Bastidores do Santos FCQuem chega e Quem sai

Diego Pituca encerra segunda passagem pelo Santos

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Diego Pituca foi contratado pelo Santos em maio de 2017, inicialmente para a equipe B, e subiu ao time principal em janeiro de 2018.
Fez sua estreia em abril de 2018 e marcou seu primeiro gol em setembro do mesmo ano.
Em maio de 2019, renovou contrato até abril de 2023, disputando 155 jogos e marcando oito gols.

Em janeiro de 2021, foi vendido ao Kashima Antlers por 1,6 milhão de dólares, onde estreou em abril de 2021 e fez seu primeiro gol em junho.

Perto do final de 2023, Pituca foi recontratado após sua experiência no Kashima Antlers, do Japão.
O jogador voltou ao Santos
com um pré-contrato a partir de janeiro de 2024, concordando em ter seu salário readequado para jogar a Série B do Campeonato Brasileiro!
Em 2024, foi vice-campeão do Paulistão e campeão da Série B, mas em 2025 teve uma queda de produção, viu seu espaço diminuir jogando 23 partidas, com um gol e uma assistência.

Insatisfeito com seu pouco aproveitamento e condição de reserva, tendo uma significativa redução de oportunidades no time titular, intensificada pela transição de reforços no meio-campo, pela troca de comissão técnica e pela necessidade de ajuste orçamentário do clube, Diego Pituca optou então por rescindir seu contrato com o Santos em agosto de 2025.

Em sua segunda passagem, o volante teve papel importante na campanha de acesso à “Série A”, mas viu seu protagonismo diminuir ao longo de 2025.
Volante que rescindiu com o Peixe, vai defender o V-Varen Nagasaki, equipe da segunda divisão japonesa
A decisão permite ao jogador retomar a carreira no Japão, onde busca mais espaço e novos desafios.
O volante esteve no CT Rei Pelé para se despedir dos colegas e pegar seus itens pessoais antes de partir em direção ao Japão.

Segunda passagem: números e destaques

Diego Pituca retornou ao Santos no início de 2024, após três anos no Japão, e teve papel de grande relevância na campanha de acesso à elite nacional. Abaixo, comparativo entre as duas passagens:

  • Retorno e liderança: Foi titular absoluto até o final de 2024, levantando a camisa 10 no centro da Vila Belmiro após a conquista da Série B.
  • Contribuições em 2025: Disputou 23 partidas, marcou um gol e distribuiu uma assistência, perdeu mas sequência de jogos devido à montagem de novo esquema tático e competição interna.

Reconhecido pelo profissionalismo, esforço e identificação com a torcida, Pituca encerra o ciclo com agradecimentos emocionais e abertura para novos desafios no exterior.

“Momento de encerrar mais um ciclo. Hoje chega ao fim a minha segunda passagem pelo Santos Futebol Clube, clube e cidade onde fui muito feliz e onde sempre dei o meu máximo.
Trabalho, compromisso e dedicação foram os pilares que guiaram minha jornada vestindo esse manto. Agradeço a todos que, de alguma forma, fizeram parte dessa caminhada. Vocês têm um lugar especial no meu coração.
Agora é hora de seguir em frente. Que venham os próximos desafios.
Estou otimista pelo que está por vir. Que seja feita a vontade de Deus”

Com a saída de Pituca, o Santos segue na reformulação do elenco mudando estabilidade na Série A, enquanto o volante busca retoma o protagonismo no Japão e continua a carreira em alta.

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *