Santos Futebol Clube X Club Libertad
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
Nesta quinta-feira (12), a partir das 21h30 (de Brasília), o Santos entra em campo na Vila Belmiro, casa do Alvinegro mais famoso do mundo, para enfrentar a equipe do Libertad do Paraguai.
Santos e Libertad começam a decidir em Santos, uma vaga para as semifinais da Copa Sul-Americana 2021, e fecham essa disputa semana que vem, na próxima quinta-feira (19), no Estádio Defensores del Chaco em Asunción no Paraguai. Lembrando que o Gol assinalado fora de casa, é um dos critérios de desempate na competição.
O Santos comandado pelo técnico Fernando Diniz, chega para esse confronto passando por um momento de turbulência na equipe, com jogadores que já começam a demonstrar um certo descontentamento com os métodos de trabalho do treinador e seus berros e xingamentos o tempo todo a beira do gramado, além de problemas com lesões, assuntos internos e etc…
Não bastasse tudo isso, a equipe vem de derrota para a Juazeirense fora de casa, partida válida pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e um empate sem gols com o Corinthians na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pelos lados do Paraguai as coisas não estão muito diferentes não!
O Libertad teve apenas um placar favorável nos últimos seis jogos, quando venceu o Club 29 de Setiembre, por 5 a 0. Nos demais compromissos, os pupilos do técnico Daniel Garnero somaram três empates e duas derrotas.
Sendo assim o Libertad deve vir a campo para encarar o Santos escalado com: Martín Silva; Matias Espinoza, Alexander Barboza, Christian Javier, Camilo Mayada; Daniel Bocanegra, Bautista Merlini, Héctor Villalba, Lucas Sanabria; Julio Enciso e Óscar Cardozo. Técnico Daniel Oscar Garnero
Conheça um pouco da história do adversário do Santos.
O Club Libertad é um clube paraguaio de futebol, fundado em 1905 com sede em Assunção.
Considerado um dos três grandes clubes do futebol paraguaio, ao lado de seus rivais Olímpia e Cerro Porteño, clubes com quem faz os maiores clássicos do Paraguai, o Libertad surgiu no dia 30 de julho de 1905, durante um momento muito conturbado da história política do Paraguai. A iniciativa da fundação, veio de um grupo de estudantes que no ano anterior, participou de uma revolução que pôs fim ao Partido Colorado e deu início ao Partido Liberal.
Um dos lemas do movimento era “Liberdade” e, durante uma passeata em busca de seus objetivos, o líder dos jovens, Juan Manuel Sosa Escalada, teve a ideia de criar a equipa de futebol.
Após uma reunião de 15 estudantes, a agremiação foi fundada, já elegendo seu primeiro presidente: Juan Escalada. O clube passou a ser sediado na cidade de Assunção, capital do Paraguai
Terceiro maior vencedor do Campeonato Paraguaio de Futebol, com 20 conquistas no total, O Libertad é o clube do coração do ex-presidente da Conmebol Nicolás Leoz, que já foi presidente da Associação Paraguaia de Futebol
O Libertad manda seus jogos no Estádio Dr. Nicolás Leoz, porém em partidas de maior importância, manda seus jogos no Estádio Defensores del Chaco, que pertence a Asociación Paraguaya de Fútbol, e é usado primeiramente para abrigar os jogos da Seleção Paraguaia de Futebol e também para jogos internacionais, como jogos da Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana.
Em sua galeria de troféus, o Libertad ostenta os seguintes Títulos
- Torneio República: 2 (1952, 1975)
- Copa do Paraguai: (2013)
- Campeonato Paraguaio: 21
- Campeonato Paraguaio 2ª divisão: (2000)
Uniformes
Confrontos ao longo da história
Retrospecto
Santos e Club Libertad já se enfrentaram 03 vezes ao longo da história.
Foram 02 vitórias do Santos, contra 01 vitória do Libertad e 00 empates.
O Peixe marcou 07 gols e sofreu 03 Saldo de +04
Em Amistosos Desde o primeiro confronto, foram 03 jogos, com 02 vitórias do Santos, contra 01 vitória do Libertad e 00 empates. O time da Baixada Santista marcou 07 gols e sofreu 03
10/02/1938 – Santos 2 x 0 Libertad – Vila Belmiro – Amistoso
22/11/1942 – Santos 5 x 1 Libertad – Vila Belmiro – Amistoso
24/01/1946 – Santos 0 x 2 Libertad – Vila Belmiro – Amistoso
O último Confronto
No último confronto, válido por um Amistoso em 1946, a partida terminou com derrota do Santos pelo placar de 2X0 O jogo foi realizado na Vila Belmiro