Sem categoria

O que o torcedor pode esperar do Santos que passa a ser treinado por Diego Aguirre

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Com tantos treinadores que passaram pelo comando técnico do Santos nos últimos dois anos e meio, recorde de treinadores em apenas uma gestão, a pergunta que todo torcedor Santista faz, não é outra que não seja: “Como vai jogar esse Santos agora treinado pelo Diego Aguirre”? “Que cara terá o Santos de Diego Aguirre”?

É lógico que o torcedor mais lúcido, mais consciente, vai torcer para um bom desempenho da equipe agora na partida de Domingo, às 18h30, contra o Fortaleza, no Castelão, pela 19ª rodada, a última do primeiro turno.
Porém sabedor que não se pode esperar nenhuma mudança radical, nada visível, pois se trata de um novo treinador que vai para uma estreia tendo aplicado apenas quatro dias de treinamentos, isso sem mencionar os desfalques do goleiro João Paulo, o meia Lucas Lima e o atacante Mendoza, todos pelo terceiro cartão amarelo, o atacante Deivid Washington praticamente vendido para o Chelsea, da Inglaterra, além de Marcos Leonardo quem quer ser negociado, e não deve mais vestir a camisa do clube!

 Diego Aguirre está começando a conhecer o elenco! Acredito que o torcedor Santista já comece a ver o time começando a mostrar algo com a cara do novo treinador, lá para a ou rodada do returno do Brasileirão!
Porém baseado no histórico, na maneira como já acompanhamos em diversas oportunidades, como os times já dirigidos pelo Aguirre, se portam taticamente em campo, podemos fazer uma prévia, uma análise do que esperar, da maneira que o time provavelmente passe a jogar de agora em diante!

Analisando apenas o que já vimos do trabalho do treinador quando esteve à frente de times brasileiros, vamos lembrar que quando o Diego Aguirre dirigiu o Internacional, ele priorizava a organização defensiva e a intensidade em campo. Aguirre não foca apenas na posse de bola.
Seus times são conhecidos por terem uma defesa sólida e seus jogadores por se esforçarem bastante para obter resultados.

 O preparo físico dos times dirigidos pelo Uruguaio, é algo fundamental em seu esquema de jogo, pois seus jogadores costumam imprimir muita intensidade, para que possam ser agressivos mesmo sem a bola, aplicando a famosa “Marcação Alta”, exercendo pressão na saída de bola dos adversários, tentando induzi-los ao erro!
Aguirre aposta muito nos contra-ataques em velocidade, muitas vezes originados em roubadas de bola, por isso seus jogadores precisam pressionar o adversário quando não têm a bola. A ideia é encurralar os rivais com agressividade para desarmar já criando chances de gol. Especialmente, nos primeiros minutos de jogo.

 Os sistemas de jogo mais utilizados pelo treinador, costumam ser o 4-2-3-1, o 4-1-4-1 e o 4-4-2, com variações táticas que não exigem grandes mudanças durante as partidas. Esqueçam o tradicional e mais ofensivo 4-3-3, algo que o torcedor Santista só verá o treinador adotar, caso em alguma partida, o Santos precisar se expor de qualquer maneira!
Aguirre tem o 4-2-3-1 como formação preferencial, utilizada no Internacional, e repetida também no São Paulo e no Atlético-MG.

PITACOS DO BERTOLDI

Fazendo uma análise bastante consciente e criteriosa, sobre as características do atual elenco do Santos, acredito sinceramente que o elenco atual tem tudo para se encaixar no estilo de jogo de Aguirre, que conforme já mencionei, valoriza jogadores com força física para marcar e sair rápido em transição.

O técnico costuma armar seus times com um primeiro volante de maior proteção à defesa opção que deve recair sobre seu conterrâneo Fernandez e um segundo volante com mais liberdade para sair para o jogo, se aproximando mais dos atacantes, que dê intensidade, faça o jogo fluir, função que muito provavelmente deva ser executada pelo Dodi ou Jean Lucas.

 A função de meia central, meia armador, deve ser ocupada por Lucas Lima, com dois extremas de intensidade, Soteldo e Mendoza, e um centroavante fixo, que agora com as saídas de Deivid e Marcos Leonardo, possa ser o Argentino Julio Furch

(Crédito: Imagem: Raul Baretta/Santos FC)

Falamos das coisas do Santos, sempre com a parceria e o apoio dos nossos anunciantes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *