o Flamengo é o maior do mundo, e recordamos a todos que foi o Santos Futebol Clube, que ao lado da Seleção Brasileira, escreveu a fama do futebol brasileiro lá fora, ou vamos nós mesmos, nos apequenar como querem os nossos rivais!

Temos recordes e mais recordes que dificilmente alguém irá bater!
Que outro clube no Brasil e no mundo, tem um ataque que marcou mais gols que o ataque do Santos? 12.607 gols
Que outro clube no Brasil e no mundo, já enfrentou Seleções de outros países, e as infligiu doloridas e vergonhosas goleadas?
Que outro clube no Brasil e no mundo, tem tantos títulos de torneios diversos, quanto o Santos tem? 89 Títulos sendo: 53 Títulos Nacionais e 36 Títulos Internacionais
Que outro clube Brasileiro, é mais famoso e conhecido no mundo do que o Santos?
Que outro clube Brasileiro, tem ou já teve, algum jogador que tivesse feito 1091 gols como o Pelé fez com a camisa do Santos?

Pelé igual jamais

Que clube Brasileiro, conquistou em um mesmo ano 1968, 8 títulos?
É do Santos, a maior média de gols em um campeonato oficial.
Em 1927, o Santos fez 100 gols em 16 jogos pelo Campeonato Paulista, média de 6,25 por partida.
O Santos, entre 1955 a 1969, bateu 33 recordes de público pelos campos em todo mundo. Nesta mesma época, também foram batidos 47 vezes, os recordes de renda em jogos.

O Santos é o clube que mais atraiu público no Maracanã, excluindo jogos que não envolvia clubes cariocas e a Seleção Brasileira. 132.728 pessoas assistiram a vitória do Santos por 4 a 2, contra o Milan, pela Copa Intercontinental de 1963.
O Santos é o clube que fez mais gols em um mesmo ano. Foram 342 gols em 1959.
O Santos é o clube que mais realizou partidas contra seleções nacionais. Ao todo foram 65 jogos, e também o que mais fez gols e que mais venceu seleções nacionais.
O Santos tem a marca de 718 jogos internacionais. Sendo em 215 cidades diferentes, 71 países (incluindo o Brasil), e nos 5 continentes.

É do Santos, o primeiro estádio particular construído no Brasil. A Vila Belmiro em 1916.
O Santos possui em sua galeria 45 títulos oficiais, sendo consideradas competições organizadas pela FIFA, CONMEBOL, CBF e FEDERAÇÃO PAULISTA.
Dentre os 45 títulos oficiais, 27 foram conquistados em 15 anos.
O Santos ostenta o recorde de 23 títulos oficiais conquistados na mesma década (1960-1969).
Recentemente o Santos bateu outro recorde, ao assinalar o gol de número 1000 em Campeonatos Brasileiros de pontos corridos!
Que clube Brasileiro, tem mais homônimos do que o Santos?

Ao todo, 39 clubes pelo mundo levam o nome do Alvinegro da Vila Belmiro.

Segundo o “Acervo Histórico do SFC”, desses 39 times, 10 ficam no Brasil, nove na América do Norte/Central, oito na Europa, sete na África, quatro na América do Sul e um na Ásia. Os dados são confirmados pelo Centro de Memória e Estatística do Alvinegro, órgão oficial santista.
Que clube Brasileiro, já foi convidado para inaugurar mais estádios que o Santos?
Em toda a sua grandiosa história, o Santos já foi convidado para inaugurar 20 estádios oficialmente. Quando o Alvinegro inaugurou o seu primeiro estádio, ainda não tinha completado 4 anos de fundação.

Total: 20 inaugurações oficiais; 14 Vitórias; 04 Empates; 03 DerrotasMéxico: 2 estádios
Estados Unidos: 1 estádio
Coréia do Sul: 1 estádio
Paraguai: 1 estádio
São Paulo: 7 estádios
Rio de Janeiro: 2 estádios
Minas Gerais: 1 estádio
Paraná: 1 estádio
Rio Grande do Sul: 1 estádio
Bahia: 1 estádio
Alagoas: 1 estádio
Distrito Federal: 1 estádio
– Com um time misto, o Santos inaugurou o Estádio Alfredo Luís Jorge, em Catanduva, no dia 14 de novembro de 1988, com um empate em 1×1 contra o Catanduvense. Porém, de acordo com o “Almanaque do Santos”, essa partida não entra nas estatísticas oficiais do clube de Vila Belmiro.

Essa meus amigos, é só uma pequena amostra de recordes e marcas expressivas que o Santos detêm em sua rica história, história essa, que jamais poderá ser comparada com a do Flamengo ou qualquer outro clube que exista no Planeta!

Barcelona, Real Madri, Milan, ou qualquer  que seja o clube Europeu, podem ser muito bons em ganhar 500 vezes o mesmo torneio “Champions League” , “Copa do Rei” “Campeonatos Estaduais” e etc… Mas conquistar 89 Títulos, sendo 36 Internacionais, está para nascer quem vai ser melhor que o meu Santos!
Está na hora de resgatarmos o orgulho pelo que somos, e pelas conquistas que temos!  
Orgulho por tudo que esses senhores, ajudaram a construir da nossa história! 

Quem reverencia a História garante o Futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *