Com a temporada de 2025 batendo à porta Santos corre contra o tempo para definir treinador e elenco
Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!
PITACOS DO BERTOLDI
Eu havia decidido não comentar sobre o atual momento pelo qual passa o Santos Futebol Clube, mas a coisa toda se encaminha para um desfecho que não me permite ficar calado!
Vou escrever sobre o erro que a direção do Santos está cometendo, podendo ter um impacto direto no que no momento, se desenha a temporada 2025 para o Alvinegro Praiano!
Desde a demissão do técnico Fábio Carille, fato que já ocorreu tem 10 dias, o Presidente Marcelo Teixeira vem junto a seus pares de Diretoria, buscando um nome para substituir o treinador!
Vários nomes foram ventilados, como: Jorge Sampaoli, treinador Argentino que fechou com o Rennes-FRA, Pedro Caixinha (ex-Red Bull Bragantino), Cuca (ex-Athletico), Renato Gaúcho (atualmente no Grêmio), Gustavo Quintero do (Velez Sarsfield).
O último nome foi o do treinador Argentino Juan Pablo Vojvoda, (atualmente no Fortaleza), profissional que não abre mão de seguir com o projeto do Fortaleza!
Porém o nome mais forte, aquele que se tornou o “Sonho de Consumo” do presidente Marcelo, é o treinador de nacionalidade Portuguesa: Luís Castro!
A bem da verdade, não se trata de um nome que me deixe empolgado não! Se formos analisar o “Curriculum” do treinador Português, em termos de conquistas, possui algumas mas somente em Campeonatos que não podem ser considerados como “Conquistas de primeira prateleira”
Foi campeão da Segunda Liga (Equivalente a nossa segunda divisão) com o Porto B
Foi Campeão Ucraniano com o Shakhtar Donetsk em 2019
Foi Campeão com Al-Duhail da Copa do Emir do Catar: 2022
Foi Campeão da Taça Rio com o Botafogo em 2023
Foi Campeão da Liga dos Campeões Árabes com o Al-Nassr em 2023
A questão porem é outra: O treinador em questão, não me parece muito interessado em aceitar a proposta feita pelo Santos, e vai cozinhando o Peixe em banho Maria, aguardando outras possíveis propostas para aí sim, coloca-las na mesa e só então definir seu futuro!
O detalhe é que o Santos não pode ficar parado, perdendo um precioso tempo, à espera da resposta do Sr Luís Castro, que com todo o respeito que merece, não é nenhum “José Mourinho”
Por conta dessa espera, o planejamento do Santos para a temporada de 2025, já está atrasado!
Todo o tempo que o Santos tinha de vantagem, por ter seus compromissos da temporada de 2024, tendo terminado dia 22 de Novembro, foi perdido a espera da definição de um treinador!
E está atrasado porque no meu humilde entendimento, o Santos comete um erro absurdo, que é primeiro contratar um treinador, para só depois começar a se preocupar com a formação do elenco!
Respeito quem pensa estar certo, mas precisar de um treinador para só depois definir as contratações de jogadores para a temporada, é fazer “Banana Comer o Macaco”
Já disse e repito: Treinador tem todo o direito de opinar e até mesmo indicar, algum jogador que na sua óptica, possa ajudar o time!
Porém de 80 a 90% do elenco, tem que ser contratado pelo próprio clube, e ao treinador, cabe trabalhar com os jogadores que o clube tem!
Se todo treinador que for contratado, for ele (Treinador), montar o elenco de acordo com seu estilo de jogo, quantos elencos diferentes ficarão de herança no clube, cada vez que um treinador for demitido?
(Crédito: Imagem: Arquivo pessoal Geração por IA)
Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!