Análise e ComentárioBastidores do Santos FCBrasileiro da Série BResenha do Jogo

Santos abre dois gols de vantagem joga um tempo inteiro com um jogador a mais e cede empate nos segundos finais da partida

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Na noite desta sexta-feira (30), o Santos voltou a decepcionar sua torcida, ao empatar com a Ponte Preta por 2 a 2, jogando em casa na Vila Belmiro, agora rebatizada de ”Viva Sorte”, pela 24ª rodada da Série B do Brasileirão.

Apesar de abrir dois gols de vantagem no primeiro tempo, a equipe de Fábio Carille acabou sofrendo o gol de empate nos minutos finais, após um erro de Rodrigo Ferreira. Giuliano e Basso marcaram para o Peixe, enquanto Jeh e Dodô fizeram os gols da Macaca.

O Peixe venceu apenas uma das cinco últimas partidas disputadas em casa, e tal sequência tirou o clube da liderança do campeonato. No fim da partida, a maioria dos quase 7 mil torcedores presentes no local, tentaram chegar até uma das portas que dá acesso ao vestiário do Peixe, e o local precisou ser cercado pelo policiamento.

Em entrevista após o jogo, Carille disse entender as vaias da torcida e garantiu que tem boa relação com a diretoria santista, além de afirmar que se sente bem no clube e que não irá pedir demissão

De acordo com avaliação da comissão técnica, 74 pontos serão necessários para uma equipe garantir o acesso e brigar pelo título da Série B do Brasileirão. Atualmente, o Peixe soma 40 pontos e tem mais 42 a serem disputados nas 14 rodadas restantes. Se vencer os próximos sete jogos na Vila, terá um aproveitamento de 76,6% em casa, o que é abaixo dos 81% calculados por Carille anteriormente.

O Santos agora volta a campo somente no próximo sábado (7), pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, quando às 16h (de Brasília), encara fora de casa como visitante, a equipe do Brusque. A bola rola na Arena Joinville, em Santa Catarina.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 PONTE PRETA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 30 de agosto de 2024 (sexta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Lehi Sousa Silva (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)
VAR: Adriano De Assis Miranda (DF)
Cartões amarelos: Jeh, Elvis e João Gabriel (Ponte Preta)
Cartões vermelhos: Elvis (Ponte Preta)
Público: 6.946 torcedores
Renda: R$ 275.725,00
GOLS: Giuliano, aos 23′ do 1ºT (Santos); João Basso, aos 32′ do 1ºT (Santos); Jeh, aos 10′ do 2ºT (Ponte Preta); Dodô, aos 45′ do 2ºT (Ponte Preta)

SANTOS: Gabriel Brazão; Hayner (JP Chermont), João Basso (Alex), Gil e Souza (Rodrigo Ferreira); João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Billy Arce); Patati (Otero), Guilherme e Wendel Silva. Técnico: Fábio Carille

PONTE PRETA: Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Mateus Silva, Sergio Raphael e Gabriel Risso (João Gabriel); Hudson, Castro e Elvis; Iago Dias (Dodô), Gabriel Novaes (Matheus Régis) e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista

 Wendel  Recém contratado, embora ainda careça de mais entrosamento com os novos companheiros, o atacante teve uma ótima atuação pelo Santos,  horas saindo da área para ajudar na construção das jogadas.  Movimentou-se bem, deu uma assistência para o gol do meia Giuliano e deixou boa impressão.

 Hayner  O Lateral teve uma atuação ruim, sua tomada de decisões foram quase todas equivocadas, e executou mal a maior parte das jogadas que tentou. Além disso, errou o passe no ataque, erro que originou o primeiro gol da Ponte.

PITACOS DO BERTOLDI

O Santos sofreu nesta última sexta-feira, mais um revés em sua campanha rumo ao retorno a Série A do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com algumas alterações na escalação da equipe, buscando mais velocidade e ofensividade, o Alvinegro Praiano não conseguiu ir além de um empate por 2 a 2 contra a Ponte Preta, mesmo jogando em casa, na Vila Belmiro, e com um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo.

 Esse resultado marcou o quarto jogo consecutivo sem vitórias, uma situação que tem gerado frustração e desapontamento entre os torcedores, que mesmo nas vitórias não engolem muito o futebol apresentado pela equipe!

A partida até que começou favorável para o Santos, com os jogadores mostrando uma atitude mais agressiva, mais “Ofensiva”, partindo com tudo para cima do adversário desde o apito inicial, o que fez os comandados do técnico Fábio Carille, abrirem uma vantagem de dois gols, porém inexplicavelmente não conseguiram sustentar o resultado, mesmo com a Ponte Preta jogando boa parte do jogo, em desvantagem numérica após a expulsão de um de seus jogadores.

Dificuldades em manter a consistência durante os jogos, e em fechar as partidas com resultados positivos, tem sido um problema que vem acontecendo com uma certa frequência na campanha do time nessa Série-B do Brasileirão!

A questão que me parece um dos pontos principais que precisamos analisar, é sem dúvida alguma o fato de que a campanha tão surpreendente quanto inesperada, do vice-campeonato Paulista, gerou nos torcedores uma expectativa muito acima da realidade do elenco, verdade que agora no Brasileiro da Série-B vem se confirmando!        

Santos está passando por um momento de transição e ajustes táticos, com reforços (Jogadores), chegando em datas e condições físicas distintas, tendo que apresentar resultados o mais breve possível, já que o time necessita de um ganho de qualidade técnica que não pode esperar pela adaptação e entrosamento dos novos contratados, com o restante do elenco!

Problemas como erros cometidos no momento da finalização das jogadas, passes errados, manutenção da concentração defensiva em momentos cruciais, mostram claramente que mesmo com um elenco recheado de jogadores rodados e experientes, a pressão exercida pela torcida e a cobrança não só por resultados imediatos, mas também por vencer jogando bem, está afetando o desempenho dos jogadores dentro de campo.

Fábio Carille, que no momento se encontra na posição do mais pressionado, podendo ser demitido por ser sempre o treinador, a figura mais cobrada quando o time não apresenta resultados e o futebol desejado, tem diante de si a tarefa de reverter a situação atual e encontrar soluções que possam levar o time de volta ao caminho das vitórias.

 Isso passa necessariamente por uma avaliação detalhada do desempenho individual como coletivo da equipe, bem como por ajustes na parte tática! Porém pelo que tenho observado durante as últimas partidas, nesse momento o treinador Fábio Carille precisará antes de mais nada, resgatar, recuperar a confiança dos jogadores, neles mesmos! Resta saber se a Diretoria do Santos, lhe dará tempo para isso, ou irá fazer o mais fácil que é o que todos os clubes fazem, e demiti-lo.

Confira os gols do Santos

Acompanhe a Coletiva do Técnico Fábio Carille

 (Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
 (Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *