Chegou a hora de virar esse jogo

Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Ah o futebol!

Como explicar para alguém que declaradamente, afirma que não entende de futebol, não quer entender, e tem raiva de quem entende, o que é esse amor, esse sentimento que faz marmanjos barbados, chorarem como crianças, na alegria das vitórias e na tristeza das derrotas?
Como explicar para pessoas que amam seu clube do coração acima de tantas outras coisas, que alguém que pensa assim, possa presidir um clube de futebol, sem compreender o que é esse sentimento de um amor tão grande por uma instituição futebolística?
O que será que pensa uma pessoa, que não consegue assimilar o que é ser “Torcedor de Futebol”, ao ver milhões de pessoas no mundo inteiro, encherem estádios, (Arenas), ou mesmo ficarem em casa de frente a tela da TV, só para assistir nos domingos a tarde, 22 jogadores correndo atrás de uma bola?

O assunto requer algumas reflexões, mas a verdade é que o Presidente do Santos Futebol Clube, Senhor Andrés Rueda, precisa urgentemente rever seus conceitos e pensamentos a respeito do que é “Dirigir” um clube de futebol. Precisa ter a humildade para reconhecer que errou ao formar seu grupo que pode ser altamente capacitado no que for, mas de futebol me perdoem mas não entendem de nada!
A derrota vergonhosa que o Santos sofreu frente ao seu arquirrival Corinthians, sendo goleado por um elástico placar de 4 x 0, é somente o reflexo e consequência de uma administração cuja tomadas de decisões referentes ao futebol do clube, mostram-se equivocadas desde o início de sua gestão, e lá se vão 18 meses, nos quais o torcedor Santista já não aguenta mais tanta vergonha e humilhação!

A verdade é que em sua gestão presidente Rueda, marcas históricas e tabus construídos pelo Santos diante de seus adversários, foram quebrados!
Nesses 18 meses que se passaram, metade dos três anos de sua gestão, o torcedor santista viu seu time do Coração, time de um clube de tantas glórias, inúmeras conquistas nacionais e internacionais, uma camisa conhecida e respeitada mundo afora, virar motivo de chacota e gozação na boca de rivais, quando até aqui, sua desastrosa maneira de conduzir o futebol do clube, trocou o orgulho de nossas conquistas pela vergonha de eliminações precoces, dois anos seguidos terminando um Campeonato Estadual nas últimas posições e escapando de um vexatório rebaixamento, apenas na última partida do campeonato! Assim como também ocorreu no Campeonato Brasileiro, no qual nesse ano de 2022, estamos trilhando o mesmo caminho!

Essa Diretoria, tenta vender a falsa ideia de que se não entendem de futebol, o importante é estarem financeiramente colocando a casa em ordem! Será?
Será que pessoas que se vangloriam de entender de finanças, gastam o dinheiro que gastaram, para trazer jogadores de condições técnicas duvidosas e aceitam pagar salários fora da realidade, para gringos que jogam muito menos, do que os jogadores que o próprio clube tem de graça na base?
E o que é pior: Todos com contratos que os prendem ao clube, e o clube a eles, por no mínimo três anos! Isso é ser inteligente financeiramente?

Ah mas são jogadores indicados pelo treinador e avaliados pelo Departamento de Análises do clube!
Eu gostaria de perguntar para algum desses “Profissionais”, que parâmetros eles usam nessas avaliações, sendo que basta assistir alguns poucos jogos, tanto da Copa Libertadores como da Sul-americana, para constatar o péssimo nível e a gritante fragilidade dos clubes sul-americanos!
É sério mesmo que seus analistas, especializados em garimpar jogadores, acreditam mesmo que alguns atletas contratados junto a esse mercado Sul-americano, reúnem condições de vestir a camisa do Santos?

Por mais carências que o elenco do Santos tenha, eu credito sim na conta do treinador Fábian Bustos,  a responsabilidade por muitos dos resultados negativos que o Santos teve até aqui.
Primeiro porque com a anuência da Diretoria que não entende patavinas de futebol, montou um time com jogadores contratados por sua indicação, jogadores que não tem culpa de estarem no Santos, mas dificilmente acrescentarão alguma melhora na qualidade técnica do time!
Segundo:

  • Trata-se de um treinador que escala mal.
  • Substitui mal.
  • Não sabe fazer a leitura do jogo.
  • Não demonstra ter capacidade para realizar alterações que socorram o time em momentos difíceis de uma partida.
  • Suas alterações são sempre as mesmas.
  • Quando realiza alterações durante uma partida, troca três jogadores de uma vez só, erro absurdo em se tratando de um técnico profissional.
  • Não tem jogadas ensaiadas, não tem nenhuma variação tática.
  • Substitui jogadores, mas não sabe realizar mudanças de posição tirando um jogador de uma posição e testando em outra!
  • Fica à beira do gramado gritando e gesticulando, mas não orienta seus jogadores taticamente!

 Infelizmente o treinador podou a entrada da molecada, para se cercar de estrangeiros indicados e trazidos por ele!
 Ninguém vai me convencer que o Lucas BarbosaEd CarlosWeslley PatatiFernandinho, o zagueiro Jair, o lateral que deixaram ir embora Sandro PerpétuoMatheus NunesRwa seco, e etc.. são piores do que esse monte de gringo que trouxeram ganhando 5 vezes mais do que os nossos meninos!

E por fim, acho que suas duas últimas declarações dadas em coletivas pós jogo, a primeira delas dizendo que sabia quais jogadores tinham sido responsáveis pela derrota frente ao RedBull, e a segunda, quando perguntado após a derrota sofrida para o Corinthians que alterações ele teria feito, e ele (Bustos), disse que se pudesse teria trocado nove jogadores pois só o Goleiro João Paulo e o atacante Marcos Leonardo estavam jogando bola, podem ter decretado a perda do vestiário, pois tal declaração repercutiu muito mal junto ao elenco!
Posso estar equivocado, mas acho que esse treinador decretou o fim de sua era no Santos!
E se isso se confirmar, principalmente através de derrotas nos próximos jogos, veremos mais um treinador ser demitido pois certamente haverá pressão nesse sentido, e a Diretoria do Santos terá cometido com o técnico Fábian Bustos, o mesmo erro que há anos atrás, o Palmeiras cometeu com o treinador Gareca, quando a exemplo do Santos, na época também encheu o clube de gringos!
Gareca foi embora, e os gringos ficaram como “Herança” para o clube!

PITACOS DO BERTOLDI

Presidente Rueda, por quem tenho um enorme respeito, a verdade é que o senhor precisa o mais urgente possível, ter a inteligência para reconhecer que em não sendo do meio do futebol, precisa buscar trazer para trabalhar ao seu lado, pessoas com experiência no futebol, e principalmente pessoas que tenham a experiência na administração de um clube de futebol. Algo que por mais que o senhor possa ter sido extremamente bem-sucedido em sua carreira profissional, nenhuma experiência anterior lhe serve de nada, quando o assunto é administrar um clube!

É um erro que está custando caro, acreditar que dará certo administrar o Santos, como se estivesse dirigindo sua ex empresa, porque simplesmente no futebol tudo é diferente!
Metade dos três anos que totalizam a sua gestão, foram somatórias de erros atrás de erros!
Se não quiser realmente entrar para a História do Santos Futebol Clube, como o pior presidente que já dirigiu o clube, é melhor começar a acertar em suas escolhas e decisões!
O senhor ainda tem 18 meses a frente, para tentar apagar os desastrosos 18 meses que ficaram para trás!

(Crédito: Imagem: Ivan Storti/Divulgação/Santos FC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.