Bastidores do Santos FCCampeonato BrasileiroResenha do Jogo

Alô Grêmio Imortal: Aqui é o Santos Sobrenatural

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras! 

Pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e Grêmio-RS se enfrentaram neste último domingo, às 16h00 (de Brasília), no estádio Urbano Caldeira na Vila Belmiro, confronto que terminou com uma vitória do Alvinegro Praiano, pelo placar de 2 a 1 de virada, com gols marcados pelos centroavantes Marcos Leonardo e Julio Furch.
Com essa vitória em casa, o Alvinegro Praiano conquistou três importantes pontos, chegando aos 21 

Vencer o Grêmio jogando na Vila Belmiro, não seria surpresa ou algo extraordinário, se levássemos em consideração apenas a grandeza e o peso da camisa do Santos Futebol Clube.
Porém as circunstancias que envolveram essa vitória, explicam o porquê do fato de que se o Grêmio é conhecido como “Imortal”, o Alvinegro mais famoso do mundo, tem que ser considerado “Sobrenatural

O mínimo que eu ouvi de colegas da Crônica Esportiva após a vitória Santista, foi: O Santos precisa ser estudado”! Definitivamente não é normal o que acontece por lá”.
Referência clássica a maneira como o Santos Futebol Clube, emerge, ressurge como uma Fênix, fênice (em grego clássico: ϕοῖνιξ), um pássaro da mitologia grega, que quando morria, entrava em auto combustão, e passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas.

Assim é o Santos! Quando todos o subjugam, quando as dificuldades são tão grandes que parecem intransponíveis, quando até mesmo sua própria torcida teme pelo pior, o Santos prova que como dizia o saudoso (Pde. Paulo Horneaux), “O Santos Futebol Clube é uma força viva, temperada no fragor de batalhas memoráveis” é mesmo uma “Força Viva”, e como um verdadeiro gigante adormecido, acorda e arrebenta com os críticos e especialistas de plantão!
“Desta vez foi contra o Grêmio que a Fênix ressurgiu, que o Gigante acordou”

Vindo de um primeiro turno desastroso neste Brasileirão 2023, uma campanha de apenas 18 pontos em 19 rodadas, ocupando a 17ª colocação dentre os 20 clubes da elite do futebol Brasileiro, a partida contra os gaúchos do Grêmio, a primeira abrindo o returno da competição, se apresentava sob muita expectativa!

 Após quase dois meses sem poder contar com a força de seu torcedor, devido a algumas punições impostas pelo STJD, dentre elas jogar com portões fechados, o domingo marcou o reencontro da torcida com o time do Santos!
Torcida que foi desde horas antes do início da partida, o 12º Jogador do Peixe!
A chegada do Ônibus trazendo os jogadores do Santos, desde a concentração no CT Rei Pelé, até o estádio Urbano Caldeira na Vila Belmiro, foi de arrepiar!
De dentro o ônibus, os jogadores do Alvinegro já sentiram que a vitória teria que vir do jeito, da maneira que fosse!

Quando o Santista abraça o seu time, coloca o Santos literalmente no colo e vem junto, que os adversários saiam da frente porque irão enfrentar um verdadeiro TSUNAMI! Uma verdadeira força da NATUREZA!

Com o apoio da torcida, o Santos iniciou o jogo pressionando o Grêmio, porém, devido ao elevado número de passes errados, o meio campo do Peixe não conseguia criar oportunidades claras de gol. Porém do outro lado, o Grêmio incorria nos mesmos problemas de excesso de passes errados, o que impedia o Tricolor de ameaçar a meta protegida pelo goleiro João Paulo.
Embora tenha jogado um primeiro tempo de certa forma tranquilo, sem ser muito fustigado pelo Grêmio, o Santos praticamente não levou perigo a meta gaúcha, finalizando a primeira etapa com um 0 a 0.

 Na volta para a segunda etapa, logo no comecinho dos 45 minutos finais, exatamente com um minuto do segundo tempo, a pressão exercida pelos gremistas em cima do Santos aumentou quando o meia Cristaldo aproveitou um lance confuso na área e chutou forte, com a bola desviando no zagueiro João Basso, tirando qualquer chance de defesa, entrando no gol do João Paulo.
O Grêmio quase marcou o segundo gol em outro lance logo em seguida, algo que não aconteceu devido a uma defesa espetacular do goleiro João Paulo, defendendo um balaço que foi o chute do atacante Ferreirinha.

 Nesse momento de ligeira instabilidade, três fatores foram decisivos para o desfecho que aconteceria mais à frente!
Primeiro: Ao contrário do que o torcedor do Santos estava temendo acontecer, mesmo com o placar adverso, jogando em casa e precisando desesperadamente da vitória, desta vez a equipe não se descontrolou emocionalmente, mostrando maturidade ao assimilar o golpe, sem se entregar como se a situação estivesse definida!
Segundo: As alterações realizadas pelo técnico Diego Aguirre, principalmente promovendo a entrada do jogador Soteldo, que com uma atuação destacada, mudou completamente o destino da partida!
Terceiro: Mais uma vez é preciso destacar a atitude do torcedor Santista, que após o gol sofrido, passou a incentivar e empurrar o Santos rumo a virada, mais ainda!

Com o apoio da torcida que literalmente inflamava o 11 Santista, o empate veio aos 17 minutos com um gol marcado por Marcos Leonardo após receber um passe de Soteldo, que acabara de entrar em campo.
O gol animou a equipe, que passou a controlar a posse de bola e pressionar o Grêmio.
O gol que decretou a virada no placar, a vitória Santista, veio aos 44 minutos do segundo tempo, em um lance quase sobrenatural, quando o centroavante Furch auxiliando a defesa, tirou uma bola cruzada na área do Santos, seu chute acabou pegando um tal efeito que a bola que parecia que sairia pela lateral do gramado, quicou e não saiu.

Vendo que a bola não saiu, o atacante Mendoza não desistiu do lance, correu para a bola enquanto os defensores do Grêmio pararam na jogada, e com um passe de três dedos, lançou o companheiro Soteldo que saiu na cara do gol e sem ser fominha, por sua vez tocou para Julio Furch marcar o gol da vitória.

 A Vila Belmiro explodiu em uma festa emocionante com a conquista da vitória.
Terminava assim, o Jejum de vitórias que tanto vinha machucando o torcedor Santista!
Que seja o inicio da virada do Santos, um clube definitivamente “Sobrenatural

Confira os gols do Santos

Acompanhe a Coletiva do Técnico Diego Aguirre

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)
(Crédito: Imagem: SantosTV/Divulgação/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *