Análise e ComentárioCampeonato PaulistaPitacos do BertoldiResenha do Jogo

Santos decepciona mais uma vez e só empata por 1 a 1 com o Santo André

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

O Santos continua em uma situação bastante complicada dentro do Campeonato Paulista de 2023, e segue lutando para sair da crise, mas a verdade é que por mais que se esforce, mais se parece com um carro atolado na lama!

Quanto mais acelera e as rodas giram tentando um arranque, mais o carro afunda e não sai do lugar!

A partida desta quinta-feira (16), na qual o Santos visitou o Santo André no Estádio Bruno José Daniel e empatou por 1×1, com o atacante Pablo marcando para os donos da casa e Mendoza empatando para o visitante Alvinegro de Vila Belmiro, manteve o Peixe na lanterna do grupo A, com 10 pontos, quatro a menos que Red Bull Bragantino e Botafogo-SP, que estão em segundo e primeiro, respectivamente. A Inter de Limeira, com 10, aparece na terceira posição.

Embora tenha corrido mesmo o perigo de a exemplo do último final de semana, ter perdido novamente, o Alvinegro de Vila Belmiro foi brioso e determinado, e não poupou esforços para chegar a igualdade no placar, e até mesmo vira-lo a seu favor, coisa que até aconteceu, mas a Arbitragem anulou o gol do centroavante Marcos Leonardo, acusando um impedimento por milímetros!
O tento de empate do Peixe, havia sido assinalado pelo atacante Mendoza após falha bisonha do Goleiro do Santo André!

A exemplo do que ocorreu no último domingo quando o Santos perdeu por 3 a 1 para o São Paulo, no Morumbi, quando o técnico Odair Hellmann pediu desculpas à torcida alvinegra pela fase difícil, o treinador Santista voltou a destacar durante a Coletiva pós jogo, que toda a comissão técnica está trabalhando dia e noite para encontrar soluções para tirar a equipe dessa situação, mas apontou as várias dificuldades que o Santos enfrenta, comparando a situação com um carro que está tendo que trocar as rodas em pleno movimento!

Perguntado ao final da partida sobre o emocional dos jogadores, o Goleiro João Paulo, escolhido como o “Craque do Jogo” em voto popular pelos torcedores que acompanharam o jogo pelo Canal do YouTube, admitiu que o time sentiu o golpe e acusou psicologicamente o gol do Santo André.

Jogo difícil, buscamos, poderíamos ter virado o jogo, tivemos oportunidade. Difícil falar. Temos que vencer. Não tem desculpa. Temos que vencer. Se eu falar que não abala emocionalmente, eu vou estar mentindo para vocês. Buscamos a vitória a todo momento e sofremos o gol. Isso abala. Você tem correr atrás de novo. Vale o esforço de todo mundo, tenho certeza que vamos sair dessa. É trabalhar”, disse.

A verdade é que já tem algum tempo que a luz amarela acendeu pelos lados da Vila Belmiro, e o trabalho da Comissão Técnica já começa a ser questionado!
Odair Hellmann soma nove jogos no comando do Santos e seus números são muito fracos!
Até o momento, são duas vitórias, quatro empates e três derrotas. O ataque marcou oito gols e sua defesa sofreu 12.

Dos nove jogos que disputou no Campeonato Paulista, o Santos saiu atrás no placar em seis. Contra o Santo André, mais uma vez o Alvinegro teve que correr em busca de um empate já nos minutos finais do segundo tempo.
Na visão do técnico Odair Hellmann, a equipe está sentindo muito os gols sofridos.
O comandante afirmou que precisa trabalhar essa parte psicológica do grupo, mas também valorizou o poder de reação do elenco para buscar os resultados.

A gente saiu atrás do placar em praticamente todos os jogos. O que gera toda essa dificuldade emocional e fortalece o adversário. Mas só contra o Guarani não conseguimos buscar. Tem o lado ruim de sair atrás no placar toda vez, de gerar essa intranquilidade, esse desconforto. Quando tomamos gol, temos uma queda muito grande. São Paulo, até os 16 minutos estava normal. Sofremos o gol e saímos fora da partida”, analisou.

Com o resultado, o Alvinegro Praiano se complicou ainda mais no Paulistão. Na classificação geral, o Santos caiu para 12º, com apenas quatro pontos a mais que o Ituano (15º), que abre a zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 1 X 1 SANTOS

Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: 16 de fevereiro de 2023, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Robson Ferreira Oliveira
VAR: Vinicius Furlan
Cartões amarelos: Gabriel Taliari (Santo André)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan, Joaquim (Santos)

GOLS: Pablo, aos 25 do 2ºT (Santo André); Mendoza, aos 43 do 2ºT (Santos)

SANTO ANDRÉ: Lucas Frigeri; Ricardo Luiz, Ednei, Moisés Ribeiro, Matheus Mancini e Igor; Dudu Vieira, José Hugo e Gerson Magrão (Nenê Bonilha; Pablo e Gabriel Taliari (Fernando Viana).
Técnico: Vinícius Bergantin.

SANTOS: João Paulo; Joaquim, Maicon e Eduardo Bauermann (Lucas Barbosa); Nathan, Sandry (Daniel Ruiz), Dodi, Lucas Lima (Ivonei) e Felipe Jonatan (Lucas Braga); Ângelo (Mendoza) e Marcos Leonardo.
Técnico: Odair Hellmann

 PITACOS DO BERTOLDI 

Pensando no hoje e agora, embora o resultado de empate tenha diminuído mais ainda as chances do Peixe se classificar para a próxima fase do Paulistão, não posso deixar de analisar essa partida contra o Santos André, pensando um pouco mais para frente, mais precisamente em relação à preocupação do torcedor Santista com o Campeonato Brasileiro!

No Campeonato Paulista não acredito que o Santos vá correr algum risco de rebaixamento! Porém no Campeonato  Brasileiro, se o elenco não for reforçado, e o treinador não definir de uma vez, o esquema tático da equipe!

Por hora o torcedor já pôde vislumbrar alguma melhora na equipe, principalmente por conta das estreias dos jogadores Lucas Lima e Joaquim, além da volta do lateral esquerdo Felipe Jonatan, titular nos últimos, mas que vinha afastado do time por conta de um longo tempo em que esteve entregue ao DM, tratando de uma lombalgia.
O esquema com três Zagueiros, desde que bem treinado, pode dar uma outra pegada para a defesa Santista!

O Santos volta a campo agora no próximo domingo (19), quando a partir das 16 horas (de Brasília), recebe na Vila Belmiro, a Portuguesa de Desportos, pela 10ª rodada do Paulistão.

(Crédito: Imagem: Ivan Storti/Divulgação/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *