Análise e ComentárioBastidores do Santos FC

Diretoria do Santos empresta atacante para o Vasco e cria dor de cabeça para Odair Hellmann

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

O Santos oficializou o empréstimo do atacante Rwan Seco para o Vasco da Gama. O atleta, de 21 anos, segue para a equipe carioca emprestado até o final da temporada, com valor de compra fixado.
Os Dirigentes do Vasco aceitaram pagar R$ 500 mil pelo empréstimo operação e ficará responsável por 100% dos vencimentos do centroavante.

Depois de tentar sem sucesso a contratação do atacante Lucas Braga, o os cariocas do Vasco da Gama não desistiram de levar para São Januário, algum menino da Vila, e fizeram mais outra investida por um jogador do Santos, e o nome da vez foi o do atacante Rwan Seco.
A proposta do clube Cruz-Maltino, foi por empréstimo até o final do ano, com opção de compra, com o acordo prevendo uma opção de compra ao final do empréstimo, opção avaliada em 1,5 milhão de euros (cerca de 8,3 milhões de reais) por 70% dos direitos econômicos do centroavante.

Rwan Seco foi contratado pelo Santos junto ao Flamengo de Guarulhos-SP, inicialmente para jogar nas categorias de base do Peixe.
O atacante foi promovido para o time principal do clube no começo da temporada de 2022 após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior, ano em que o Peixe chegou na final da competição perdendo para o Palmeiras.
Seu futebol e os gols marcados, chamaram atenção e o jogador acabou sendo promovido ao time principal.

Com a camisa do Alvinegro Praiano, Rwan marcou quatro gols em 37 partidas realizadas.
Em 2023, o atacante disputou sete jogos e estufou as redes contra o São Paulo, pelo Paulistão.
Outro fator que fez com que o jogador não tivesse tanto espaço no time, é o fato da preferência do treinador por Marcos Leonardo que é o titular absoluto da posição. No entanto, Rwan vinha figurando no banco de reservas como substituto imediato do atacante!

PITACOS DO BERTOLDI

A questão é que ao emprestar o atacante Rwan Seco para o Vasco da Gama, único reserva imediato que o Santos tinha para suprir uma possível ausência do titular Marcos Leonardo, parece não ter lembrado que seu atacante titular, volta e meia tem seu nome figurando em convocações para Seleções de base!

E foi justamente o que ocorreu. Em preparação para o Mundial da categoria Sub-20, mundial que ocorre no período de 20 de maio a 11 de junho, a Seleção Brasileira sub-20 comandada pelo técnico Ramon Menezes, divulgou a lista de convocados, que em preparação para o torneio, realizará alguns amistosos, e o nome do camisa 9 do Peixe, figura na relação!

Marcos Leonardo foi convocado, e passa a ser mais um problema para o técnico Odair Hellmann!
Os convocados se apresentam no dia 15 de abril, chegam na Espanha no dia seguinte e são liberados no dia 27. O Brasil vai enfrentar a República Dominicana, Iraque e, por fim, Uzbequistão ou Senegal.

Essa será a vigésima terceira edição da Copa do Mundo FIFA Sub-20, o torneio internacional bienal disputado por seleções Sub-20 desde sua primeira edição em 1977. O mundial inicialmente seria disputado na Indonésia, porém o apoio do país a Palestina e o veto da participação da seleção de Israel fez a FIFA descredenciar o país de sediar o evento. A entidade ainda não definiu onde será o novo local, mas as datas foram mantidas. O Governo Argentino ofereceu o país para sediar o evento, e como atuais campeões mundiais são vistos com bons olhos pela FIFA.

Se foi convocado para os amistosos preparatórios, é lógico que salvo algum problema o jogador Santista deve estar na lista definitiva para o mundial.
Como os atacantes para a posição, tanto Raniel quanto Rwan, que eram opções para o setor, foram negociados, resta apenas recorrer a única alternativa, que é utilizar o garoto Deivid Washington, destaque da base que atualmente está no sub-20.
A diretora do Santos ainda pode tentar negociar com a CBF a liberação do seu centroavante pelo fato de não se tratar de uma “Data Fifa”, condição excepcional que desobriga os clubes a  liberarem os seus jogadores.

A questão é que um clube que precisa fazer caixa, e levantar recursos para saldar suas dívidas e honrar com seus compromissos, não pode se dar ao luxo de toda hora, abrir mão de uma vitrine como a Seleção Brasileira!

Como diz o velho ditado: “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece”  

(Crédito: Imagem: Ivan Storti/Divulgação/Santos FC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *