Arquivo e MemóriaBastidores do Santos FCEdição Especial

Lima o eterno coringa da Vila Belmiro falece aos 83 anos

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

A comunidade santista e o futebol brasileiro estão de luto.
Antônio Lima dos Santos, conhecido carinhosamente como “Curinga da Vila“, faleceu nesta segunda-feira (3) aos 83 anos.
O ex-jogador do Santos Futebol Clube estava internado há um mês devido a complicações nos rins e no coração.

Nascido em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, em 18 de janeiro de 1942, Lima um dos maiores ídolos da história do Santos Futebol Clube começou sua carreira no futebol amador de São Paulo, onde foi descoberto por Osvaldinho, ex-jogador do Palmeiras.

Lima chegou ao Santos em 1961, após se destacar no Campeonato Paulista. Sua estreia pelo clube aconteceu em 19 de abril daquele ano, em um jogo do Torneio Rio-São Paulo contra o Flamengo. Desde então, Lima se tornou uma peça fundamental no time santista, atuando em diversas posições, o que lhe rendeu o apelido de “Curinga da Vila”.

Um dos maiores ídolos da história do Santos, onde permaneceu durante dez anos, atuou entre 1961 e 1971, Lima conquistou durante sua carreira, inúmeros títulos, incluindo o bicampeonato mundial (1962 e 1963), o bicampeonato da Copa Libertadores da América (1962 e 1963), a Recopa Mundial de 1968.
Além disso, Lima foi hexacampeão brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968) e heptacampeão paulista, (1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968 e 1969) acumulando um total de 22 títulos oficiais.

Conhecido por sua versatilidade em campo, Lima ganhou o apelido de “Curinga da Vila” por sua habilidade de atuar em diversas posições, sempre com grande qualidade e dedicação.
Lima disputou 692 jogos pelo Santos, marcando 63 gols, sendo o quarto jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube, atrás apenas de Pelé, Zito e Pepe.
Lima também defendeu a Seleção Brasileira, participando da Copa do Mundo de 1966.

Após deixar o Santos em 1971, Lima teve passagens pelo Jalisco Guadalajara, do México, Fluminense e Tampa Bay Rowdies, dos Estados Unidos, antes de encerrar sua carreira na Portuguesa Santista. Mesmo após a aposentadoria, continuou a contribuir para o Santos, atuando como coordenador e treinador nas categorias de base.
Sua paixão e dedicação ao Santos permaneceram até seus últimos dias, participando de eventos e ações como um dos Ídolos Eternos do clube.

A perda do eterno curinga da Vila, representa um golpe duro para o Santos Futebol Clube e para todos os santistas.
O clube decretou luto oficial de sete dias e hasteou a bandeira a meio mastro em homenagem ao ídolo eterno. Pepe, ex-companheiro de Lima no Santos, prestou uma emocionante homenagem, destacando a garra e a técnica do amigo:

“Perdemos um amigo e um guerreiro. O Santos Futebol Clube está inteirinho de luto. E, deve-se ao companheiro de sempre, chorar lágrimas doloridas. Adeus”.

Seu legado viverá para sempre nos corações dos torcedores e na história do Santos Futebol Clube.

O velório do Eterno Ídolo Lima, começará às 22 horas de hoje (3) no Salão de Mármore do Santos Futebol Clube.
A cremação será amanhã (4), às 11 horas, na Memorial Necrópole Ecumênica.

 (Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
 (Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *