Bastidores do Santos FCElenco ProfissionalInício da Pré Temporada

Santos se reapresenta para o início da Pré Temporada

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

O Santos marcou para a manhã deste sábado (6) no CT Rei Pelé, a reapresentação do elenco de jogadores, Comissão Técnica e demais profissionais ligados ao futebol, dando início aos trabalhos visando a pré-temporada de 2024.

Um fato inusitado, chamou a atenção por parte da imprensa que desde cedo, já postada junto ao portão por onde normalmente os jogadores chegam com seus carros, viu os seguranças do clube autorizando a entrada de alguns jogadores, enquanto outros ao chegarem, acabaram surpreendidos com o aviso de uma determinação por parte do clube, de que deveriam se dirigir a entrada que fica no portão dos fundos do CT.

 

Em um primeiro momento, a informação que foi apurada pelos jornalistas que cobriam a reapresentação dos jogadores, dava conta de que essa divisão de entradas, teria como propósito separar os atletas que não farão parte do elenco do Santos para a temporada de 2024.
Entre os que foram orientados a se dirigirem ao portão dos fundos do CT, estão jogadores que não foram aprovados pela comissão técnica, outros que não aceitaram redução salarial para permanecer no clube, e também aqueles com propostas de outros clubes.

Dentre os jogadores que entraram separados, estavam nomes como o goleiro Vladimir, o meia Lucas Lima, o atacante Mendoza e o zagueiro João Basso, que deve voltar ao futebol português!
Ao todo, entraram separadamente nada mais, nada menos do que 17 atletas que não vão ser aproveitados pelo técnico Fábio Carile.
Os jogadores que vão treinar separados do restante do time além dos já mencionados acima, são: Dodô, João Lucas, Zabala, Vinicius Balieiro, Paulo Mazoti, Breno Sossai, Diógenes, Ivonei, Lucas Lourenço, Cadu, Pedrinho Scaramussa, Ed Carlos, Dérick.

Já com relação aos reforços já anunciados, estão nomes como Diego Pituca, Giuliano, Aderlan, Hayner, Jorge, Willian Bigode, Otero, João Schmidt, Marcelinho, Cazares, Pedrinho e Guilherme Augusto, que estiveram presentes no CT.
Apenas o zagueiro Gil foi liberado para resolver problemas familiares e se apresentará nos próximos dias em Santos.
Ainda existe a possibilidade de mais saídas ou reintegrações, dependendo das intenções da comissão técnica em parceria com a diretoria do Peixe.

Confira a lista de quem entrou por um portão separado no CT Rei Pelé: 

  • Vladimir (goleiro)
  • Paulo Mazoti (goleiro)
  • Diógenes (goleiro)
  • Breno Sossai (goleiro)
  • Zabala (zagueiro)
  • Basso (zagueiro)
  • Dérick (zagueiro)
  • Pedrinho Scaramussa (lateral-esquerdo)
  • Ed Carlos (meia-esquerda)
  • Dodô (lateral-esquerdo)
  • João Lucas (lateral-direito)
  • Cadu (lateral-direito)
  • Vinicius Balieiro (volante)
  • Lucas Lima (meia)
  • Ivonei (meia)
  • Mendoza (meia-atacante)
  • Lucas Lourenço (meia-atacante)

Confira a relação momentânea do elenco do Santos para 2024 

  • Goleiros: João Paulo, Gustavo J. Rodrigo Falcão
  • Zagueiros: Gil, Joaquim, Messias, Jair Cunha, Alex Nascimento e Luiz Felipe
  • Laterais: Aderlan, Hayner, Felipe Jonatan, Kevyson e Jorge
  • Volantes: João Schmidt, Nonato, Tomás Rincón, Alison
  • Meias: Diego Pituca, Vinícius Zanocelo, Giuliano, Juan Cazares e Otero
  • Atacantes: Guilherme, Marcelinho, Willian Bigode, Julio Furch, Alfredo Morelos, Weslley Patati, Tailson e Andrey Quintino, Pedrinho

Após o primeiro contato com o coordenador esportivo Alexandre Gallo e o técnico Fábio Carille, todos os atletas disponíveis para a comissão técnica passaram por uma bateria intensa de exames ao longo do dia, com previsão de término no final da manhã deste domingo (7).
Os jogadores foram submetidos a avaliações fisiológicas com acompanhamento do Departamento Médico do clube no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF).

A Pré-Temporada é o período que ocorre antes do início das competições oficiais que o clube disputará durante a temporada, e serve como uma preparação para os jogadores poderem suportar a exigência da carga de jogos e treinos a que serão submetidos durante o ano!
Durante esse período, os clubes coletam informações sobre o estado físico de seus atletas, por meio da realização de exames clínicos e avaliações físicas!

Desta maneira, todos os departamentos do clube voltados ao futebol, passam a trabalhar em conjunto, e assim utilizar dessas informações para que a Comissão Técnica, tenha um mapeamento detalhado tanto sobre as condições dos jogadores de maneira coletiva, assim como individual, o que dá aos Departamentos de Preparação Física, Departamento de Fisiologia, Departamento Médico, e Nutrição, poderem ter dados atualizados para trabalharem ao longo da preparação, com o objetivo de maximizar o rendimento de cada jogador, além de obter um preparo físico homogêneo, com todos do elenco preparados para individual e coletivamente, aguentarem a carga de jogos na temporada

 Já por parte do Treinador e seus Auxiliares, a pré temporada é um período de absoluta importância, pois trata-se do tempo que terão disponível antes do início das competições, para que possam incorporar junto a elenco, o “Modelo de Jogo”, que será adotado, tendo tempo para treinar todos os seus conceitos para que durante a temporada, possam evoluir técnica e taticamente, inclusive no aprimoramento das estratégias que o time bem treinado, poderá adotar de acordo com cada adversário que terá que enfrentar.

“A apresentação é um momento bastante singular em comparação com o restante da temporada, pois vários jogadores chegam no mesmo dia e são submetidos a diversos testes em um curto período de tempo. Recebemos tanto os novos jogadores quanto aqueles que já faziam parte do clube. São dois grupos que necessitam de atenção diferenciada. Já possuímos todo o histórico desses atletas, inclusive daqueles que chegam de outros clubes, porém, esses dados precisam ser atualizados”, afirmou o coordenador da área de Saúde do Santos FC, Rodrigo Zogaib.

Entre Sábado (06) e Domingo (07), todos os jogadores do Alvinegro Praiano passarão por exames cardiológicos (ergo espirometria, ecocardiograma, clínico e odontológico), laboratoriais, fisiológicos, testes quantitativos com a fisioterapia (isocinético e saltos) e físicos (no campo).

“Nesses dois dias, realizamos uma investigação médica completa. Logo pela manhã, assim que chegaram, iniciamos com os exames bioquímicos e hematológicos. Em seguida, realizamos testes de fisiologia, incluindo quatro avaliações. Depois, os jogadores seguem para a fisioterapia, onde são submetidos a testes físicos de salto, musculatura e isocinéticos para medir desequilíbrios. Posteriormente, passam por avaliações médicas, nutricionais e cardíacas. Por fim, os atletas realizam os exames de imagem necessários antes de serem liberados para treinos no gramado”, explicou Rodrigo Zogaib.

 

Em 2024, a equipe não disputará mais do que 53 jogos, já que terá apenas o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro para disputar.

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!ato Paulista e o Campeonato Brasileiro para disputar.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *