Análise e ComentárioElenco ProfissionalFutebol

Graças a ele ou apesar dele?

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Discípulo declarado da escola de Marcelo Bielsa, com um estilo de jogo revolucionário e uma lista de títulos à altura, o técnico Jorge Sampaoli tem em seu curriculum, desde ser responsável pelas principais conquistas à frente da “geração dourada”, da Seleção Chilena, bicampeã da Copa América e vice da Copa das Confederações, passando por um bom trabalho na Europa com o Sevilha, até a eliminação da Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, passagem conturbada e marcada por rumores de rebelião, descontentamento com o método de trabalho, perda das rédeas sobre o time, e pressão de jogadores mais experientes como Messi e Mascherano.

Com o prestígio abalado junto a torcida, sem o respeito da imprensa e dos próprios jogadores Argentinos, assim Jorge Sampaoli desembarcou na Vila Belmiro!

Se na Argentina seu País natal, Jorge Sampaoli virou “Memes”, e se transformou em piada, aqui no Santos foi contratado e recebido com pompas de estrela Mundial.

Dez meses depois, e contabilizando três eliminações em quatro Campeonatos disputados, Sampaoli com certeza não é mais unanimidade entre os torcedores Santistas!

Se recorrermos a frieza dos números, podemos até dizer que são mais favoráveis do que negativos. Mas em termos práticos, se lembrarmos que o objetivo principal de toda a temporada é a conquista de títulos, a contratação de um Técnico renomado e vindo de fora, ainda não se justificou!

Dirigindo o Santos, a campanha do treinador Argentino tem bons números.

Em 52 jogos, o Santos conquistou 27 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.
O ataque do Alvinegro Praiano, marcou 79 gols e a defesa sofreu 46

Com toda sinceridade, eu não acho o que o treinador Santista seja um “Péssimo” treinador! Não sou radical a ponto de não reconhecer “Méritos” no trabalho do Sampaoli.

 O que contesto e critico veementemente, são algumas atitudes do Sampaoli, que denotam completa falta de coerência, e as vezes até atitudes de quem parece não entender nada de futebol.

Futebol não tem mistério! No futebol, a conquista de títulos passa impreterivelmente por algo chamado: “Conjunto e Entrosamento”!

 Aí eu pergunto aos amigos: Como pode um time comandado pelo Sampaoli, criar conjunto e entrosamento, se em 52 jogos, o comandante Santista já utilizou 49 formações diferentes?

Essas mudanças constantes tanto de escalações, assim como trocar jogadores de posição, além de prejudiciais, causa um descontentamento no próprio elenco! Jamais um jogador que tem uma autocrítica, e sabe que foi reconhecidamente bem em uma partida, vai entender ou gostar de ser preterido na partida seguinte!

O Flamengo tem um grande time?
O Flamengo tem excelentes jogadores?

Claro que tem! Mas os amigos sabem qual é o principal segredo do Flamengo? Resposta simples: Entrosamento e Conjunto.

Desde que assumiu o time carioca, o Técnico Português, “Jorge Jesus”, definiu quem seriam seus 11 titulares, e só altera o time em caso de suspensões ou contusões!

No Santos do Sampaoli, é uma escalação diferente a cada jogo!

Qual torcedor do Santos, poderia agora entrar aqui no Blog e nos dar com certeza, o 11 Santista, do Goleiro ao Ponta esquerda?

Querem um exemplo?

 O Pará jogou uma partida impecável contra o Palmeiras! Aí na partida seguinte, o Sampaoli volta com a “Avenida” Vitor Ferraz!

 Será que ele (Sampaoli) à beira do gramado, não viu que o Pará é muito mais marcador, e não dá o espaço que o Ferraz dá aos adversários? E o que vocês podem me dizer, das insistências com alguns jogadores que já tiveram inúmeras oportunidades, e já provaram que não tem futebol para jogar no Santos?

O que vocês acham por exemplo, da insistência em jogar com três Zagueiros, sendo que todo mundo já viu, que as partidas mais desastrosas que o time fez, inclusive sofrendo goleadas, foi justamente quando entramos com essa formação com três zagueiros?

É muito bom como torcedor do Santos, vermos o Sampaoli ter resgatado um futebol ofensivo, e ver o time jogando para frente, sempre em busca do gol, seja jogando em casa ou fora de casa. O que me incomoda, é a teimosia do Sampaoli que não parece ter muita humildade para reconhecer que insiste sistematicamente em cometer os mesmos erros!

Vejam o caso do Volante Jobson: Pagaram R$ 4 Milhões para trazer o rapaz que inclusive tinha outras boas propostas, melhores até que a proposta do Santos, e o rapaz por ser Santista, bateu o pé com seu Agente e deu prioridade ao Santos! Está aí desde Março e jamais estreou, assim como o Zagueiro Jackson Poroso, constantemente convocado pela Seleção de seu País, mas no Santos é outro que jamais jogou!

Sabem porque o Jobson até agora não estreou? Segundo o Presidente, não foi contratado a pedido do Sampaoli.

Fora garotos com potencial como: Sandry, Kaio Jorge, Ivonei, Cadu, Lucas Lourenço e etc…

Jorge Sampaoli é um treinador que na minha humilde opinião, caso reconheça algumas de suas teimosias e minhocas que enfia na cabeça, absurdos como sacar o Goleiro Vanderlei de titular da meta Santista, para promover a titular outro Goleiro nitidamente inferior, implicar com um jogador porque não foi pedido seu, insistir em eternos rodízios escalando um time diferente a cada partida e etc.., tem tudo para em caso de continuar no Santos, escrever seu nome na história do Clube ao lado de treinadores vitoriosos como Chico Formiga, Pepe, Antoninho Fernandes, Castilho, Leão, Luxemburgo, e o insuperável Luís Alonso Perez, mais conhecido como Lula

Por tudo isso eu pergunto: O Santos é no momento, o terceiro colocado do Brasileirão 2019, Graças ao Sampaoli, ou apesar dele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *