Conheça a história das Embaixadas do Santos

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Quando se fala sobre a torcida do Santos, a imagem dos jogos na Vila Belmiro que com raras exceções, (Clássicos), apresenta sempre uma média baixa de público, o mesmo ocorrendo até mesmo em jogos na Capital que chegaram até mesmo a dar prejuízos, constatados nos próprios borderôs das partidas, a impressão erronia que se tem é que dos grandes clubes do Brasil, o Santos é o que tem a menor torcida! Essa impressão, além de completamente equivocada, demonstra um lamentável desconhecimento do quão grande e apaixonada é a torcida Santista!

Prova de que o Santista é sim, um torcedor tão próximo do seu clube do coração, como qualquer torcedor, existe no clube, um projeto chamado “Embaixadas”, que foi criado visando uma aproximação dos torcedores que morando longe da Vila Belmiro, passam a ter a oportunidade de estarem sendo inseridos na promoção da cultura do Clube, além de ampliar o número de sócios oficiais.

Previstas no Artigo 2º – As embaixadas do peixe são representações dos associados do SANTOS com base territorial definida, organizadas e dirigidas de forma voluntária pelos associados interessados e sob a responsabilidade exclusiva desses associados, sob a forma de entidade legal distinta, sem fins lucrativos. O SANTOS poderá aprovar a criação das Embaixadas do Peixe em qualquer localidade do Brasil e do exterior por proposta de no mínimo 100 (cem) associados, desde que aprovado pelo Conselho Deliberativo, e serão disciplinadas por regimento interno elaborado pelo SANTOS.

 O não cumprimento do regimento interno e/ou deste Estatuto resultará em extinção da Embaixada do Peixe por deliberação do Conselho Deliberativo. As embaixadas representam os membros oficiais em suas próprias localidades, trabalhando como canal de comunicação entre eles e o Santos FC.

As Embaixadas são voluntariamente organizadas e gerenciadas, por membros oficiais como uma entidade jurídica distinta sem fins lucrativos, e foram criadas para promover campanhas sociais endossadas pelo Santos FC, bem como atividades realizadas pelo Clube em cooperação com organizações filantrópicas, estimular a adesão de novos membros oficiais, realizar eventos sociais ou esportivos em suas dependências, reunir os membros oficiais que residem em suas regiões, promover os propósitos do Estatuto Social do Clube, defender a imagem e a reputação do Santos FC ,organizar passeios e viagens para assistir aos jogos, e indicar atletas de qualquer modalidade esportiva de interesse do Santos FC.

A Primeira Embaixada foi fundada em Brasília, no ano de 2012.
Contratado no início de 2018 por indicação do ex Presidente Orlando Rollo, Daniel Gonzalez, encontrou como responsável por tocar o Departamento de Embaixadas, apenas quatro: Brasília – DF, São José do Rio Preto – SP, Curitiba – PR, São Paulo – SP.

Durante o período em que esteve à frente do departamento, Gonzalez conseguiu expandir esse número de quatro para 18 embaixadas!
Entre Embaixadas “Oficiais e Provisórias”, o Santos Futebol Clube conta hoje com o número de 32 Embaixadas! São elas: Brasília – DF, Campinas – SP, Cubatão – SP, Curitiba – PR, Dourados e Região – MS, Guarujá – SP, Guarulhos – SP, Jundiaí e Região – SP, Osasco – SP, Ribeirão Preto e Região – SP, São Bernardo do Campo e Diadema – SP, São José do Rio Preto – SP, São José dos Campos e Região – SP, São Paulo – SP, São Vicente – SP, Sorocaba e Região – SP, Baixa Mogiana – SP, Belo Horizonte e Região – MG, Cuiabá e Região – MT, Fortaleza – CE, Goiânia – GOLondrina – PR, Maringá – PR, Mossoró e Região – RN, Orlândia e Região – SP, Poços de Caldas – MG, Presidente Prudente – SP, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, Tietê – SP, Vale do Itajaí – SC.

Além de angariar novos sócios para o clube, reunirem-se em suas Sedes em jogos do Santos, promoverem eventos comemorativos em datas especiais do clube, promoverem encontros trazendo grandes ídolos do passado, para palestras, bate papos, confraternizações onde os torcedores podem ter um contato direto com seus ídolos, tirar fotos, ganhar autógrafos e etc.., as Embaixadas realizam importantes “Ações Sociais”.
Separamos apenas algumas, como exemplo do belo trabalho realizado, e que leva o nome do Santos!

1-) As Embaixadas de São Paulo, Sorocaba e São José dos Campos promoveram uma bela ação social, convidando torcedores em geral, para participarem de um mutirão de doação de sangue!
A ação ‘Dando Sangue com Amor’ é dedicada ao “Dia Nacional do Doador de Sangue”, comemorado no dia 25 de novembro

2-) Crianças da Casa das Mangueiras Ribeirão Preto, que há mais de 40 anos atende jovens em situação de vulnerabilidade social, vieram em uma das inúmeras iniciativas da Embaixada de Ribeirão Preto, conhecer a Vila Belmiro, primeiro estádio que conheceram na vida. 20 crianças, que jamais tinham assistido a uma partida de futebol, tiveram também pela primeira vez, a inesquecível experiência de passear pelas praias de Santos e entrarem no mar pela primeira vez.

3-) A Embaixada de Mogi Guaçu (Baixa Mogiana), realizou uma campanha onde com a ajuda e mobilização de seus membros, arrecadou dezenas de materiais de limpeza (sabão em pó, detergente e água sanitária) e entregou para o Lar Espírita Maria de Nazaré (Juca de Andrade). A entidade atende cerca de 60 pessoas, em leito neurológico de longa permanência.

Conversamos com dois presidentes de Embaixadas do Santos, Senhor “Ariberti” de Curitiba-PR, e Senhorita “Taine Ferreira” de Dourados-MS, que gentilmente atenderam a reportagem do Portal Santos News, para falar um pouco de suas experiências e expectativas em relação ao trabalho realizado por suas respectivas embaixadas. Vamos ouvir:

 

Embaixada de Curitiba – PR
Embaixador: Antonio Carlos Ariberti Ramos
Secretário-geral: Claudio William Caldeira Henn
Felipe Soares secretário
Cleverson nascimento diretor de mídias sociais

Embaixada de Dourados e Região – MS
Embaixadora: Taine Ferreira Benitez
Secretario: Everton Fonseca Orue

Agora que você conheceu um pouco sobre o que são, e o que fazem as Embaixadas do Santos, junte a turma de Santistas da sua cidade, entrem em contato com o Santos e abram também uma Embaixada Santista na sua cidade! Os associados que tiverem interesse de fundar uma Embaixada do Peixe em sua cidade devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *